sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Alunos participam de palestra sobre "Resistência e diversidade Cultural" no 27º Culturart

Foto: Thiagony Hellen

"O problema não é a classe social, é raça". Afirma a palestrante Aline Serzsedello Vilaça.


Durante a manhã de hoje, 01, alunos da Escola Municipal Mário Trindade Cruz e Colégio José Amaral Lemos participaram da palestra "Resistência e diversidade Cultural" ministrada pela professora Aline Serzsedello Vilaça Neves no clubinho da tartaruga em Pirambu.

Para o professor da disciplina de história do Colégio José Amaral Lemos,  Robson Carvalho ," a palestra  proporcionou um maior enriquecimento aos alunos sobre a cultura e resistência negra". Afirma.

De olhos atentos, os alunos se encantaram com a interpretação da palestrante, que abriu os diálogos com uma performance artística.

"Sergipe tem cerca de 70% da população negra, nesse sentido, a importância de se tratar sobre a resistência negra enquanto lugar de reesistir enquanto pessoa negra e de se auto declarar dentro dos temas de resistência, é dar valor as pessoas que são negras, que são desvalorizadas."Afirma Aline Serzsedello.

Nós negros, não somos uma diversidade, nós somos a maioria, mas, somos entendidos e postos num "balaio", juntos com os gays, travestis, deficientes, indígenas e  ciganos. Mas, somos identificados como uma diversidade, enquanto que os brancos são considerados como norma.

Ainda segundo a palestrante, "o problema não é a classe social, é raça". Dentro desse quadro de exemplos sobre a criminalização dos negros no país, a palestrante trouxe um dado alarmante sobre o número de mulheres mortas, que atualmente alcança cerca de 54%, enquanto que para a mulher  branca, esse número diminuiu cerca de 0,95%.


Para o Secretário Municipal de Cultura, Thiagony Hellen Vieira, "o tema sobre resistência negra traz um debate atual que desmistifica a questão que envolve o negro e sua negritude. Como podemos observar, a palestrante deu toda enfase ao contexto da resistencia negra, muito importante para a questão da identidade". Conclui.

A programação do 27º Culturart seguirá com muita música popular e tradição a partir das 15:30 na Praça de eventos de Pirambu.

______________
Jéssica Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS