domingo, 26 de junho de 2016

FIQUE DE OLHO: Ugia de Dona Lousinha a Tonho Gramde, o folguedo do Ciclo Junino

Aí que saudade me dá, ...
por Claudomir Tavares |
claudomir21@gmail.com.

Estimulados pela publicação em maio de 2007 no portal Tribuna da Praia do artigo "A morte anunciada dos festejos juninos em Pirambu", de nossa autoria, estudantes e professores do Colégio Estadual José Amaral Lemos levaram as ruas da cidade a UGIA DE PIRAMBU - folguedo do Ciclo Junino, como resultado do Projeto "São João na Minha Escola".

A UGIA se apresentava em Pirambu desde a metade do século XX e tem em Dona Lousinha sua pioneira e expoente. Retomou as ruas em 1988, 1992 e daí em diante em períodos esporádicos não contínuos, graças ao empenho do Mestre Tonho Grande e seus contemporâneos, discípulos de Lousinha e aqueles que hoje o tem como sequênciador da obra de valor incalculável.

Nesse Ciclo Junino, vamos de Vivas a São João, a Dona Lousinha, a Tonho Grande e suas proles culturais.

■ 4 ANOS DO GEPEPP: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial de Pirambu

Lançado em 18 de maio de 2012 durante Plenária realizada no auditório da Colônia de Pescadores, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial de Pirambu completou em 2016 quatro anos de existência. O GEPEPP foi presidido por Cimthyane Vicente (2012/2013), por Valquiria Clariz (2013/2014) e por Jussuêr Prado (2014...).

■ HÁ 3 ANOS: Fórum do Poder Popular em Pirambu


Pensado em janeiro,  ampliado em março e lançado em 14 de junho de 2013, o _Fórum Poder Popular_ foi a primeira experiência do renego no interior de Sergipe. Depois de três anos, mantém-se organizado e consolida o núcleo de forças que o integram.

■ SINDSEPP: Sindicato dos Servidores Públicos de Pirambu

HA 8 anos, em 16 de junho de 2008, nascia o Sindicato Único dos Servidores Públicos de Pirambu. Reorganizado em abril e registrado em outubro de 2012, completou 8 anos, devendo iniciar uma nova fase em sua existência - demandas não são poucas e a agenda de lutas é montanhosa.

■ ATALAINHA: Ha 6 anos, a primeira TV do interior de Sergipe na internet

Lançada em 21 de junho e no ar desde 26 de junho de 2010, a Atalainha completa 6 snos sendo a primeira TV do interior de Sergipe na internet. Ao lado da Tribuna da Praia e da Rádio Serigy,  integra a RPCA - Rede Popular de Comunicação Alternativa.

■ Mensagem do dia

"A gente não quer só comida,  a gente quer cultura, diversão e arte". (Titãs).
__________
*
Claudomir Tavares  (47) é professor de História, Sociedade e Cultura da rede estadual em Propriá e municipal em Pirambu. Membro da SOS Rio Japaratuba, do GEPEPP, do Forum Poder Popular, do CCP, do CEMARX, da APLCAD e Diretor-Fundador da Tribuna da Praia.

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS