quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Descaso e esquecimento no Conjunto Reinaldo Moura

Falta de saneamento básico e violência têm sido o Cartão Postal de uma comunidade esquecida pelos gestores municipais da cidade de Pirambu. 


Muitos anos passaram-se e nenhum prefeito preocupou-se em mudar a realidade dos seus habitantes, que emergem em condições precárias e enfrentam há mais de uma década descasos e perigos. Falta água e saneamento básico na localidade. Muitos moradores da cidade de Pirambu ainda convive com a situação de extrema pobreza e baixa qualidade de vida. 

E o caso de Adailson Silva, morador há 11 anos do Conjunto Reinaldo Moura.Vivendo em condições desumanas, os moradores se viram como podem em meio ao descaso e abandono. Muitos até foram embora e desfizeram-se da casa que conseguiram invadir. 
O Conjunto, que foi construído em 2004, não chegou a ser entregue, mas, hoje os moradores já são considerados os proprietários do local. 

 A promessa de construção de novos conjuntos habitacionais tem sido o carro-chefe das propostas utilizadas por vários aventureiros que se candidatam a prefeito no município. No ano passado o atual prefeito prometeu construir novos conjuntos habitacionais, em 2012, o ex-prefeito Zé Nilton também prometeu construir mais 1.000 casas, porém, não fez uma se quer. 

A situação de calamidade pública só aumenta com a falta de Assistência Social e desemprego. A juventude é a mais atingida, e são visivelmente atraídas pelo tráfico que é constante na região.  A recém moradora Taislaine Farias (25) conta que o conjunto já foi mais violento, mas, devido a ação de segurança pública realizada pela Força Nacional no início desse ano, tem diminuído o número de violência no local.

 Mas, não foi sempre assim. Durante os últimos 02 anos, pelo menos 03 jovens foram assassinados sob influência do uso e vendas de drogas na comunidade, outros tantos deram entrada nesse caminho sem volta. Recentemente foi construída uma quadra esportiva na região do Reinaldo Moura, mas, há dias que a obra se encontra parada, e as crianças, ansiosas com a demora, arrebentaram as grades que cercam a quadra para inaugura-la.

 A área onde Adailson Silva e seus vizinhos moram não tem pavimentação, nem água encanada. Ele conta que durante o primeiro mandato do prefeito Élio Martins (PSC), foi prometido que iria colocar água e energia elétrica nas residências, mas, até o momento somente a proposta da eletricidade foi cumprida.

Ainda segundo Adailson, a ação só foi atendida graças as várias mobilizações, e queimas de pneus na rodovia SE-100 reivindicando a chegada de luz elétrica. Até hoje os moradores aguardam uma resposta do poder público municipal para sanar outros problemas na comunidade.


  ______

Jessica Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS