domingo, 24 de setembro de 2017

ECOS POLÍTICOS...: Dr Valberto Lima - quando a derrota eleitoral se converte em vitória política



O tempo tem sido um grande mestre na arte de nos transmitir lições a partir do resultado ou consequência dos nossos atos, posições ou atitudes, embora não é prudente o arrependimento, mas reflexões para redirecionar futuras apostas, ainda que a política não seja um jogo, mas uma ação humana. E neste contexto/cenário que vamos refletir hoje sobre a situação do ex-candidado a prefeito Valberto Lima (SD) antevendo sem querer ser adivinho - nem profeta - suas chances de chegar a prefeitura em 2020.

As eleições municipais 2016 em Propriá foram atípicas e o resultado, levou uma candidatura surgida de uma brincadeira a uma vitória surpreendente, quando NINGUÉM em sã consciência acreditaria que Yokanaan Santana (PSB) lograria êxito. Mas concorreu para essa virada a adesão dos ex-prefeitos Renato Brandão (sem partido) e Luciano Nascimento (DEM), o primeiro de corpo e alma e o segundo discretamente, para mais à frente receber o apoio integral do então prefeito José Américo (PSC) e todo seu staff político e admistrativo. Desse coquetel saiu a vitória do atual prefeito Yokanaan Santana que conseguiu em menos de nove meses a proeza de ser classificada como a pior em 217 anos por pelo menos 75% da população.

■ Fatores adversos
Alguns elementos políticos precisam ser observados para compreender os limites das chances de vitórias do então candidato Valberto Lima em 2016. Ele começou e se manteve com os mesmos patamares eleitorais o que já anunciavam vitória permanecesse na disputa o então candidato Paulo Dantas (DEM) que não teria menos de 1200 votos. A desistência dele fez migrar algo em torno de 80% de seu espólio para o "liso" - ou "yoquinha" - e menos de 10% para o "barãozinho" - ou "doutor" (termos "carinhosos" criados pelo imaginário popular - o povo quer/ninguém quer).
■ Diga com quem andas...
Outro elemento limitador das chances eleitorais de Valberto Lima foram seus aliados, figuras classificadas como "viúvas" de Paulo Britto e que ficam pendurados de "galho em galho" como "moscas" voando de "bolo em bolo" - se me entendem.
■ Boa alma... e índole
E Esses fatores suplantaram as qualidades humanitárias e sem vícios políticos do conceituado médico e carismático ser humano predicados que agora se sobressaem diante do desmonte do "palanque" e do "mas do mesmo" que é a trágica gestão: não me toque".
■ Ainda está longe mas...
As eleições municipais ainda estão distantes. Temos além desse hiato temporal uma "ponte" chamada eleições 2018, além de mais três anos (e três meses) para o prefeito Yokanaan Santana "calafetar" a "canoa furada". Mas até lá Valberto não precisa "fazer chover"... basta continuar sendo exatamente quem é. "... pressinto que não sou, que apenas estou sendo. Antevejo paisagens, percebo a escalada ...", como anunciam os versos do saudoso poeta sergipano Mário Jorge nos idos da decáda de 1970.
■ Mensagem da semana
"Quando se é abatido o que não lutou sozinho, o inimigo ainda não venceu". - Bertolt Brecht.
__________
^ Claudomir Tavares (49) escreve aos domingos neste espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS