sábado, 23 de junho de 2018

Os últimos ‘segundos’ do jogo como determinante da vitória


Por Leticia Kirchnner*


Nos últimos segundos do acréscimo, a seleção Brasileira conseguiu fazer seu segundo gol, vencendo assim a seleção da Costa Rica por 2X0. Os gols salvadores da pátria, digo da seleção, vieram de Philippe Coutinho (que também fez o primeiro gol de estréia da seleção, contra Suíça), e Neymar. A seleção, claro, enfrentou a constante defesa do goleiro Costariquenho Keylor Navas, que como ‘cão de guarda’, evitou todas as chances de entrada da bola na trave.

Fazendo uma analogia do jogo da seleção canarinho com a nossa vida, podemos destacar alguns detalhes norteadores que fazem a diferença, e nos mostram que assim como para um importante jogo, devemos também aprender como gerenciar as várias constates da vida. Seguem-se 8 tópicos.

1 – Nossa vida é um jogo. Estamos sempre encarando novos, ou velhos desafios que exigem muito de nossa habilidade, criatividade, técnica e ação.

2 – Para ganhar é preciso jogar. E, para jogar é preciso disciplina, treino e credibilidade em si próprio. Não crie expectativas, mas tenha sempre esperanças.

3 – Como no jogo, onde todos estão em equipe, alguns aspectos devem ser trabalhados, a exemplo da parceria, treino árduo, garra e determinação. Do mesmo modo, devemos agir no convívio diário. Seja ele no âmbito familiar, social ou íntimo.

4 – Neymar perdeu várias oportunidades de gols. Seu ato foi tão vergonhoso para ele e para os jogadores, que ele esconde o rosto na camisa. A ação serviu para mostrar que erramos, mas precisamos ter consciência de nossos atos. Contudo, não devemos nos anular por isso. Sempre haverá novas oportunidades de acerto, e nessas a gente faz o gol.

5 – Tenha uma atitude diferente diante dos problemas e não deixe a soberba superar sua capacidade. A seleção brasileira é bem vista ao redor do mundo como uma das melhores. Porém, na última década, tem deixado muito a desejar. Mas do que ser bom, é preciso manter-se bom. Não se acomode.

6 – Temos inimigos reais, e eles precisam ser vencidos. Nesse jogo iremos encontrar oposição de muitos, porém nosso maior inimigo seremos nós mesmos, se colocarmos as limitações como desculpas, e incapacidade de continuar. Conheça seus desafios. Estude-os. Estabeleça criatégias para o confronto. Vá sem medo de errar.

7 – Tanto na vida como no jogo, haverá a competição, cabe a você decidir vencer ou não. Entrar no jogo, declarando apenas a competição, não te faz um vencedor. Os que vencem faz do jogo sua escolha para se tornar um vencedor.

 8 - Não se intimide. Independente do que aconteça você 'jamais' deve entregar o jogo antes do fim. É possível vencer aos 45 do 2 tempo.

_______
*Colaboradora do Tribuna da Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS