quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Dado a 1ª largada para a criação do Plano Municipal de Cultura de Pirambu


As discussões aconteceram no último dia 30, na Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio  do secretário Thiagony Hellen Vieira, que iniciou o primeiro ciclo de debates.


Reunião para discutir o PMC
 Com o tema: Plano Municipal de Cultura- "A Construção de forma democrática", foi dado o 1º passo para a criação do Plano Municipal de Cultura da cidade de Pirambu (PMC) e Criação do Conselho Municipal de Politica Cultural.

 O Plano de Cultura é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o poder público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem uma única gestão de governo. O Plano  estabelece metas e estratégias , define prazos, e recursos necessários á sua implementação.
De acordo com o secretário , "o Plano também é um instrumento onde a sociedade pode cobrar e fiscalizar sua execução e pode vir a se tornar Lei, se aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, mas, no momento estamos  em fase de discussão". Conclui. 

 Pirambu realizou sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Setembro de 2014, e esteve presente nas 03 Conferencias Nacionais de cultura, que é o principal espaço de participação da sociedade na construção de politicas publicas.

Thiagony relatou que a Secretaria Municipal de Cultura realizou o mapeamento de todos os  grupos culturais, bem como de artesãos existentes no município para estudar as dificuldades enfrentadas por esses agentes, afim de resgatar  a identidade pirambuense.

 Estiveram presentes Mestres do folclore como Jáci Rosa dos Santos, do grupo Lariô da Tartaruga, Maria Nazilde,  do grupo Ilariô de Pirambu, Diego Vieira, do Grupo Irmãos de Rua, o Jornal Tribuna da Praia, a artesã Andressa Santos, e a quadrilheira Joseane Alves. 

A discussão se baseia numa avaliação de como estamos? Qual a situação da nossa Cultura? Onde queremos Chegar? O que se deseja mudar na cultura do nosso município?  Em breve , a data da nova reunião será divulgada pelo secretário Thiagony Hellen.

__________
Jéssica Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS