quarta-feira, 18 de maio de 2016

ECOS POLÍTICOS...: Líder do PT visto com simpatia para disputar a prefeitura de Propriá

Heldes Guimarães é o nome preferencial dos movimentos sociais.

* por Claudomir Tavares | claudomir21@gmail.com

O professor Glaedson Novais, presidente municipal do PT é daqueles que defendem que seu partido tenha candidatura própria a prefeitura de Propriá, cidade distante 98 km da capital, Aracaju. O assistente social José Marcos, membro da corrente "Articulação de Esquerda" também manifesta não apenas concordância com o pensamento de Glaedson, como sugere o nome do vereador Heldes Guimarães (foto), líder da oposição na Câmara Municipal como esta alternativa.

Heldes Guimarães está em seu primeiro mandato, marcado pela combatividade na "contra-mão" do poder, tendo sido uma voz recorrente em defesa dos movimentos sociais, dos povos ribeirinhos - pescadores, das comunidades tradicionais, dos servidores públicos, dos pequenos e médios produtores rurais e comerciantes, dos feirantes e convergindo em suas intervenções e ações dentro e fora do Parlamento a defesa intransigente e irrenunciável das comunidades da zona urbana e rural.

Respeitado e querido em todo Estado pelo sua postura ética, firmeza ideológica e cárter irretocável, pelo eco de suas lutas Heldes poderá ser não apenas o nome do PT e das forças oposicionistas que desde 1988 tem protagonizado memoráveis lutas e conquistas, mas se constituir em uma alternativa dos partidos aliados a este legado, a exemplo do PT e PCdoB - podendo se ampliar para o PDT,  PMDB e outros, promovendo um equilíbrio e sintonia com as reivindicações históricas e imediatas dos 30 mil propriaenses.

Héldes é entre todos os pré-candidatos o único que defende o empoderamento popular e o sentimento de pertencimento, que seriam materializados em um Programa de Governo construído coletivamente pelas mais diferentes forças políticas e sociais.

Com candidatura própria a prefeito, o PT tem chances matemáticas e políticas de eleger pelo menos dois vereadores, mas se for diluído em apoio a outra candidatura não passará de um - na eleição passada elegeu dois - mas um deles não apoiou o candidato petista Paulinho Campos (segundo lugar na eleição passada e que este ano patina nas pesquisas).

■ Edsalba fazendo gol contra

A gestão da professora Edsalba Gabriel Peixoto a frente da Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco, sediada em Propriá, que não tem encontrado eco entre professores e demsis servidores da educação das 14 cidades que integram a DRE 06, tem se revertido em um gol contra para a cidade de Propriá. Além de improducente, agora tem pesado contra a mesma, consoante manifestação de vereadores como na sessão de ontem, 17, a tentativa de, ao lado do prefeito de Neopolis, Aminas Diniz Tojal, transferir a sede para aquela cidade, ficando assim mais próxima da cidade onde reside, Penedo (AL). Enquanto isso, várias escolas permanecem sem diretores ou coordenadores para conduzir as gestões administrativas e pedagógicas, se constituindo em grandes prejuízos para a educação na região.

■ Pegou mal os ataques virulentos de Zé Nascimento

Ao tomar conhecimento dos áudios virulentos postados pelo ex-prefeito de Telha, José Nascimento (DEM),l em redes sociais contra o professor Martinho José  (PT), várias manifestações de repúdio se fizeram ecoar, em tom de reprovação a este gesto desnecessário. São atitudes de quem não tem o equilíbrio necessário para o convívio em sociedade nem estaria qualificado para ocupar uma função pública. 

■ Maria do Carmo na Academia Propriaenses de Letras

Está marcado para o próximo sábado, 21 de maio, as 20 horss no Auditório da Unit, a posse da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) na Academia Propriaenses de Letras, Ciências, Artes e Desportos (APLCAD). Indicada pela acadêmica Jane Nascimento, ela ocupará a cadeira 22, que tem como patrono Juarez Alves Távora.

■ A Tocha Olímpica estará em Propriá na próxima semana

Está prevista para o dia 29 de maio a passagem da Tocha Olímpica em Propriá. A cidade foi escolhida pela sua importância historico-culrueal e econômica em Sergipe, estando a frente da recepção a Prefeitura de Propriá, cabendo ao secretário de Cultura e Desportos Rossi Mágne o sinceronato.

■ Ano Letivo do CE Joana de Freitas começa segunda-feira

As aulas do Ano Letivo 2016 do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, da cidade de Propriá irão ser iniciadas na próxima segunda-feira, 23. Desejamos um trabalho producente aos colegas professores e demais funcionários das escola e bons estudos aos nossos queridos estudantes. 

■ Mensagem da semana:

"O rio São Francisco corre em minhas veias e desagua em.meu coração".
- José Teodomiro de Araújo
__________
 * Claudomir Tavares (47), professor de História do CE Joana de Freitas Barbosa, membro do Centro de Cultura de Propriá (CCP) e da Academia Propriaenses de Letras, Ciências, Artes e Desportos (APLCAD). Direror-fundador da Tribuna da Praia.

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS