sábado, 18 de junho de 2016

MARIMBONDO: Escola Municipal Odete Pereira de Santana pede socorro

Abandono expõe professores, funcionários e estudantes a insegurança.

A Escola Municipal Odete Pereira de Santana (fotos), localizada no povoado Marimbondo,  distante 15 km da sede do município de Pirambu, é um patrimônio educacional da mais alta relevância e importância cultural.

Símbolo da arquitetura dos anos 70 do século XX, seu nome é uma homenagem a saudosa professora que nasceu, residiu e proporcionou lições a diversas gerações naquela comunidade.

Ao longo das últimas décadas passou por reformas e ampliações para atender as transformações e necessidades dos que lá trabalham, fazem uso ou são parte dela.

Em 2013 a administração municipal alegava estar com os cofres públicos abarrotados de recursos, mas faltava dotação orçamentária, pois por birra política a Câmara de Vereadores presidida pelo então aliado e extensão do ex-prefeito José Nilton (2009/2012), o vereador Juarez de Deus (ambos do PMDB) havia concedido no apagar das luzes de 2012 apenas 10% de capacidade de remanejamento de receitas ao novo gestor que fora empossado para o período 2013-2016, o que "generosamente" foi ampliado depois de muita "pressão" do prefeito Elio Martins  (PSC) para 80% - numa operação cheia de dúvidas ainda hoje não esclarecidas.

Esperava-se que o gestor não estivesse blefando e  promoveria a partir de 2014 as transformações e realizações anunciadas em sua campanha eleitoral, mas o que se viu nestes três anos e meio foi a cidade e povoados crescerem como "rabo-de-cavalo" e a comunidade do Maribondo amargou a ausência de serviços e desasiatencia da administração municipal.

É nesse particular, a Escola Odete Pereira de Santana tem sido um exemplo sintomático do abandono e descaso, expondo estudantes, professores e funcionários a insegurança.

Mesmo residindo parcialmente no povoado e sendo a secretaria adjunta da Educação, a professora Vânia Almeida, pré-candidato a vereadora em 2016, não se sensibilizou diante do clamor daquela comunidade e o reflexo é a situação que se depara a estratégica unidade educacional, que ainda reside em função do compromisso dos profissionais que a carregam literalmente nas costas.

Quando se imaginava que já havíamos visto de tudo quanto é pior, o mandato de Elio Martins - que não disputará a reeleição em função de sua inelegibilidade - está entrando para a história política de Pirambu como o menos producente ao longo de 53 anos de emancipação e 51 de vida política.
__________
por Claudomir Tavares (47), ex-professor de História na EM Odete Pereira de Santana

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS