quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Discussão sobre Plano Diretor na Câmara de Pirambu gera polêmica entre diversos setores presentes


 Os comerciantes retornaram a Câmara Municipal de Pirambu, afim de cobrar novamente agilidade na implantação do Plano Diretor, mas, o assunto diversificou  e foi tocado em outras novas feridas tanto da oposição, quanto da situação.


Em uma das Sessões Plenárias mais demoradas do ano, pode-se dizer que a Sessão  do último dia13, bateu record,  durou cerca de 03 H.

 Ao todo, 15 comerciantes estiveram presentes na Sessão. Carlos da Rocha, representante do setor de materiais para construção Civil frisou a importância do Plano Diretor para o município, pois, "este trará o desenvolvimento econômico para a cidade".

Segundo Rocha " O prefeito Élio Martins (PSC) prometeu durante reunião, que o Plano Diretor sairia em menos de 01 ano, no entanto, lá se vão 03, e ainda nada, mas, acredito que falta de recurso não é". Afirma. Carlos Rocha ainda falou que  "Pirambu trabalha muito com politica de assistencialismo, e isso para nós, não serve. Os turistas vem muito em festas pontuais, festas grátis que não se paga nada". Conclui.

O comerciante Edvaldo Ribeiro sugeriu que fosse feito novamente audiência com a empresa que ganhou a licitação para construir o Plano Diretor (Eca Ambiental) e a população.

A moradora Jucélia Alexandre frisou que " Não temos o turismo de eventos em Pirambu, a moradia aqui é triste, é triste porque as pessoas precisam invadir. Nós somos uma cidade reserva, precisamos conseguir nossa expansão, a cidade achatou, precisamos saber onde se encontra o Projeto do Plano Diretor ". Conclui.

O vereador Clébio Gomes (PMDB) parabenizou o prefeito Elio Martins pela  reforma que foi feita na creche e a entrega  do Calçadão do Pirambuzinho que  beneficiou um dos bairros mais carentes do município, mas,  frisou que não foram obras, mas, sim reformas, e  que essas   custaram 236 Mil aos cofres municipais " Tomara que a reforma da creche não sirva como campanha para deputado". Disse o vereador.

 Clébio ainda falou que as obras do ex-prefeito  André Moura se encontram abandonadas:

"Todas as obras do ex-prefeito André Moura estão abandonadas, a prefeitura  vem pagando cerca de 150 Mil de aluguel do prédio, enquanto que se fosse reformar o Prédio da Prefeitura, creio que não gastaria nem 30 Mil". Clébio disse  que  "o que faço na comunidade como fiscalizador do dinheiro público, não é questão de lado "A" ou lado "B", é questão apenas de cumprir meu papel de vereador". Ressalta.

O vereador  ainda falou sobre a quantidade de dinheiro (346 MIL) que foi gasto no aniversários de Pirambu, falou da contratação de Jonas Esticado que "levou" 100 Mil, Fernandinho Cantor Gospel (80 Mil). Para o vereador, o prefeito deveria valorizar os artistas locais.

O Presidente da casa, Ivan Biriba Dórea (PR), pediu para Clébio fazer uma pesquisa se o povo preferia as bandas locais ou bandas famosas. "Pirambu tem condições de fazer grandes festas, pois, tem pagado os salários dos servidores em dia, pagou o Décimo 3º, as coisas estão andando.  Graças a Deus estou aqui em7º mandato e ando de cabeça erguida, nunca fui humilhado em porta de ninguém aqui. Vimos a entregas de reformas na comunidade mais carente de Pirambu, o prefeito não está parado". Conclui.

Chico Freire
O Secretário de Comunicação Chico Freire, explicou aos comerciantes sobre a situação em que se encontra o Plano Diretor, e disse que o Plano Diretor já se encontra pronto, a empresa Eca Ambiental ficou de enviar a Câmara Municipal, assim que essa voltar do recesso.

Quanto a possibilidade de novas audiências ele falou  "Creio que não há necessidade de se fazer mais audiências públicas sobre o Plano Diretor, pois, essa Casa tem poder para fazer Emendas, fazer Visto, vetar e Suprimir".

O Secretário de Comunicação de Pirambu também disse que:

"A prefeitura criou uma Comissão que é formada por alguns secretários, essa Comissão não terá direito de mudar o Plano, mas, poderá sugerir. Em todos os povoados aconteceu audiência Pública sobre o Plano Diretor, o importante que é que fique claro que o Plano não foi feito ás escondidas, se as pessoas não compareceram o prefeito não pode sair batendo na porta delas chamando". Conclui.

 Chico Freire, respondeu outras discussões levantadas e quis dizer que as bandas locais não são de  grande referência e nem são atrativas aos turistas para se fazer uma grande festa:

Referente a valorização da "prata da casa" é necessário sim buscar essa valorização, mas é necessário também trazer " alguma referência para aqui",   "alguma coisa que seja atrativa". Conclui.
 Ele citou como exemplo super bandas como Ivete Sangalo que lotaria o espaço da festa, enquanto que uma banda local sobraria espaço, por exemplo.

A moradora Jucélia Alexandre sentiu-se indignada com a fala de Chico Freire e utilizou novamente o Plenário da Câmara para dizer que  as respostas oferecidas pelo secretario foram muito "Chulas", pois, segundo Jucélia, o secretário defende a prefeitura como se essa fosse dele:

"Você está na cidade errada Chico Freire, pois, Pirambu é carinho, aqui as pessoas são acostumada s com carinho. Eu não conheço muito o prefeito Élio Martins, mas, sei que ele não falaria dessa forma que você usa para tratar as pessoas. Chico Freire utiliza muito o "eu", e aqui nós estamos discutindo o "nós". Não sei como o Prefeito está pensando a campanha dele, mas,  de certo, suas falas não o ajudam. Conclui.

Os comerciantes falaram que aguardarão o Plano Diretor Chegar a casa, e que se for preciso, retornarão a Câmara  novamente para cobrar a agilidade da sua implantação.


ERRATA:

Reeditamos a fala do Secretário de Comunicação Chico Freire incluindo novas informações e explicando o contexto das palavras que foram  utilizadas.
_________
Jéssica Feitoza









Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS