sexta-feira, 10 de junho de 2016

SOCIEDADE E CULTURA: Em Maribondo, no “coração da cultura”, um dos primeiros núcleos de ocupação do Vale do Japaratuba.

O povoado Marimbondo, distante 15 km da sede do município de Pirambu, está localizado próximo a margem esquerda do Rio Japaratuba, no meio de uma topografia íngreme, é referência em Sergipe por ser uma das mais antigas comunidade do Vale que recebe o nome do “rio de muitas voltas”.

Formada por camponeses-pescadores, com forte religiosidade popular, cujo padroeiro São João a inclui entre aquelas que celebram o Ciclo Junino, está na comunidade o já tradicional folguedo Festa das Caretas e o Reisado de Marimbondo que segundo testemunho de Antônio Sabal, fora fundado em 1806 por seus ancestrais, sendo o mais antigo da Capitania de Sergipe del Rei.

Na educação, a Escola Odete Pereira de Santana (nem sempre teve esse nome) é a responsável pela formação inicial de várias gerações que hoje povoam o mundo. Pela sua importância sócio-cultural, relevância econômica, estatura política (vários de seus filhos ocuparam cargos de destaque no Executivo e Legislativo) e por tantos outros predicados, é considerada “o coração da cultura” em Pirambu.
___________
por Claudomir Tavares da Silva (47), licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe, professor de Sociedade & Cultura da rede municipal de Pirambu e de História da rede estadual em Propriá

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS