domingo, 29 de maio de 2016

SEM MISTÉRIO: A liderança de Sukita se deu pela ausencia de Lara Moura nas opções

Em pesquisa divulgada na segunda-feira, 23, pelo Instituto Dataform/Cinform, o ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita Santos  (PTN) apareceu na liderança da disputa pela prefeitura de Japaratuba, superando o prefeito Hélio Sobral  (PMDB) e o ex-deputado estadual Reinaldo Moura (PSC).

Por ignorância ou má fé, o seminário não incluiu o nome da ex-prefeita Lara Moura (PSC) e de Manuel Pedreiro  (PSOL). Como não acreditamos em ignorância de um jornal com a importância do Cinform, preferimos entender ter sido proposital.

Sem a opção Lara Moura - que está barrada pela Lei da Ficha Limpa (mas não deveria ser "impugnada" pelo semanário, aqueles que votariam na ex-prefeita, preferiram manifestar a intenção de voto em Sukita, contra o prefeito Hélio Sobral. Os eleitores devem ter percebido também a estranheza da inclusão de Reinaldo Moura (e não de IaNdra Barreto, substituta natural em um impedimento da mãe), pois desde 2000 o ex-deputado é eleitor em Pirambu.

Mas ninguém em sã consciência - a não ser que embebecido pela paixonite política e desprovido da racionalidade, deve substituir a capacidade de reação do prefeito Hélio Sobral, cujo capital político e estatura eleitoral não puderam ser medido da questionada pesquisa de um instituto que tem cometidos sucessivos erros de avaliação em seus levantamentos estatísticos. Na hora da polarização, as eleições em Japaratuba devem ter o PMDB e aliados com força em potencial de se manter no comando da prefeitura.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS