domingo, 22 de maio de 2016

FIQUE DE OLHO: Maria do Carmo na Academia Propriamente de Letras

Ela ocupará a cadeira 22, que tem como patrono Juarez Alces Costa.
(*) Claudomir Tavares | claudomir21@gmail.com

Em solenidade realizada no auditório da Unit, a senadora Marina do Carmo Alves foi empossada na noite de ontem, 21, na Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos, ocupando a cadeira de número 22, que tem como patrono Juarez Alves Costa. Ela foi indicada pela acadêmica Jane Nascimento, membro fundadora da APLCAD.

A posse da senadora provocou diferentes reações, todas elas negativas, de centenas de personalidades do universo artístico,  cultural, científico, intelectual e político do Baixo São Francisco, manifestada através de e-mails, SMS, WathsApp, Facebook Twitter, entre outros canais que tivemos acesso, as quais destacaremos abaixo para ilustrar o texto que abre a nossa coluna:

"Nossa!!! Maria do Carmo ocupando uma cadeira em uma academia de letras... Que ignorância a minha. Até então não sabia que ela era escritora!", afirmou um renomado professor do Baixo São Francisco. "Se ela deixou vaga por longos anos uma cadeira no Senado da República, que lhe rendeu milhões, imagine uma cadeira em uma Academia que não lhe trará rendimentos", completou um assistente social. "Com tantos artistas (poetas, escritores, atores, etc.), a academia está sendo cega e homenageando quem não acrescenta absolutamente nada a cultura e arte do Baixo Dão Francisco", completou um conceituado intelectual ribeirinho.

Durante os últimos dias um "escracho" chegou a ser preparado por destacadas lideranças populares da região para decepcionar a senadora, mas este não foi realizado, deixando,  segundo os seus idealizadores, para um momento mais a frente em que puderem aglutinar forças.

Em cidades do Baixo São Francisco já há uma movimentação para edificar em bases populares uma Academia de Letras que contemple aqueles que realmente produzem cultura na região, não para contrapor a APLCAD, mas para aglutinar membros dos legítimos movimentos culturais, devendo em breve esta iniciativa ganhar corpo.

■ Lagoa Redonda, até quando o paraíso das águas?

O povoado Lagoa Redonda, no município de Pirambu é considerado o paraíso das águas em Sergipe. Lagoas, riacho e a praia atlântica do mesmo nome formam este complexo hídrico. Mas até quando?  A Lagoa do Sangradouro, a maior se Sergipe, que desagua via Riacho Sapucaia - que cruza a comunidade e forma a Bacia Costeira do litoral Norte (Barreta) - tem diminuído consideravelmente sua vazão, entre outros agravantes,  pela retirada de suas águas na margem esquerda para irrigar a monocultura da cana-de-açúcar que já chega em nosso município.

■ Alagamar, comunidade quilombola em Pirambu

Localizado no extremo Norte de Pirambu, já na divisa com o município de Pacatuba, o povoado Alagamar é uma das 27 comunidades quilombola em Sergipe. Ali além da riqueza do artesanato de palha de adicuri, foi fincado há mais de 16 anos (em 6 de janeiro se 2000) a bandeira da reforma agrária em nosso municipio com a ocupação das terras que deram origem ao acampamento do MST, hoje assentamento São Sebastião. A segunda comunidade quilombola de Pirambu é o povoado Aningas e o segundo assentamento é o Padre Geraldo, em Sambaiba.

■ O recado de um índio que aposta na resistência

"Quem tem medo de lutar, pede a vontade de ganhar". Com esta frase, o líder indígena Apolônio Xocó fez sua saudação aos participantes da etapa estadual do 2° Encontro Nacional de Educação, realizado nos dias 18 e 19 de maio na Universidade Federal de Sergipe. Tendo como tema "contra o ajuste fiscal e a dívida pública, por uma projeto democrático e classista de educação", o 2° ENE incorporou o recado e convite a resistência feito pelo índio contra o ilegítimo governo Temer e o golpe parlamentar.

■ Escola promoveu homenagem às mães em Pirambu

A Escola Municipal Mario Trindade Cruz promoveu na manhã deste sábado, 21, uma festa para homenagear as mães de alunos ali matriculados. Mesmo fora da data, mas dentro do mês, a festa constou de apresentações culturais para e pelas mães, distribuição de brindes e lanche. A comemoração do Dia das Mães faz parte do calendário escolar 2016 da instituição.

■ Professores/as promoveram aula de cidadania em Pirambu.

Os professores da rede municipal de ensino em Pirambu demonstraram na última terca-feira, 17, disposição de luta e resistência e que não  aceitam mais a falta de respeito da administração municipal para com a educação pública e seus principais atores no processo ensino-aprendixagem: os educadores. Paralisaram as atividades, se concentraram em frente a agência dos Correios  (marco do início da luta sindical em 2007) e de lá saíram em caminhada pelas ruas do Centro Histórico, passando pela João Pereira do Nascimento, Praça Nossa Senhora do Carmo, Otávio Aciole Sobral, Praça Nossa Senhora de Lourdes, Cel Tercio Veras e de lá pelas principais ruas e travessas do Loteamento Lourival Bomfim. Em seguida ocuparam a rua Mario Trindade Cruz e Givaldo Moura da Silva, chegando a sede da Prefeitura onde teuniram-se com os secretários de administração Giceno Amaral, da Educação José Luiz e o procurador Lúcio Flávio, promovendo no dia seguinte uma assembléia geral para encaminhamento da luta.

■ Luciano Acciole em um sinuca de bico.

A situação política do vereador Luciano Acciole (PT), presidente da Câmara de Japaratuba, está insustentável e indefensável, depois de um escândalo que ganhou as redes sociais da Bispolândia. Através de áudio resultado de uma ligação entre Luciano e o Cidadão que se identifica como Vavá, de Várzea Verde, ele assume que fragmenta salários de assessores que subdividem seus vencimentos. O fato, pelo que pudemos levantar, foi levado ao Ministério Público para tomar as providências que lhe compete.

■ O tom pré-eleitoral em Propriá não conduz com a grandeza de sua história.

O baixo nível dos debates (sic) que ganham as redes sociais na cidade de Propriá estão entre os mais desprezíveis, protagonizado por alguns pseudos líderes políticos que pelas suas limitadas capacidades de formulação, não percebem que seus modus operandi não são mais convincentes. Os impropérios pronunciados e os nomes de quem os deferiu são irreveláveis, mas que fique o alerta: o argumento da força não pode se sobrepor a força dos argumentos - mas aí seria o mesmo que enxugar gelo, ou tirar leite de pedra

■ Professores promovem primeira greve da história em Barra dos Coqueiros.

Os profissionais do magistério da rede municipal de Barra dos Coqueiros protagonizaram com março inicial em 25 de maio a primeira greve da história desde que o município conquistou sua emancipação política em 1953. Contra a humilhação e o desmonte da educação da desastrosa gestão do prefeito Airton Martins (PMDB) e seus lacaios, os educadores reivindicaram a correção do Piso Salarial, a melhoria das condições de trabalho além da dignidade profissional de quem está no serviço público com todos os méritos. Sem argumentos e sem compromisso com a educação, os inimigos da educação optaram na criminalização do movimento, mas a eles mandamos um recado: os algozes e carrascos não terão lugar na história, já suas vítimas serão imortalizadas.

■ Um ano da galera do pedal em Pirambu.

Comemorando um ano de existência, o Clube de Bike de Pirambu promoveu neste sábado, 14, um passeio ciclístico pela cidade, concentrando-se desde às 15h30min, na Praça de Eventos Nelson Vieira para em seguida pedalar por diversas ruas da cidade.

■ PSOL anunciou seus pré-candidatas na capital.

Aconteceu na manhã da terça-feira, 17, na sede do Sindipetro-AL/SE, o Ato Político para anúncio dos pré-candidatos do PSOL as eleições em Aracaju. Além da capital, o partido lançará candidatos no interior, a exemplo de Estância, no Sul Sergipano e Japaratuba, no Vale do Cotinguiba.

■ Hélio Sobral e Sukita, há um passo da unidade em Japaratuba

Mostrando disposição de permanecer a frente da administração municipal por mais quatro anos, o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral (PMDB) sinalizou na última sexta-feira, 20, durante entrevista concedida ao repórter Faro Fino, ao vivo no Programa _"A Hora da Verdade", apresentado pelo radialista George Magalhães, uma possibilidade de aliança eleitoral com o ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita Santos (PTN). Confirmando a boa relação entre ambos e nutrindo simpatia pela pré-candidatura de Silvany Sukita (PTN) a prefeitura de Capela, Hélio deixou claro que a vaga de vice-prefeito em sua chapa estaria aberta a composição. Com a palavra Sukita e o vereador Rui Brandão, expressões do PTN em Sergipe e em Japaratuba respectivamente.

■ Quem seriam os substitutos de Lara e Elinho nas disputas eleitorais de 2 de outubro?

Condenados em segunda instância nos processos que pesam comtra eles e inelegíveis pelos próximos cinco anos, o prefeito de Pirambu, Elio Martins e a ex-prefeita de Japaratuba, Lara Moura, ambos do PSC, podem até ter tentado através de nota, seus eleitores, mas eles e a Justiça sabem que não escapam da impossibilidade caso tentem concorrer às eleições municipais de 2 de outubro. Para não acontecer situações como em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral em especial, dará celeridade as impugnações dos ficha sujas que tentarem registrar candidaturas, como estariam nessas condições os dois membros do partido comandado pelo deputado federal André Moura. Sobre André, a visibilidade alcançada com a liderança do governo do presidente interino Michel Temer na Câmara dos Deputados, o STF "crescerá os olhos" literalmente sobre os processos em que é réu e tudo se encaminha para um desfecho,  finalmente conclusivo e desfavorável ao mesmo. Mas o grupo não se dará por vencido e não jogará a toalha e em ambas as cidades já se pensa em uma tábua de salvação em quem seria os substitutos de Elinho e Lara no provável impedimento de manter-se na disputa por uma e retomar outra prefeitura.

■ Festa de Santo Antônio, padroeiro de Propriá

Tendo como tema "Santo Antônio, ícone da misericórdia do pai", a comunidade católica de Propriá, distante 98 km da cspital, Aracaju, celebra no período de 31 de maio a 13 de junho o seu padroeiro. O trezenario que terá a presença de padres de diferentes paróquias, deverá atrair para a Catedral Diocesana milhares de fiéis propriaenses e de comunidades vizinhas.

■ Uma justa homenagem a quem lançou uma idéia há 33 anos

A professora Josefina Oliveira lançou a pedra fundamental nas aulas de Educacão Artitiica da Escola José Amaral Lemos para o surgimento em 23 de agosto de 1983 da Tribuna da Praia. Por decisão da nossa equipe, ela será homenageada com o Prêmio Edmê Tavares no aniversário pelos 33 anos do jornal.

■ Mensagem da Semana:

"A função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores, o olho onipresente e a boca onipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade. [...] O dever da imprensa é tomar a palavra em favor dos oprimidos a sua volta. [...] O primeiro dever da imprensa é minar todas as bases do sistema político existente."
- Karl Marx
__________
* Cllaudomir Tavares (47) é professor de História da rede estadual em Propriá e de Sociedade & Cultura da rede municipal em Pirambu. Fale conosco: (079) 99973.6883 (Ligações, SMS, WattsApp e Telegram) ou por e-mail: claudomir21@gmail.com (a coluna é postada aos domingos)_

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS