emvertising é um neologismo que ganhou destaque em 2014, surgido da junção das palavras feminism (do inglês, feminismo) e advertising (do inglês, publicidade). Neste mesmo ano, este termo se popularizou devido à abordagem da importância da compreensão das marcas em atingir o público feminino de forma adequada.
O significado da palavra Femvertising, segundo a She Knows, é a vertente da publicidade que busca o empoderamento feminino através dos anúncios, desconstruindo antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino e os posicionamentos diante das questões culturais.
Uma pesquisa, também realizada pela SheKnows, revelou que 71% das entrevistadas acreditam que as marcas devem se responsabilizar pela mensagem que passam às jovens consumidoras, 94% das mulheres acreditam que ser retratada com um sex-symbol na publicidade é prejudicial, 52% já compraram um produto pela maneira que o anúncio se dirigia às mulheres e 45% admitiram já ter compartilhado uma peça publicitária por achar que ele empodera as mulheres, 75% preferem anúncios que mostram mulheres “reais”.
Atualmente notamos uma crescente preocupação das empresas em entender o público feminino e transpassar isso em suas campanhas publicitárias, compreendendo que o discurso de empatia e empoderamento vão além de apenas vender produtos, eles fazem com que a simpatia pela marca aumente e esteja sempre no pensamento das mulheres.
O empoderamento e a representatividade têm sido constantes não somente nas campanhas publicitárias, mas como um coletivo que vem crescendo ao redor do mundo, a Fale com Elas é um exemplo disso. E,com a disseminação da informação na era da internet, ficamos mais capazes de absorver conhecimento, e automaticamente a não nos conformarmos mais com qualquer coisa que nos seja passada.
“não se nasce mulher, torna-se mulher”
Simone Beauvoir
Leia o texto completo em: Fale com ELAS
Femvertising
https://medium.com/fale-com-elas-e-sobre-elas/femvertising-o-feminismo-na-publicidade-81583f4c0ddf
Nenhum comentário:
Postar um comentário