domingo, 27 de outubro de 2019

Coluna FIQUE DE OLHO: Magistério de Pirambu entrará em greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira, 29.

* por ClaudOmir Herzog Tavares | claudomir21@gnail.com

A partir desta terça, 29, não haverá aula nas escolas municipais de Pirambu, pois os professores decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado.  Os constantes atrasos, irregularidades na folha de pagamento, a péssima condição das escolas, a pouca variedade na alimentação escolar, etc. são os motivos que levaram os profeessores a interromperem as atividades.

● NÃO TIVEMOS ESCOLHA

“Os professores e professoras não tiveram escolha a não ser interromper as aulas, os constantes atrasos no pagamento dos salários e as péssimas condições de trabalho levaram o magistério a essa decisão”, disse Maria Auxiliadora de Santana Silva, coordenadora de Bases Municipais da subsede Vale do Continguiba.

● ATRASO DE SALÁRIOS

Até hoje (27/10) o magistério não tinha recebido o salário do mês de setembro. E em meses anteriores a situação foi a mesma. O salário de julho só foi pago em setembro. Na manhã de quarta passada, 23, os professores fizeram o ato Rosário da Misericórdia, para sensibilizar o prefeito Élio Martins para que faça o pagamento dos salários de setembro.

● SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL

“A situação de cada um de nós é muito difícil. Receber com atraso ou nem saber quando vai receber o salário deixa qualquer família sem chão. É tão grave que já afeta o comércio local”, disse a coordenadora de Comunicação da Subsed3pe, Jucileide Tavares.

● PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

As escolas municipais também não oferecem condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Em tempos de calor, as salas se transformam em verdadeiras saunas e quando chove as aulas são suspensas pois boa parte das unidades de ensino sofre com alagamentos.

● ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A alimentação escolar se resume a arroz doce, suco, biscoito e achocolatado. Com esse tipo de alimento, o desenvolvimento de crianças e jovens fica comprometido. O transporte escolar também deixa a desejar.

● HERANÇA MALDITA

“Todos os problemas vividos hoje na Educação de Pirambu são resultado da ineficiência e negligência de diversas administrações municipais que não cumpriram o seu papel de garantir o direito à Educação. Há anos temos alertado as gestões de que os problemas precisavam ser sanados, mas não ouviram nossos alertas e agora o magistério é que sofre as consequências”, disse Emanuela Pereira, diretora de Bases Municipais do SINTESE.

● AGENDA DE LUTA

☆ 29/10 - Terça-feira:

7h30 - Vigília para acompanhar audiência no Ministério Público, Fórum de Pirambul

☆ 30/10 -  Quarta-feira:

7h30 - Distribuição de sextas básicas aos professores sem salários.

☆ 31/10 - Quinta-feira:

8h00 - Apresentação do panorama educacional no Clubinho da Tartaruga

☆ 01/11 - Sexta-feira:

7h30 – Panfletagem na feira
10h - Assembleia Geral no Clubinho da Tartaruga.

● MENSAGEM DA SENANA

"Um dia tudo será excelente, eis a nossa esperança; hoje tudo corre pelo melhor, eis a nossa ilusão.' (Voltaire)

Pirambu (SE), 27 de Outubro de 2019.

* ClaudOmir  Herzog Tavares (51) é professor da rede pública, comunicador popular, ambientalista e ativista cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS