domingo, 8 de maio de 2016

FIQUE DE OLHO: PL 257/2016, um golpe na jugular dos trabalhadores brasileiros.

Em plena crise política, acuada pela oposição de direita, a opção de Dilma é, mais uma vez, atacar a classe trabalhadora
* por Claudomir Tavares

O texto se abertura da Coluna FIQUE DE OLHO dessa semana será resultado de um documento público da Corrente Sindical UNIDADE CLASSISTA, cujo título "a conta da crise nas costas dos servidores e dos usuários do serviço publico" resume o ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff  (PT), que mesmo agonizando na UTI política não poupa os trabalhadores de sua opção pelas elites, de "subserviente ao grande empresariado":

O Projeto de Lei Complementar 257 (PLC 257/2016), enviado, em regime de urgência, pelo governo Dilma à Câmara dos Deputados, é mais um passo do chamado “ajuste fiscal”, que se caracteriza por um conjunto de medidas visando à reversão da crise econômica através de cortes nos direitos dos trabalhadores, redução dos investimentos nos serviços públicos, aumento das terceirizações e privatizações.

Essa receita não é nova, vem sendo aplicada em vários países mergulhados na crise capitalista. Sua adoção vem gerando forte reação popular, traduzida nas grandes manifestações e greves que têm ocorrido nos países membros da União Europeia, especialmente agora, na França, paralisada pela greve geral. Onde o ajuste já foi aplicado, as consequências se revelaram nefastas, havendo uma forte redução do nível de vida dessas populações.

O PLC 257/2016 tem como fachada a questão da dívida dos estados e municípios com a União, mas, na verdade, mira os direitos dos servidores e os investimentos no serviço público, objetivando preservar o pagamento da dívida pública ao sistema financeiro. Sua aprovação resultará, entre outros prejuízos, na suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários dos servidores, aumento da contribuição previdenciária dos funcionários públicos (ativos e aposentados), além de cortes nos gastos sociais.

O governo Dilma, assim, explicita o seu caráter subserviente ao grande empresariado, ao mesmo tempo em que vetou a auditoria da dívida pública, envia esse projeto para garantir a sangria dos recursos públicos em direção ao mercado financeiro. Em plena crise política, acuada pela oposição de direita, a opção é, mais uma vez, atacar a classe trabalhadora.

Em função do caráter de urgência do projeto implicar na realização de apenas cinco seções para sua discussão, ele deverá ser votado na Câmara  (...) e depois encaminhado ao Senado, que terá um prazo de 45 dias para deliberar. Nesse quadro, cabe ao movimento sindical e aos movimentos populares, intensificar as ações de mobilização, realizando assembleias e ações de esclarecimento, para unificar e fortalecer a luta pela derrubada desse projeto, porque, muito além de prejudicar apenas o funcionalismo, vai afetar a grande maioria da população que é usuária dos serviços públicos.

■ PT define se terá candidatura em Propriá.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Propriá começa a ser procurado por diversos pré-candidatos ao cargo de prefeito da Princesinha do Baixo São Francisco para uma possível composição em vistas ao pleito eleitoral de 2016. Durante todo o mês de maio o Diretório Municipal do partido estará conversando com os pré-candidatos e no final do mês, após aprovação da Plenária, a Executiva publicará uma resolução definindo e informando à população propriaense qual caminho seguirá nas eleições deste ano. Existe a possibilidade real do partido lançar candidatura própria a prefeito ou participar como vicê na chapa majoritária de algum partido que possua a mesma sintonia político-ideológica.

■ Tribuna da Praia recebeu mais de 100 mil visitas em 2016.

Primeiro jornal do interior de Sergipe na internet, a Tribuna da Praia recebeu em 2016  exatos 107.721 visitas de 26 612 IPs (pontos de acessos - PC's, notebook's, celulares e tablets). Prova inequívoca da credibilidade de um veiculo de informação que desde 23 de agosto de 1983 (na internet desde 24 de abril de 2004) tem sido uma trincheira em defesa da liberdade de expressão.

■ PONTO NET - Os caminhos de acesso...

O tribunadapraia.net  já está criado, mas em função de problemas financeiros (nosso site é mantido com recursos próprios), não colocamos no ar a nova plataforma. Enquanto isso continuem acessando viatribunadapraia.com.br que lhes redirecionaremos ao Blogtribunadapraia.blogspot.com.br

■ 2° PIRAMBU Rock Festival 2017.

No ano em que marcará os 10 anos da realização da primeira edição (2007) e 100 anos da Revolução Russa (1917), a Tribuna da Praia está finalmente decidida a realizar o 2° Pirambu Rock Festival, tendo como tema "rock, resistência e revolução". Sem data para acontecer, algumas sugestões estão sendo lançadas: abril  (aniversário do portal - lançado em 2004), agosto  (aniversário do jornal - fundado em 1983) ou outubro  (aniversario da revolução bolchevique). Teremos entre 11 meses a um ano e cinco meses para buscar parcerias e realizar um festival que vai além da música, envolvendo questões históricas, políticas e culturais. Visitem nossa página no Facebook - https://m.facebook.com/II-Pirambu-Rock-Festival-1634402163490629/

■ Quadro indefinido em Propriá

Nunca antes na história de Propriá, o quadro sucessório esteve tão indefinido. Nem nas hostes da situação, quanto na oposição, se tem um quadro definido, apesar que tudo está se inclinando para o desaguar nos nomes da vice-prefeita Ninha de Feira (candidata do prefeito Zé Américo) e do ex-vereador Paulinho Campos (candidato do ex-prefeito Renato Brandão). Mas não será uma eleição disputada por apenas dois nomes, ainda que ao final deveremos ter a velha e malfadada polarização. Como diz a velha máxima, com esta política do ruim e do menos pior, Propriá cresce como rabo-de-cavalo.

■ Empréstimos suspeitos em ano eleitoral

Depois da aprovação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Japaratuba, realizada na última terça-feira, 03, de autorização para contrair empréstimos junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 1,5 milhão, que seria abatido nos repasses dos royalties do petróleo, o prefeito Hélio Sobral (PMDB) encaminhou novo projeto ampliando este valor para R$ 15 milhões que deve ser votado na próxima segunda-feira, 09. Este escândalo de vultoso valor em suspeito ano eleitoral, está tendo a cumplicidade dos vereadores Luciano Acciole, Tenente, Zizinho, Sizi da Saúde, Teozete Prado e Roberto Taxista cuja conta seria paga pela população e precisa ser investigado pelos ministérios públicos Estadual e Federal.

■ Lara e Elinho estão fora da disputa eleitoral

Para aqueles que acreditam na ilusão de elegibilidade do prefeito Elio Martins (Pirambu) e da ex-prefeita Lara Moura (Japaratuba), estes estão definitivamente fora da disputa de 2 de outubro de 2016, uma vez que foram condenados em segunda instância, não serão habilitados para tal. E se recorrerem da certa impugnação que sofrerão suas candidaturas, estas serão forçosamente derrubadas antes da eleição, não havendo chances de apelação. Como não são deputados federais, Elinho e Lara não contarão com a proteção das forças divinas semelhantes aquelas que ainda mantém no mandato André Moura – que também é investigado na Operação Lava Jato.

■ Sukita espera herdar espolio eleitoral dos Mouras

No dia em que acompanhou a inscrição eleitoral de uma de suas filhas que irá as urnas pela primeira vez em 2 de outubro, o ex-prefeito de Capela e pré-candidato a prefeito em Japaratuba, Manuel Sukita manifestava entusiasmo em herdar o espolio eleitoral da ex-prefeita Lara Moura, que pode ficar inelegivel.

■ Yandra Moura poderá ser o nome dos Mouras em Pirambu

Caso se confirmem a inelegibilidade do prefeito Elio Martins e da ex-prefeita Lara Moura, o nome de Yandra Moura, filha do casal André e Lara, pode ser a alternativa da família para disputa da prefeitura de Pirambu, hipótese que não está sendo descartada. Já em Japaratuba o grupo ainda estaria órfão.

■ Secretário distorce e amplia jornada de servidores

No cargo há menos de 15 dias, o secretário de Saúde de Propriá, André Fontes, distorceu um requerimento que propõe a ampliação do horário de atendimento em postos de saúde – ao invés de ampliar as equipes na continuidade dos turnos, ele estendeu a carga horaria dos servidores.

■ Secretário da Educação será convocado para prestar esclarecimentos

A vereadora professora Acácia Cruz (PMDB) irá protocolar nos próximos dias requerimento solicitando a presença na Câmara Municipal do secretário de Educação, José Luiz de Andrade, para prestar esclarecimentos referentes a política educacional de Pirambu, enquanto na casa, uma comissão de parlamentares fará marcação cerrada daquela pasta. Será?

■ Américo fatia e atrasa salários de guardas municipais

Além de atrasar os salários dos guardas municiais em um mês, a prefeitura de Propriá ainda o faz de forma parcelado, efetuando apenas 40% do valor devido, provocando indignação destes cidadãos que são responsáveis pela segurança patrimonial e cujo serviço tem sido indispensável para a população.

■ PGR inclui André Moura em investigação ligada à 'Lava-Jato'

O deputado federal André Moura (PSC) está entre os políticos investigados em um inquérito aberto na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como desdobramento das investigações da 'Operação Lava-Jato'. O objeto são os crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

■ Conexão Brasil com Thaw Feitoza

Desde a última segunda-feira, 02, o Programa “Conexão Brasil”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14 as 16 horas pela Rádio Propriá FM está sob o comando da nossa querida Thaw Feitoza, talentosa cantora daquela cidade e que dá os seus primeiros passos na radiofonia sergipana.

■ Rômulo Costa, fotografo e agora cordelista

Um dos mais talentosos repórteres fotográficos de Sergipe, responsável pela Rede RF NEWS, o propriaense Rômulo Costa marcou nesta terça-feira, 03, estreia como cordelista, ao publicar o texto “Bloqueio do WhatsApp”, cuja rapidez com que se multiplicou, alcançou mais de 7 mil compartilhamentos nas diversas redes sociais: 

"Vou falar uma coisa
Tem gente que não vai achar legal...
Estão falando que o juiz (de Lagarto) perdeu para o desembargador
E por isso não tem moral!!!

Lembrem que ele já mandou prender o representante do Facebook
E bloqueou o WhatsApp duas vezes...
Mostrou que é um "CABRA DA PESTE
E num deixa de lado seus afazeres!!!

Você que reclamou e "chingou"
É melhor ir estudar...
Pois o juiz estudou bastante
Para a suas ordens todos acatar!!!

Para finalizar
Perdoo todos "SULISTAS" pelos seus preconceitos...
Por uma rede social, qualquer um é valente
E cheio de "murmureijo"!!!

Mas tenho certeza que
Nas férias vocês vem para SERGIPE...
E vão ser bem recebidos
Por todos nossos munícipes...

Vão apreciar nossas paisagens
E tomar aquela  cerveja...
Degustando um delicioso caranguejo
Preparado em uma bandeja!!!

Lembrando que nossos costumes
Não são iguais aos seus...
Pois somos um povo hospitaleiro e feliz
E principalmente, ABENÇOADO  POR DEUS!!!"

■ Edimê....

No dia das mães queremos render uma homenagem especial a quem tanta falta faz. Natural do povoado Porto Grande (01/04/1936), quando este pertencia a Aracaju, a homenageada Dona Edimê Tavares da Silva (esposa de Francisco Pereira da Silva - Sisinho, mãe de Maria Helena, Jose Domingos e Delvanir - in memoriam, Cláudia, Claudice,  Claudomir e Claudeci Tavares da Silva) mudou-se para o povoado Canal de São Sebastião (Barra dos Coqueiros) e em 1980 passou a residir em Pirambu. Dona de casa e pescadora, foi professora do Grupo Escolar Leandro Maciel e zeladora da Igreja de São Sebastião, tendo forte influência na vida sócio-cultural de sua comunidade. Associou-se a Colônia Z-5 (Pirambu e região), ajudando discretamente a fundar o PT neste município em 1985. Saiu do plano terreno em 21/09/2006, deixando uma prole de filhos (já citados), netos e bisnetos. Ao homenagear minha mãe, estendemos esta felicitação a todas as mães do mundo.
__________
* Claudomir Tavares  (47), professor de História da rede estadual em Propriá e de Sociedade & Cultura da rede municipal em Pirambu. Diretor-fundador da Tribuna da Praia. Fale conosco: claudomir21@gmail.com e 079-99973.6883.

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS