domingo, 1 de maio de 2016

CARTA ABERTA: Do professor Adriano Ribeiro ao deputado Ricardo Nezinho

Quero em âmbito pessoal, repudiar veementemente, como cidadão e trabalhador da educação, o "Projeto Escola Livre" de sua autoria. Seu projeto é essencialmente desnecessário e fora do contexto democrático contemporâneo, fere em toda sua circunstância a própria liberdade que preexiste na sala de aula, além de não representar qualquer tipo de benefício didático-pedagógico as minhas aulas.
Sim, sou professor da disciplina História da rede estadual, e por razões óbvias e não partidárias nada do que exista nesse projeto vai alterar a forma como planejo e ministro minhas aulas. A neutralidade só serve a um tipo de educação, a subserviente e acovardada, disso já temos o suficiente na Assembleia Legislativa.

A sala de aula não é minha, a sala de aula é do aluno/a, e no que cabe a excelência pedagógica jamais permitirei que projetos dessa natureza influenciem a maneira como se deve conduzir uma aula. Peço, que antes de pensar sobre a educação visite uma escola, procure saber como elas estão, veja de perto, e não apenas em campanha.

O senhor como deputado nessa democracia (fictícia e periférica que é a de Alagoas), não possui as prerrogativas legais para tomar atitudes sem antes conhecer a dinâmica de uma escola. Não queira usar seu cargo para "aparecer" na mídia local e nacional com ideias absurdas e sem efeito lógico. Sei que não será o senhor que vai ler essa mensagem, mas sei que estou fazendo a minha parte, me indignando como profissional, e carregando comigo esse sentimento justamente para onde esse projeto não terá espaço.

Me entristece saber que gente como você representa uma sociedade tão carente de conhecimento como a nossa, me desagrada saber que Alagoas possui deputados iletrados quando se trata de querer fazer alguma coisa pela educação. Mas, de qualquer forma se quiser fazer realmente alguma coisa, primeiro escute professores/as, alunos/as, pais de alunos, as pessoas que formam o pessoal de apoio, enfim, não seja um incapaz, aprenda a escutar a comunidade estudantil e reconhecer aquilo que não temos, como formação continuada (mestrado e doutorado), salas de aula temáticas, laboratórios, quadras esportivas, concurso para pessoal de apoio, amparo fora da sala para os alunos/as com dificuldades e limitações de aprendizagem, escolas ambientadas com climatizadores para dar qualidade de aula a professores/as e alunos/as, transporte digno e pontual, fomento a práticas esportivas, e a formação de cursos profissionalizantes atuais e tradicionais, etc.

Enfim, reitero que antes de escrever qualquer bobagem sobre a educação, procure vivenciar o cotidiano que passamos nas escolas, assim quem sabe o voto dado por muitos deles e pelos seus pais possam de fato valer a pena.
__________
* Adriano Ribeiro, professor de História da rede estadual em Porto Real do Colégio/AL

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS