quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Câmara Municipal de Pirambu homenageia os emancipadores do municipio

Durante a semana da Emancipação Politica do Município, o Tribuna da Praia dedica-se a recontar nossa história.

No ultimo dia 29, a Câmara Municipal de Pirambu através do  presidente da casa, Ivan Biriba Dórea (PR), leu o documento que homenageou os emancipadores de Pirambu, sendo eles, Dr. Euzápio Linhares, advogado, que liderou um movimento do qual fazia parte o senhor João Dórea do Nascimento, vereador de Japaratuba com base em Pirambu e Aguilhadas, Manoel Amaral Lemos , produtor rural, Abelardo do Nascimento, pescador, José Lauro ferreira, camponês-pescador, Xavier dos Santos e outras personalidades, que lançaram a pedra fundamental para que Pirambu conquistasse sua independência.

João Dórea do Nascimento se tornou o primeiro prefeito da história de Pirambu e, 28 de agosto de 1965, apo´s o município ter sido instalado em 08 de agosto do mesmo ano. Seu vice-prefeito foi Juarez Lopes Cruz, filho do então o prefeito de Japaratuba Mario Trindade Cruz.

O município de Pirambu foi criado em 26 de novembro de 1963, através da Lei Estadual Nº 1.234/63, tendo seu território desmembrado de Japaratuba a partir de uma propositura apresentada pelo deputado Estadual Nivaldo Santos, e sancionada pelo Governador João seixas Dórea.

O Presidente da Câmara de Pirambu, também homenageou o professor e historiador Claudomir Tavares pela contribuição histórica que tem dado ao município, cujo o documento lido foi de sua inteira autoria.

Leia mais sobre a Emancipação Politica de Pirambu em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS