sexta-feira, 15 de abril de 2016

CRIME AMBIENTAL: Pescadores estariam envenenando peixes em Propriá/SE

Pescados estariam sendo comercializados na Banca do Peixe com indícios do ato ilícito.

Uma denúncia grave de crime ambiental e atentado contra a saúde pública estaria acontecendo na cidade ribeirinha de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju e praticado por pescadores no leito do Rio São Francisco.

Segundo a denúncia (confirmada por outras fontes), cujo autor preservamos aqui seu nome, "frascos de veneno tem sido encontrados na beira do rio". Ele conta que saiu a procura de informações e soube que "alguns desses pescadores usam veneno na água para deixar o peixe zonzo e pescar mais rápido", acrescenta.

É comum encontrar peixe boiando nas águas: "um pescador alertou que esses pescados são vendidos na Banca do Peixe (Mercado do Peixe Pescador Pedro dos Santos Lessa) - um indício do ato é encontrar o peixe na banca já com a barriga aberta, peixe envenenado", conclui.

A gravidade da denúncia e dos males que isso pode estar causando a população, carece de um posicionamento da Colônia de Pescadores Z-8, de intervencão do poder público através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde  (Setor de Vigilância Sanitária), de investigação da Adema/SE e do Ibama - e quem sabe do Pelotão Ambiental da Polícia Militar/SE e da Capitania dos Portos, sediada na cidade de Penedo/AL.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com - Tribuna da Praia ©2016.
É permitida a reprodução, desde que citada à fonte.

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS