quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Integrantes da chapa de oposição as eleições da colônia de pescadores Z-5, afirmam que Presidente Dimas teria se negado a prestar informações sobre eleição

eleições acontecerão no próximo dia 17 de setembro e terão 03 sessões eleitorais entre sede e povoados.


Revoltadas com a atitude de Dimas Porto Pires, presidente da Colônia de Pescadores da cidade de Pirambu, os componentes da chapa eleitoral de oposição procuraram a reportagem do Jornal Tribuna da Praia para reclamar que Dimas havia se negado a prestar esclarecimentos sobre a atual quantidade de filiados da colônia, bem como, a relação dos votantes, e quais eram os membros da comissão eleitoral. O episódio aconteceu no último dia 12.

Derilza Ferreira
Para a presidenta da chapa de oposição, Derilza Ferreira “as informações solicitadas são fundamentais para que se haja transparência na eleição”. Conclui. Derilza Ferreira é filiada a colônia de pescadores de Pirambu-Z-5 há mais de 15 anos e conta que, em outras épocas a colônia chegou a oferecer aos pescadores assistência social, acompanhamento de dentista, computadores e enfermeiros, no entanto, os últimos administradores não oferecem nenhum tipo de transparência, e ainda abusam dos direitos dos associados.

A recém-formada em Engenharia Florestal, Sheila Feitosa, filiada a entidade desde 2009, também esteve presente no momento em que Dimas teria se negada a prestar informações. Ela conta que teve acesso ao estatuto da Colônia, e identificou algumas irregularidades em relação a cobrança do tributo sindical.

De acordo com Sheila Feitosa, Dimas está cobrando uma taxa abusiva e ante estatutal. “O estatuto firma um percentual de até 02% do salário vigente. Esse valor resulta numa taxa entorno de 18 R$ no entanto, o Presidente Dimas “arredondou” para 20 R$, o que ultrapassa o estabelecido, e comete uma grave infração ao estatuto da casa, sem falar que é mais uma imoralidade contra a sofrida categoria do pescador, que passa dias em alto mar em busca do sustento da família, e ainda não recebe nenhum tipo de benefício da Colônia, que se privou apenas em cadastrar seguro defeso do Governo Federal”. Afirma.

 O jornal Tribuna da Praia entrou em contato com o presidente da Colônia, Dimas Porto Pires, e o mesmo negou as declarações prestadas acima. De acordo com Dimas, todas as informações estão presentes no edital de convocação. E que a lista dos votantes sairá no próximo dia 31 de agosto, que segundo ele, não tem mais de 100 votantes. Dimas afirmou ainda que é ilegal ter o acesso a lista dos inadimplentes junto a tesouraria da Colônia, e criticou a atitude da chapa de oposição por requerer tais informações. 
Dimas, o 3º ao meio

Dimas, contou que procurou o Fórum do município para tomar providencias sobre tais atitudes, juntamente com a Comissão Eleitoral, que tem como presidente Josué de Morais.  Dimas respondeu em entrevista, que a eleição contará com 02 mesários que serão escolhidos por Josué Morais no dia da  eleição.

 Os membros da chapa de oposição negaram que teria feito o pedido dos nomes dos inadimplentes, e Sheila Feitoza afirma que o mais indignante,é que o presidente Dimas se negou a receber o Oficio de solicitação.

A chapa de oposição se reuniu  na última terça-feira (15) no salão paroquial para discutir propostas de benefícios aos pescadores e marisqueiras para traçar um estudo de apoio e  recuperação da pesca.

Estiveram presentes membros do Observatório Social dos Royalties da Universidade Federal de Sergipe (UFS), líderes comunitários da sede municipal e povoados, e a jornalista e pesquisadora sobre a história da pesca em Pirambu, Laíse Leticia, moradora do povoado Lagoa Redonda.
___

Jéssica Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS