sexta-feira, 28 de julho de 2017

A importância diária do agricultor no segmento da economia brasileira

Só quem reconhece a importância dos produtos servidos diariamente à mesa, sabe do valor que tem o agricultor, principal responsável por garantir a chegada do alimento à mesa da população brasileira. Para lembrar o quão é valorosa sua atuação no campo, em 28 de julho é celebrado o dia desse profissional, responsável por alavancar vários segmentos dessa economia em todo o país.
Imagem Google

Segundo dados do Ministério da agricultura, o segmento movimenta cerca de R$ 170 bilhões de reais na economia em todo o Brasil, contando com mais de 5 milhões de propriedades que se dedicam a diversos tipos de produção. Só no ano passado, das 10 exportações feitas pelo Brasil, 7 eram produtos agrícolas.

Os dados ainda apontam que o PIB da agricultura e agropecuária corresponde a 5% na economia. Embora aparente pouco, ele movimenta outros setores onde chega a 22% do PIB, por que inclui outros setores como o de transportes, produção de maquinas, equipamentos e exportação.

Para o agricultor Geraldo Santos de 57 anos, morador do povoado Lagoa Redonda, o campo representa sua principal fonte de produção, já que é dele que é retirado todo o sustento de sua família. Geraldo ainda comenta que “minha produção permite a colheita e o consumo de produtos de qualidade, levados à mesa de minha família, tudo isso à um custo bem menor e com uma grande quantidade”. Afirma.

O agricultor manifesta sua queixa ao relatar que a maioria das pessoas que moram no interior pagam caro com compras em feiras livres atualmente por não estarem mais interessadas nas pequenas produções. Geraldo, faz parte de milhares de brasileiros que atuam em pequenos grupos de produção de agricultura familiar, responsável por boa parte da renda de milhares de famílias em todo o Brasil.


_____
 Leticia Kirchnner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS