quinta-feira, 14 de abril de 2016

DIA DO RIO JAPARATUBA: Deputada Ana Lúcia apresentará projeto na Assembleia Legislativa

Data é simbolizada pela assinatura do Decreto n° 24.650 de 30/08/2007

Escolher uma data que simbolizasse um dia para homenagear e refletir sobre a importância, desafios e possibilidades em torno do maior patrimônio natural do Vale do Japaratuba não é uma tarefa fácil, diante da magnitude de eventos históricos que se constituíram em torno do "rio de muitas voltas".

A maioria delas está associada e relacionada a períodos sazonais, a eventos históricos pontuais, mas poucos contemplando a Bacia Hidrográfica, as cidades e comunidades localizadas as margens de sua calha ou seus tributários.

Não há como precisar a dada da "descoberta" ou "batismo", mas a presença do Imperador D. Pedro II em 16 de janeiro de 1859 seria a mais significativa, não fosse a navegação em menos de 1 km dr seu leito quando da visita a foz, ao povoado Porto Grande e às obras do Canal do Pomonga,  que ligaria os rios Japararuba ao Sergipe.

Ainda que revestidas de grande importância e relevância,  acontecimentos como elevação e emancipação a condição de vilas e cidades/municípios não tem alcance para o conjunto do que hoje corresponde a área de planejamento classificada como Bacia Hidrográfica.
Eventos como audiências públicas ou expedições promovidas por atores sociais do poder público e da sociedade civil são marcos de grande alcance, e poderia ser qualquer que fosse o destacado como tal, escolhido, mas seus efeitos estacionam na necessidade de novas conexões.

Assim, a escolha recai sobremaneira e forçosamente em uma data que tem sido referência de um processo que vem consolidar um conjunto de instrumentos legais que foram apropriados pela sociedade desde 1997 quando foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Neste tempo teve início em Sergipe um amplo processo de mobilização para instalação dos comitês de bacias hidrográficas no Brasil e em Sergipe.

O processo de instalação do CBHJ "iniciou-se em 2005, com base na metodologia participativa aplicada em diversos momentos e a proposta apresentada e aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos por meio da Resolução de nº. 06 de 27 de junho de 2007, oficializado pelo Decreto do Governo do Estado de Sergipe de nº. 24.650 de 30 de agosto de 2007 e publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe de º. 25.344 de 31 de agosto de 2007." (1)

E identificamos o 30 de agosto como sendo de forma simbólica o Dia do Japaratuba pelo seu alcance histórico,  cultural e contemplar do ponto de vista da representatividade os 18 municípios da bacia hidrográfica, pois nele convergem os três segmentos: Poder público, sociedade civil e usuários, representados por 48 membros entre titulares e suplentes.

Diante deste levantamento que está aberto às contribuições, já socializado entre os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, do Forum do Poder Popular e da SOS Rio Japaratuba, a deputada estadual Ana Lúcia Vieira Menezes (PT), coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais já havia se comprometido desde março de 2015, quando sugerido pelo professor e geógrafo José Joaquim Silva Santos, reafirmou o compromisso de apresentar nos próximos dias um Projeto de Lei instituindo o 30 de agosto como o Dia do Rio Japaratuba. 


por Claudomir Tavares, ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba.
Nota:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS