quarta-feira, 26 de julho de 2017

Vereadora Gil reivindica um "Ponto de Comercialização" para o artesanato local

 
Feira territorial de Economia Solidária/ Orla de Pirambu/2015
Um sonho dos artesãos do município de Pirambu foi indicado no dia  27 de Junho pela vereadora Gilvânia Rocha ( PSC).

 Se aprovado pelo prefeito Élio Martins (PSC), o Ponto de Comercialização do Artesanato será da mais alta relevância a valorização da identidade territorial do município de Pirambu.

  Com cerca de 9 mil habitantes, Pirambu, nome originado de um peixe, é a cidade onde se produz  artesanalmente  utensílios domésticos feito com a palha do Ouricuri. É no povoado Alagamar que encontramos a grande  produção desse artesanato. 

De acordo com a pesquisadora Taiana Gonzaga" Esse tipo de arte é passado ás novas gerações e dita as relações sociais que territorializam o lugar e reproduzem um modo de vida que reflete o oficio de ser artesão. O lugar é envolvido pelas fases de produção e comercialização do artesanato, que ditam o cotidiano e reproduzem os costumes da comunidade" Conclui.

Em média, os preços dos produtos artesanais variam de R$ 20,00 a 250,00. A artesã Maria da Conceição explica a forma de trabalho que acontece diariamente: "podemos trabalhar só com a palha, ou só com o linho ou com os dois juntos. Produzimos bolsas, carteiras, cestos e caixas para presentes" afirma. 
A artesã nos conta que geralmente expõe suas produções nas feiras livres que ocorre na cidade, ou em amostras que acontecem em eventos estaduais, mas o maior número de vendas ocorre por encomendas, e se tivesse um ponto certo para a comercialização dos produtos no município, de certo, não precisariam expor suas mercadorias na capital. 


 "O artesanato representa a fonte única de renda da minha família". Afirma.

Atualmente o artesanato tem grande significado principalmente na geração de emprego e renda para seus produtores, que na maioria das vezes são mulheres que formam pequenos grupos familiares, associados ou cooperados.

A profissão de artesão está regulamentada com a publicação da Lei 13.180, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.
  
_________
Jéssica Feitoza

Um comentário:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS