domingo, 6 de agosto de 2017

FIQUE DE OLHO: Em decisão polêmica, escola proíbe acesso de estudantes sem tênis e calça jeans azul

A proibição semana passada de acesso às aulas por estudantes (pelo não uso do tênis ou calça jeans azul) da EM Mário Trindade Cruz, em Pirambu, gerou revolta. Espera-se a revogação de tal medida por não ter amparo legal (CF, LDD, ECA, etc.) nem social. (vide indicadores).
 Ainda se fossem itens doados pelo poder público municipal (que dispõe de recursos suficientes para fazê-lo, se fosse essa a prioridade), seria razoável, mas os alunos daquela instituição são comprovadamente carentes e seus pais não dispõem de tais condições para adquirir os calçados (e calças), mesmo os mais baratinhos.
■ Um canal de expressão
Desde a última terça-feira, 01, a coluna recebeu várias reclamações tanto de estudantes quanto de pais de alunos e perante eles assumimos o compromisso de intervir no sentido de que o diálogo seja restabelecido e que a escola repense e corrija este, vamos dizer assim, ato falho.
■ Apagando incêndio
O caminho pensado por parte deles era acionar o Conselho Tutelar dos Diretos das
Crianças e dos Adolescentes, o Conselho Municipal de Educação e até o Ministério Público, o que há de convir é um direito inalienável, mas diante de nossa sugestão (após consulta que fizemos) pedimos que aguardassem e nesse tempo a escola comprometeu-se em nos ouvir, evitando assim que o impasse se alargasse.
■ Elo escola e comunidade
De nossa parte não vamos apagar incêndio com gasolina e nos colocamos à disposição para fazer avançar a relação biunívoca que deve existir entre escola e comunidade, preservando a instituição e o princípio do direito de todos os atores sociais ali presentes ou representados.
■ Estado Mínimo
Governo Temer pretende fechar as portas das universidades federais
brasileiras. Com o corte de 50% do orçamento, recursos acabam em setembro e atividades de ensino, pesquisa e extensão estão comprometidas podendo ser
interrompidas.
■ Fernando Aguiar em Propriá
O professor Dr. Fernando Aguiar fará palestra em 24 de agosto no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa. Na ordem do dia combate ao racismo e todas as formas de preconceitos. Atividade faz parte de disciplina eletiva sob responsabilidade dos professores das Linguagens, Ciências
Humanas e Naturais
■ Academia de Letras
Fundada em 28 de julho e lançada em 20 de novembro de 2015, a Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos completou dois anos de existência.
■ Universidade em Propriá
Está em curso uma articulação técnica-científica-política que envolve a APLCAD e a Prefeitura de Propriá para trazer um Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para Propriá. A ação poderá encontrar hiatos pela política de desmonte das universidades brasileiras promovidas pelo Governo Temer.
■ A escola e o Cordel
Está sendo elaborada a proposta de realização de uma Oficina e Palestra intitulada "a escola e o cordel", que será realizada na cidade de Propriá. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Cultura de Propriá.
■ 26° Congresso da USES
A cidade de Nossa Senhora das Dores sediou neste sábado, 05, o 26° Congresso da União Sergipana deos Estudantes Secundaristas - USES.
__________
* Claudomir Tavares (49) é professor concursado da rede pública municipal em Pirambu e estadual em Propriá - escreve aos domingos na Tribuna da Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS