quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Votações e tensões no 2º semestre da câmara de vereadores de Pirambu


O clima do segundo semestre de 2017 na câmara de vereadores de Pirambu já iniciou sob tensão e bate boca, na ultima sessão plenária do dia 02 de agosto, Clébio Gomes (PMDB) disse que sentiu-se solitário com as ausências dos vereadores Weverton Xavier (REDE) e Badinho (PROS), na 1ª sessão do dia 01 de agosto, pois, conforme Clebio, a bancada do prefeito não aderiram a proposta de mudança na Lei 134/2016, que criou a  Contribuição de Iluminação Publica-CIP.

Segundo o vereador, "a taxa deixa de ser fixa, que era cobrada  R$8,32, e  passa a ser variável conforme o consumo, o que gera um aumento de mais do dobro do que costumávamos a pagar".  Clébio falou que se possivel, denunciarei a Lei abusiva no Ministério Publico". 

 Clébio ainda fez várias criticas a segurança publica do município que se encontra com a secretaria ainda fechada, mas que com certeza, segundo o vereador, o secretário já recebe o honorário. Falou da inexistência de um segurança na câmara de vereadores, e da falta de iluminação publica na via do povoado Marimbondo, da falta de Saneamento básico e ruas alagadas na cidade.

Clébio Gomes (PMDB
O vereador Ivan Biriba Dórea (PR)  Presidente da Casa, respondeu as criticas feitas pelo vereador Clébio Gomes (PMDB), as quais deram a entender, segundo Ivan Biriba, que os vereadores da bancada do prefeito não fiscalizam as obras da administração.


O Vereador Ivan Biriba falou que "todos os vereadores têm cumprido seus trabalhos, têm feito vistorias em obras, têm visitado povoados, mas o prolema é que a oposição em Pirambu não enxerga os pontos positivos da gestão do prefeito  Élio Martins. "Todos nós temos falhas, não vamos nos enganar, mas não devemos esquecer que muitas coisas tem dado certo com o prefeito Elinho, exemplo é a secretária de saúde". Afirmou Ivan.

Ivan disse ainda que convidou todos os vereadores a ir denunciar a DESO pelo despejo de água na rua Antonio Torres, e pela falta de abastecimento em bairros do povoado Aguilhadas. Segundo o vereador ainda essa semana fará uma nova comissão mais ampliada para enviar um novo relatório ao Ministério Publico sobre as providencias tomadas pela Companhia  de Saneamento Básico.

Em entrevista concedida a reportagem do Jornal Tribuna da Praia, o vereador Ivan Biriba  falou que a votação sobre o projeto de Lei 07/2017 referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico- PMSB já se encontra na câmara de vereadores desde o dia 19 de Junho de 2017, e seria aprovado nesta ultima quarta-feira, 02 de agosto, porém foi rejeitada duramente pelo vereador da oposição Clébio Gomes. Por isso, a votação ficou adiada na sessão plenária da   câmara para  a próxima terça feira, 08 de agosto. Estiveram ausentes a vereadora Gilvânia Rocha (PSC) e Badinho (PROS).
Ivan Biriba (PR)

De acordo com Clébio, a rejeição se deu pela prioridade do Plano Diretor, que é o projeto que teve  andamento no primeiro mandato do prefeito Élio Martins que conveniou com a empresa ECA Ambiental, Consultores Associados. No entanto, o plano continua adormecido.

O Plano Diretor, até o momento não passou da sua primeira fase, ou seja, apenas foi feito visitas nos povoados, elegendo um representante, de cada local. A empresa ECA Ambiental ficou de retornar com um relatório de amostragem sobre os problemas identificados pela a comunidade, mas até o momento não mostrou os resultados.

 Clébio Gomes destacou que  a Lei de Saneamento Básico não dará conta das problemáticas enfrentadas pelo município, e citou como exemplo, o loteamento "Praia do Sol", embargado desde 2005 pelo Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA, que proibiu a continuidade das obras de construção naquela  localidade. Com isso, Clébio afirma que,  a bancada de oposição vai se reunir e buscar apoio para o resgate do Plano Diretor que resolverá o macro-problema entorno da infraestrutura e saneamento do município de forma integrada. Conclui.





Veja o aditivo firmado entre a Prefeitura Municipal de Pirambu e a empresa ECA Ambiental referente ao Plano Diretor do município em 2016:

________
Jéssica Feitoza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS