sábado, 29 de julho de 2017

O Conselho Regional de Educação Física-(CREF) alerta para a importância do profissional de Educação Física na orientação da pratica do esporte

A pratica de atividade física além de ser uma importante recomendação médica no tratamento e cura de diversas patologias, ela também melhora o condicionamento humano proporcionando o bem-estar, auxiliando a manter o corpo em forma e em dia com a saúde. Seja a atividade física realizada em academias, ou em áreas públicas, seus benefícios serão sempre os mesmos – saúde e qualidade de vida.
Imagem da internet


O que a maioria das pessoas não sabem é que somente profissionais de educação física formados e devidamente registrados nos Crefs, o Conselho da área pode instruir e recomendar a prática de exercício físico. Os riscos de aceitar a orientação de pessoas não capacitadas e não registradas no Conselho são vários e podem chegar até a acarretar danos à saúde, como por exemplo, as temidas lesões.

Em busca de boa forma e também para combater o sedentarismo, a estudante Eliane Márcia de 20 anos, foi orientada por seu médico a praticar atividades físicas. Ao ser indagada se ela conhece a importância do profissional ser registrado no CREF, ela como milhares de brasileiros desconhecia a informação “Achei que eu precisasse apenas me matricular em alguma academia e todos os dias treinar. Não imaginava o quão era importante a presença de alguém devidamente registrado em um Conselho da área para orientar a pratica de exercício físico”, afirmou a jovem.

Conselhos que asseguram a defesa da profissão

A criação dos Conselhos Regionais de Educação Física, os chamados CREFs, tem por finalidade assegurar o desenvolvimento do trabalho em defesa da saúde e da educação física dos brasileiros, garantindo a melhoria da qualidade de vida, através do exercício legal da profissão. Essa função só é assegurada com a execução de atividades típicas de Administração Pública, como por exemplo, a fiscalização do exercício profissional nas áreas de atuação dos tais profissionais, sejam elas: academias, clubes, escolas, condomínios etc.

Para o presidente do CREF 20, Gilson Dória (CREF 000011-G/SE), o CREF é o órgão de fiscalização do exercício profissional da Educação Física, que além de representar o CONFEF no Estado, defende as prerrogativas do exercício profissional ao passo em que fiscaliza, também, o exercício da profissão que das pessoas físicas ou jurídicas, zelando pela qualidade dos serviços ofertados à sociedade”.

Gilson ainda acrescenta que diversas ações no contexto da Educação Física em Sergipe têm sido executadas. “O foco é sempre melhorar e promover cada vez mais a profissão, e fazer cumprir a lei para aqueles que insistem em atuar sem registro ou mesmo sem nenhuma formação na área”, finalizou o presidente.

Fiscalização em todo o estado

Pró Jovem Pirambu

Entre janeiro e junho desse ano, a fiscalização do Conselho realizou 900 visitas em academias, escolas, clubes, competições, praças, condomínios e etc. o que resultou em um aumento de 26% dos registros de profissionais em comparação ao mesmo período no ano de 2016. As regiões visitadas foram: Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Médio Sertão, Sul Sergipano, Grande Aracaju e Vale do Cotinguiba. A atuação diária da equipe tem o objetivo de coibir fraudes e o exercício ilegal da profissão.
 _____
 Leticia Kirchnner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS