quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Magistério de Pirambu entra em greve por tempo indeterminado a partir do dia 29

A partir da próxima terça, dia 29, não haverá aula nas escolas municipais de Pirambu, pois os professores e professoras decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado. A primeira ação de luta é uma vigília a partir das 7h30 no Fórum Municipal.

Os constantes atrasos, irregularidades na folha de pagamento, a péssima condição das escolas, a pouca variedade na alimentação escolar, os problemas no transporte são os motivos que levaram os professores e professoras a interromperem as atividades.

“Os professores e professoras não tiveram escolha a não ser interromper as aulas, os constantes atrasos no pagamento dos salários e as péssimas condições de trabalho levaram o magistério é essa decisão”, disse Maria Auxiliadora de Santana Silva, coordenadora de Bases Municipais da subsede Vale do Continguiba.

Atraso no pagamento dos salários

Até hoje (22/10) o magistério não tinha recebido o salário do mês de setembro. E em meses anteriores a situação foi a mesma. O salário de julho só foi pago em setembro. Na manhã desta quarta, os professores fizeram o ato Rosário da Misericórdia, para sensibilizar o prefeito Élio Martins para que faça o pagamento dos salários de setembro.

“A situação de cada um de nós é muito difícil. Receber com atraso ou nem saber quando vai receber o salário deixa qualquer família sem chão. É tão grave que já afeta o comércio local”, disse a delegada sindical do SINTESE em Pirambu, Jucileide Tavares.

Péssima condição das escolas

As escolas municipais também não oferecem condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Em tempos de calor, as salas se transformam em verdadeiras saunas e quando chove as aulas são suspensas pois boa parte das unidades de ensino sofre com alagamentos.

A alimentação escolar se resume a arroz doce, suco, biscoito e achocolatado. Com esse tipo de alimento, o desenvolvimento de crianças e jovens fica comprometido. O transporte escolar também deixa a desejar.

“Todos os problemas vividos hoje na Educação de Pirambu são resultado da ineficiência e negligência de diversas administrações municipais que não cumpriram o seu papel de garantir o direito à Educação. Há anos temos alertado as gestões de que os problemas precisavam ser sanados, mas não ouviram nossos alertas e agora o magistério é que sofre as consequências”, disse Emanuela Pereira, diretora de Bases Municipais do SINTESE.

Agenda de luta

29/10

7h30 - Vigília para acompanhar audiência no Ministério Público

31/10

8h - Apresentação do panorama educacional no Clubinho da Tartaruga

01/11

7h30 – Panfletagem na feira

10h - Assembleia

Fonte: http://www.sintese.org.br/educacao/redes-municipais/7056-magist%C3%A9rio-de-pirambu-entra-em-greve-por-tempo-indeterminado-a-partir-do-dia-29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS