quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Morador cobra agilidade na entrega do Plano Diretor de PIrambu

Durante a Sessão Plenária do último dia 27, o morador José Selvino, popularmente conhecido por Zé da carroça, utilizou o Plenário da Câmara Municipal para cobrar agilidade do Plano Diretor do Município de Pirambu.

 Selvino lembrou que no fim do ano passado, foi informado pelo Secretário de Comunicação da Prefeitura de Pirambu, Chico Freire, que o Plano seria apresentado durante o primeiro semestre de 2018.

De acordo com o Presidente da Câmara, Ivan Biriba Dórea (PR), "Estamos aguardando a chegada do Plano nessa casa, assim que chegar, será avaliado pelas Comissões". Ivan falou que hoje, dia 28, dará  uma resposta mais concreta ao morador Selvino.

A cobrança pelo Plano Diretor Municipal tem sido uma das pautas mais recorrentes pelos moradores de Pirambu. No fim do ano passado, um grupo de comerciantes foram a Câmara Municipal para também cobrar agilidade na entrega do Plano Diretor.

Ivan Biriba lembrou que ele não é o líder do Governo na Câmara Municipal, pois, até o momento, o Prefeito Élio (PSC) ainda não nomeou quem seria o responsável por essa função, mas, como nenhum vereador quis manifestar-se em relação ao questionamento do morador, José Selvino, então Ivan sentiu na obrigação de responde-lo.
____________
Jéssica Feitoza

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DENUNCIA DE POLUIÇÃO HÍDRICA DA EMPRESA MARATÁ SUCOS

A ONG água é vida, Associação de Defesa do Meio Ambiente, protocola denúncia contra a empresa Marata sucos da cidade de Estancia em Sergipe.

 Leia o documento da denúncia:

Digníssimo Sr. Dr. Francisco José de O. Gois.

Exmo. Curador do Meio Ambiente da Comarca de Estância

A O.N.G. Água é Vida, Associação de Defesa do Meio Ambiente, fundada em 29 de janeiro de 1998, 
Vem denunciar um CRIME AMBIENTAL, de grande monta e grave impacto negativo, praticado pelas Indústrias Maratá, situada à BR 101 em Estância Se.

A referida Indústria, nobre PROMOTOR DE JUSTIÇA, não vem tratando seus resíduos e efluentes de maneira satisfatória, conforme preceitua a Legislação Ambiental. Veja vídeo e fotos em anexo.

Pedimos providências na resolução desse caso, ‘punindo exemplarmente’ a referida Indústria poluidora, solicitando o compartilhamento da ADEMA e Secretaria do Meio Ambiente de Estância, exigindo que seja efetuado um PRAD, PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, pois, a região ora impactada é uma área de APP “ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE,” contendo uma grande reserva de mata ciliar com uma gama de diferentes espécies da Mata Atlântica, fontes e nascentes e uma variada diversidade de animais da nossa fauna silvestre que ainda sobrevive por aquela redondeza.

A região sofre esse grande impacto por razão de uma gama de lagoas de estabilização de efluentes de antigas empresas que faliram e alugaram seus antiquados processos de tratamento de efluentes de décadas passadas que certamente estão poluindo o solo, o ar e o RIO PIAUITINGA, lançando seus efluentes contaminantes, antes da ECA Estação de Captação de Água do SAAE, que abastece a população estanciana e que certamente terá grande influência na saúde de seus moradores. 

As Empresas Maratá, instalada em Estância, estão dando um mau exemplo de sustentabilidade se for comparada a outra do mesmo ramo que é a Trop Fruit do Nordeste, que já vem fazendo reuso de água e desativou todas as suas lagoas de estabilização de efluentes. Consideramos esse ato cometido pela Maratá de desrespeito e falta de compromisso com a população estanciana, que tão bem a tem recebido.

Precisamos dar um tratamento diferenciado para essas empresas poluidoras em Estância, Excelentíssimo Promotor. Temos conhecimento, das grandes benesses concedidas a essa Empresa, até de “isenção de impostos”, para quem não merece essa grande atenção e parceria do Governo do Estado e do Município, pois, tratam de forma relapsa o nosso meio ambiente, que vem causando problemas sérios de saúde em nossa população e a perda de nossa rica biodiversidade natural. O custo ficará sempre maior que o benefício, porque sustentabilidade sempre se dará com correção ecológica, justiça social e viabilidade econômica, nada além dessas três prerrogativas. Creio que a hora é chegada, a NATUREZA AGRADECE.


Atenciosamente.

Luiz Alberto Palomares
Presidente da ONG ÁGUA É VIDA

Secretarias de Japaratuba e Pirambu criam rede integrada

A troca de experiências é uma das principais fontes de inspiração e aquisição de conhecimento, *permitindo assim o surgimento de novas, boas ideias e o encontro de todas elas*.

Pensando nisso, estiveram reunidos nesta segunda-feira, (26), os secretários municipais de Cultura das cidade de Japaratuba e Pirambu, Périclys Rocha e Thiagony Hellen respectivamente.



*De acordo com Périclys, a ideia do encontro foi o de agregar projetos, unir ações* e enriquecimento profissional - municipal na elaboração de atividades culturais nas duas cidades.

*”O objetivo principal do encontro foi a troca de experiências e ideias a respeito do funcionamento de projetos realizados na cultura desses municípios*”, enfatizou.

Dentre os assuntos abordados, o Festival de Artes de Pirambu, o Festival de Poesia, o Centro Artesanal, dentre outros.

*”A intenção é que além de fomentar a prática da cultura local, a parceria entre as duas secretarias promova uma maior visibilidade no âmbito intermunicipal*”, ressaltou Thiagony.

Com essa integração, será possível dialogar e conhecer projetos das secretarias visando *firmar possiveis parcerias para desenvolvimento de projetos durante 2018*.
Participaram da reunião, os funcionários da Secretaria de Cultura de Pirambu: Sandra, Kerilene e Kimayr.

Secretaria de Comunicação Social 
Prefeitura de Japaratuba

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EXCLUSIVO: Pesquisa aponta líderes para o Governo, Senado, Câmara e Assembleia

Por, NE Notícias

Veja os números da primeira pesquisa eleitoral de 2018, em Sergipe, sobre as eleições de outubro,registrada na Justiça Eleitoral:

CARGOS *Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual*
AMOSTRA *1200*
PERÍODO *07 à 10 de fevereiro de 2018*
FONTE DE RECURSOS *Pesquisa realizada com recursos próprios*
EMPRESA CONTRATADA *INSTITUTO FRANCA DE PESQUISA*
MARGEM DE ERRO *2,8%*


INTERVALO DE CONFIANÇA *95%*
ABRANGÊNCIA: Estado de Sergipe

GOVERNO


Em 2018 teremos eleições para governador de Sergipe. Se as eleições fossem hoje em quem o(a) Sr(a) votaria para governador? (ESPONTÂNEA) 

Eduardo Amorim 6,8 
Jackson Barreto 2,5 
Belivaldo Chagas 2,0 
Senador Valadares 1,9 
André Moura 1,4 
Mendonça Prado 1,1 
Vera Lúcia 0,7 
Dr Emerson 0,4 
Valadares Filho 0,3 
Edvaldo Nogueira 0,2 
Joao Alves 0,2 
Milton Andrade 0,1 
Márcio Souza 0,1 
João Tarantela 0,1 
Professor Dudu da CUT 0,1 
Rogério Carvalho 0,1 
Nenhum/Branco/Nulo 20,1 
Não sabe/Indeciso 61,9 

Em 2018 teremos eleições para governador de Sergipe. Se as eleições fossem hoje e você tivesse que escolher entre estes candidatos a governador, em qual deles o(a) Sr(a) votaria?

Eduardo Amorim 21,5
Belivaldo Chagas 8,7
Mendonça Prado 5,7
Vera Lúcia 4,6
Dr Emerson 3,5
Professor Dudu da CUT 1,4
Márcio Souza 1,1
Milton Andrade 0,9
João Tarantela 0,8
Nenhum/Branco/Nulo 38,5
Não sabe/Indeciso 13,3

Em 2018 teremos eleições para governador de Sergipe. Se as eleições fossem hoje e você tivesse que escolher entre estes candidatos a governador, em qual deles o(a) Sr(a) votaria?

Senador Valadares 15,1
Belivaldo Chagas 8,6
Mendonça Prado 6,3
Vera Lúcia 5,1
Dr Emerson 3,8
Professor Dudu da CUT 1,6
Márcio Souza 1,3
João Tarantela 1,2
Milton Andrade 1,0
Nenhum/Branco/Nulo 42,6
Não sabe/Indeciso 13,4

Em 2018 teremos eleições para governador de Sergipe. Se as eleições fossem hoje e você tivesse que escolher entre estes candidatos a governador, em qual deles o(a) Sr(a) votaria?

André Moura 9,8
Belivaldo Chagas 9,0
Mendonça Prado 7,7
Vera Lúcia 5,4
Dr Emerson 4,5
Professor Dudu da CUT 1,8
Márcio Souza 1,5
João Tarantela 1,3
Milton Andrade 0,9
Nenhum/Branco/Nulo 44,4
Não sabe/Indeciso 13,7

Havendo um segundo turno na eleição para governador, se os candidatos forem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

André Moura 16,0
Belivaldo Chagas 15,0
Nenhum/Branco/Nulo 55,2
Não sabe 13,8

Havendo um segundo turno na eleição para governador, se os candidatos forem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

Senador Valadares 25,8
Belivaldo Chagas 13,0
Nenhum/Branco/Nulo 48,1
Não sabe 13,1

Havendo um segundo turno na eleição para governador, se os candidatos forem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

Eduardo Amorim 28,7
Belivaldo Chagas 13,6
Nenhum/Branco/Nulo 43,9
Não sabe 13,8

E em qual destes candidatos a governador o senhor NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?

André Moura 12,1
Eduardo Amorim 8,7
Vera Lúcia 6,6
Belivaldo Chagas 5,8
Mendonça Prado 5,2
João Tarantela 4,9
Senador Valadares 3,6
Dr Emerson 2,1
Professor Dudu da CUT 2,0
Márcio Souza 1,4
Milton Andrade 1,3
Nenhum/Branco/Nulo 25,4
Não sabe/Indeciso 20,9

*SENADO FEDERAL*

Em 2018 também teremos eleições para o Senado, ocasião em que o(a) Senhor(a) escolherá dois nomes de candidatos para votar. Se as eleições fossem

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Angélica perde por 2 a 0 no STJ e pode deixar de ser conselheira do TCE

Não é fácil a permanência de Angélica Guimarães no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça, a ex-presidente da Assembleia Legislativa perde por 2 a 0.

Com o pedido de vista do ministro Raul Araújo Filho, Benedito Gonçalves, ministro relator da ação penal 862, considerou o processo concluso, pronto para julgamento.
O relator já votou por sua condenação.

O Ministério Público Federal acusa Angélica de peculato, falsidade ideológica e crimes contra a fé pública no processo que apura seu envolvimento no caso das subvenções da Assembleia Legislativa.

O julgamento pode continuar na próxima sessão da Corte.

______

Por NE NOTÍCIAS, da Redação
 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Denúncia: Pescadores reclamam de possível envenenamento da água do rio Japaratuba.


Foto: Whatsapp

Ginaldo Moura Nascimento é pescador do rio Japaratuba há mais de 30 anos e afirma que "o aspecto da água amarelada está matando os peixes do rio deixando-os sem oxigênio". Várias espécies estão sendo afetadas.

Ginaldo é morador do povoado Bebedouro em Pirambu, e  afirmou que está indignado com as condições da água do rio Japaratuba, que sofre por  envenenamentos constantes. 

Foto/ Whatsapp


A informação é de que a contaminação tenha vindo de uma usina de carvão da cidade de Capela. 

O vazamento de dejetos tem posto em risco  a vida não só dos peixes,mas também, dos moradores daquela localidade que necessitam do rio para sobreviver.

A certeza da impunidade em nosso país garante aos criminosos vida longa e abundante na exploração da natureza pela afirmação do capitalismo. 


_________
Jéssica Feitoza

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

NA BARRA: Administração Airton Martins (MDB) como refrigerante... de dois litros

Um cidadão bastante antenado com a política de Barra dos Coqueiros, avaliando a gestão do prefeito Airton Martins (MDB), a comparou com um refrigerante de dois litros: "depois da metade perde o gás", disse acrescentando que "as energias agora se concentram na pré-campanha de Adailton Martins (irmão do prefeito) que tentará uma vaga de deputado estadual . Opine: 079 9 9973.6883!

por ClaudOmir Tavares (Rádio Pomonga/Serigy)

Clique aqui - http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8 - 
para ouvir nossa rádio

Câmara Municipal Vazia: Povo sem poder!!

Caro leitor pirambuense, o  que podemos esperar do ano de 2018 se o povo nem vai a sua casa?


Sim, é verdade,  estamos desacreditados da classe politica brasileira, e em Pirambu não poderia ser  diferente, mas, precisamos persistir na busca por uma sociedade melhor.

O que estamos fazendo pelas futuras gerações de Pirambu? Quais exemplos estamos dando?

Todo poder emana do povo! É verdade, mas, se nós cidadãos não  cuidarmos desse poder. tudo estará. de fato, perdido.

No primeiro dia de Sessão Parlamentar na Câmara Municipal de Pirambu, ocorrido no último dia 20, quem esteve presente no plenário,  com certeza, esperou  por mais pessoas presente. No entanto, nem quem é contra, nem muito menos  quem é a favor da administração  compareceu á casa do povo.
No dia seguinte ... o vazio permanecia do mesmo jeito!

Quais mudanças devemos esperar  para 2018 se o cidadão não colaborar com nossos governantes?

Quem pode reclamar da educação, da merenda escolar, do saneamento básico, da ausência de remédios no posto de saúde, das dotações orçamentárias, e de tantas outras coisas que acostumamos serem corriqueiras? Quem pode reclamar?

 As esquinas não têm legitimidade como espaço de discussões, de igual forma, as redes sociais não constituem uma esfera pública de poder.

Quem pode reclamar do vereador que não trabalha? Do vereador que só   presta assistência ao seu "curral eleitoral" sem importar-se com os problemas da comunidade? Em outras palavras, esse parlamentar utiliza o dinheiro público para garantir seu percentual eleitoral, ou seja, trabalhando para sí mesmo com o nosso dinheiro.

Você sabia que tem vereador em Pirambu que se quer abriu a boca o ano passado durante as sessões? Sim, sabemos que na Câmara de Pirambu tem vereador com esse perfil.

Têm aqueles  que não se arriscam em cobrar melhorias da assistência social e nem pautam o desenvolvimento econômico, porque se beneficiam-se da pobreza dos cidadãos.

Por isso, nobre leitor, futuro eleitor, visite a Câmara! Comece a cobrar dos nossos parlamentares um futuro para as novas gerações, para que nossos filhos não precisem sair de nossa cidade em busca de emprego e de dias melhores.

 Lute por aqueles que não têm oportunidade de reivindicar.

______
Jéssica Feitoza


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Polêmica: Clébio Gomes (PMDB) retoma discussões sobre a taxa de iluminação pública

 "Essa Lei é um assalto  ao bolso principalmente dos comerciantes pirambuenses". Afirma.

Na primeira Sessão Plenária de 2018, ocorrida no último dia 20, Clébio Gomes (PMDB) disse que solicitou as cópias dos Pareceres das Comissões que aprovou o Projeto de Lei  que  aumentou a taxa de Iluminação Pública de Pirambu em 2016, mas, foi informado pela secretária da Câmara Municipal que os documentos ainda precisavam ser encontrados. 



O vereador disse que irá tomar providencias sobre a suposta perda da documentação  na justiça, e disse também que se sentia indignado com a sensação de desconfiança gerada entre os próprios parlamentares. Clébio ressaltou que todo cidadão tem o direito de solicitar qualquer documentação pública na Câmara.

De imediato, o funcionário da Câmara Valdezito Rodrigues adentrou no Plenário da Câmara com posse dos documentos que havia sido alegado por Clébio de possível perda.

O presidente da Câmara Ivan Biriba Dórea (PR), explicou que  toda a documentação solicitada seja por cidadão comum, ou por algum parlamentar deverá aguardar o prazo mínimo de 10 dias. Ele também falou que por se tratar de um documento de outra Gestão Parlamentar do ano de 2016, é normal que leve um tempo para ser encontrado, mas, de forma nenhuma o documento estaria perdido "O documento está na casa". Afirmou Ivan Biriba.

Enquanto isso, o caso da denúncia sobre a taxa de Iluminação Pública  toma corpo no MPE, Ivan Biriba falou que recebeu 15 dias de prazo para enviar os documentos referentes aos pareceres das Comissões que  votou no aumento da taxa de iluminação pública de pirambu em 2016.

ERRATA!!

Quando publicamos que "De imediato, o funcionário da Câmara Valdezito Rodrigues adentrou no Plenário da Câmara com posse dos documentos que havia sido alegado por Clébio de possível perda. Segundo Clébio, "Ontem, Valdezito foi entregar a cada parlamentar  a declaração de imposto de renda, e não a documentação solicitada por mim, que inclusive já pedi judicilamente". Conclui.

___________
Jéssica Feitoza


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Câmara Municipal de Pirambu retoma os trabalhos hoje, dia 20

Após 02 meses em recesso, a Câmara Municipal de Pirambu retoma os trabalhos hoje, dia 20 de fevereiro de 2018.
A sessão, como de costume, iniciará a partir das 19:30.

 Alguns vereadores prometem surpresas para este ano de 2018,  e garantem defender suas posições ainda neste primeiro dia de Sessão Parlamentar. Outros, porém,  fazem questão de mostrar que não estão nem aí para os eleitores ou para a opinião pública, e pouco se manifestam durante as sessões. 

Aguarde e descubra quem são estes. Tudo isso e muito mais você acompanhará pelo poder da imprensa pirambuense resguardada pelo jornal Tribuna da Praia online.

___________
Jéssica Feitoza

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Xavier se pronuncia em redes sociais sobre boatos em apoio ao Prefeito Élio Martins (PSC)


  Diante das pressões realizadas em redes sociais por eleitores da oposição de Pirambu, o vereador  Wéverton Xavier (Rede), se pronunciou nesta manhã do dia 17 no Grupo de Whatsapp Pirambu Nossa Terra.

Confira:

"Em resposta a comentários maldosos com intuito de denigrir a minha postura como parlamentar,  homem público e consequentemente ao grupo,  partido Rede, o qual faço parte orgulhosamente.

Quero deixar bem claro, o que  for para o bem do meu povo e desenvolvimento de minha cidade eu voltarei com minha consciência, outros temas polêmicos que possam colocar em dúvidas o bem comum, levarei para análise do grupo partidário como tenho feito até hoje.

Em um ano de mandato tenho minha cabeça erguida e uma postura digna perante meus eleitores, amigos e familiares . Acredito que sempre exerci o meu papel honrosamente, e
 toda vez que se fizer  preciso  encontrar ou receber a visita que seja do prefeito, vice,  vereadores ou seja lá quem for, será em busca de um bem comum para a população e para isso não preciso estar encima ou embaixo de palanques".  Vereador Xavier.

_______
Jéssica Feitoza

CONJUR: Testemunhas dizem ter sido induzidas pelo promotor que denunciou André Moura

Ao pedir a condenação do deputado André Moura (PSC-SE), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que o Supremo Tribunal Federal dispense os depoimentos que colheu. Para ela, os depoimentos prestados ao Ministério Público de Sergipe “têm maior valia probatória”, embora não tenham passado pelo contraditório, “pois contemporâneos aos fatos”.

Nas alegações finais nas três ações abertas contra o parlamentar, Dodge afirma que, como os depoimentos prestados ao Supremo contradizem os testemunhos ouvidos pelo promotor que tocou os inquéritos na origem, devem ser dispensados. Além disso, argumenta a PGR, “as provas que amparam a imputação não foram infirmadas por qualquer contraprova trazida pela defesa”.
André Moura é acusado em três ações que tratam da mesma coisa: uso da máquina pública de Pirambu, no litoral sergipano, em benefício próprio.

 Hoje deputado, ele foi prefeito da cidade entre 1997 e 2004. De acordo com a denúncia, depois de ter conseguido fazer o sucessor no Executivo municipal, Moura passou a pressioná-lo para ceder funcionários, carros e linhas telefônicas da prefeitura para uso pessoal. O MP também diz que ele usou R$ 874 do município para comprar “gêneros alimentícios”. O relator das ações penais é o ministro Gilmar Mendes.
O inquérito contra André Moura corre no Supremo desde 2011, quando ele assumiu o mandato de deputado federal e ganhou prerrogativa de foro. As investigações, no entanto, já existiam há alguns anos, e já havia até resultado em ações de improbidade.

Entre maio de 2011 e novembro de 2015, quando a denúncia foi recebida, o inquérito foi instruído pelo Supremo, a pedido da PGR, e “inúmeras testemunhas” foram ouvidas, segundo a advogada de André Moura, Maria Cláudia Bucchianeri. O problema, conforme a própria Raquel Dodge explica nas alegações finais, é que em juízo as testemunhas contradisseram o que haviam dito ao promotor em Pirambu.
Há testemunhas que dizem ter sido induzidas pelo promotor que tocou o caso a acusar o deputado. Um dos motoristas apontados pela acusação de ter prestado serviços a André Moura relatou ter ficado menos de um minuto dentro da Promotoria. Segundo ele, depois de ter sido recebido no gabinete do promotor, recebeu um papel para que assinasse. Depois ele disse ao juiz instrutor do Supremo que o papel era o testemunho dele, que já chegou pronto para ele confirmar.

As investigações começaram em meio a disputas políticas. A denúncia que motivou a abertura do inquérito foi feita pelo então prefeito de Pirambu, Juarez Batista dos Santos, que era do mesmo grupo político que Moura, mas rompeu com ele pouco antes do início das apurações.
Santos contou ao MP de Sergipe ser o “prefeito de direito” de Pirambu, enquanto Moura era o “prefeito de fato”. Mas isso durou até 2007, quando ele avisou Moura de que não poderia mais atender aos seus pedidos. Dias depois, continuou Santos, quatro homens encapuzados tentaram invadir sua casa. Ele se sentiu ameaçado e decidiu ir ao MP.

A versão da defesa é diferente. Santos decidiu romper com o grupo de Moura para aderir ao do então governador do estado, Marcelo Déda (PT-SE), morto em 2013. Prova disso é que ele tornou-se secretário do governo pouco depois da denúncia que fez ao MP.

Para a advogada de André Moura, a versão de seu cliente ficou clara nos depoimentos prestados ao juízo. “Os numerosos depoimentos colhidos pelo Supremo Tribunal Federal, sob o crivo do contraditório, foram unânimes no sentido de inexistência de qualquer ilícito do deputado”, afirma.
Maria Cláudia Bucchianeri também se disse “surpresa” com o pedido da PGR de dispensa dos depoimentos colhidos pelo Supremo. Para ela, Raquel Dodge escolheu “dar prevalência a depoimentos prestados unilaterais, prestados há muitos anos perante o MP de Sergipe, não encontra nenhum respaldo na lei, doutrina ou jurisprudência”.

De fato, a jurisprudência do Supremo é contra a condenação apenas com base nas provas do inquérito. O STF entende que as provas colhidas no inquérito policial só podem ser tratadas como indícios, já que não passaram pelo contraditório nem pelo crivo da ampla defesa.

O Superior Tribunal de Justiça tem entendimento parecido. E por isso trancou as três ações de improbidade abertas contra André Moura pelo desvio de recursos da Prefeitura de Pirambu. Nos três casos, o juiz responsável pelo caso decidiu usar as provas do inquérito para instruir os autos, sem que a defesa pudesse contrapor os depoimentos. Aplicou aos processos o julgamento antecipado.
Nos três casos, no entanto, o STJ considerou que as acusações precisavam de “instrução probatória”, já que o inquérito, unilateral, não pode receber o tratamento de prova, apenas de indício.

_____
Por,Conjur.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O cão raivoso da lei começa a morder o pitbull sergipano de Michel Temer

Por Genaldo de Melo


Sergipe é o menor Estado da Federação, mas é povoado por uma população séria, trabalhadora e que em muitos casos se presta ao papel de reserva moral, pela capacidade de imprimir uma marca de um povo distante da desonra e de coisas erradas, principalmente na política. Mas de vez em quando aparecem no cenário político personagens que envergonham quem nasceu sergipano e tem orgulho de ser daquele rico pedaço de chão à beira do Rio São Francisco.

Nos últimos tempos acompanhamos casos vergonhosos de sergipanos que se arvoram como representantes do povo, mas não passam de nada mais nada menos do que aves de rapinas ambulantes pelos bastidores de Brasília. Personagens que como representantes da maioria, segundo os resultados das urnas, trabalham apenas em favor de seus grupelhos políticos e de seus próprios cofres particulares.

Não bastasse o ridículo papel representado pela senadora Maria do Carmo Alves, que ludibriou os eleitores sergipanos e se tornou uma mera visitante do Congresso Nacional, e em pleno final de carreira apresentou projeto de lei para prejudicar os funcionários públicos com prováveis demissões por falta de desempenho, aparece mais um dessa vez para envergonhar quem é sergipano.

Trata-se não de um personagem comum no cenário político brasileiro, já que o mesmo foi alçado à condição de líder do governo ilegítimo que assaltou nossa democracia. Trata-se do deputado federal André Moura, “cidadão” do município de Pirambu, que recentemente representou o papel da intolerância contra os criminosos, pois segundo o mesmo “bandido bom, é bandido morto”.

O problema dele é que ele é réu em três ações penais, e é investigado em outros três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Também é acusado de formação de quadrilha e crime de responsabilidade, e além disso, ele é alvo de investigações por tentativa de homicídio, corrupção, apropriação de dinheiro público em função do cargo público (peculato) e fraudes em licitações públicas. Duas dessas apurações se referem à Lava Jato.

Mas como lugar de bandido não é nem mesmo na cadeia, é no próprio cemitério, pois para ele “bandido bom, é bandido morto”, ele mesmo precisa explicar agora para o povo sergipano no sentido mais literal da palavra o que significa mesmo o termo bandido.

Agora com Raquel Dodge e a Procuradoria Geral da República em seu encalço, querendo de três a quinze anos no xilindró, e para devolver o dinheiro desviado da Prefeitura Municipal de Pirambu, o que o “nobre” deputado federal líder de Michel Temer na Câmara dos Deputados, vai dizer mesmo para seus eleitores inocentes, porque os mais conscientes vão lembrar disso nessas eleições de outubro? A máscara sempre pode cair quando o cão raivoso da lei começa a morder os tornozelos!


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Pirambu: Prefeito faz avaliação do Carnaval 2018


No último dia de folia no Melhor Carnaval de Sergipe, o prefeito de Pirambu, Élio Martins, fez uma avaliação positiva sobre o grande evento realizado pelo Governo Municipal. Esse é o sexto carnaval promovido pelo prefeito em sua gestão, desde 2013.

“Foram quatro dias de festa, e só temos saldo positivo com relação a segurança durante todo o evento. Pois essa sempre é nossa principal preocupação, promover um evento de paz e alegria, e graças a Deus não tivemos nenhuma ocorrência de grandes proporções”, disse. 

O prefeito também destacou o grande trabalho realizado na área da saúde, disponibilizando mais guarda-vidas na praia e também no rio. “Fizemos antecipadamente, todo um planejamento para garantir a segurança dos banhistas, pois Pirambu é uma cidade praiana e o fluxo sempre aumenta em épocas festivas no município. Todos os nossos profissionais estão devidamente equipados com boias de salvamento, coletes, macas, binóculos, apitos, bandeiras de sinalização, sombreiros, e também contam com o uso do Jet Ski do município”, declarou. 

Com relação ao público, Elinho se disse bastante emocionado por ver o grande fluxo de turistas e recorde de público comparado aos demais eventos realizados recentemente no município. “Esse foi o maior Carnaval dos últimos anos. Festa em Pirambu não é gasto, é investimento. Pois alavanca a nossa economia local proporcionando aos supermercados, padarias, pousadas, restaurantes e demais comerciantes, um lucro consideravelmente maior com um retorno imediato”, disse o prefeito.

Na segurança geral do evento, foram implantadas diversas câmeras com monitoramento de toda a cidade, onde na central, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, se integra de todos os acontecimentos do evento. “Pegamos todos os pontos mais movimentados da cidade, como o percurso dos trios elétricos, Orla, Terminal Turístico, Praça de Eventos e a entrada da cidade, onde as câmeras são monitoradas 24 horas por dia em tempo real e vai direto para a polícia, então qualquer situação suspeita que esteja acontecendo, eles estarão imediatamente resolvendo o problema”, afirma Elinho ressaltando todo o trabalho realizado pela Secretaria.

Por fim, o prefeito agradeceu a todos que trabalharam incansavelmente para fazer de Pirambu, o melhor Carnaval do Estado de Sergipe. “Me sinto muito orgulhoso de todas as equipes que se empenharam e trabalharam com união antes e durante os quatro dias de folia em nossa cidade. Agora vamos trabalhar para continuar nossas ações e planejamentos para tornar o nosso município ainda melhor”, finaliza Elinho. 

Secom/Pirambu
#CidadeDeGenteFeliz
#MelhorCarnavalDoEstado

Tribuna da Praia realiza pesquisa no comércio local sobre as vendas durante o carnaval de Pirambu

Será culpa da crise?


Nesta manhã do dia 14 de fevereiro, o Tribuna da Praia realizou uma pesquisa com os comerciantes locais sobre o desempenho das vendas durante o carnaval no município de Pirambu.

Sim, de fato, é inegável o desempenho da Prefeitura Municipal de Pirambu para tentar de várias formas fazer com que as vendas durante o período de carnaval superassem a queda nas vendas do comércio local do cotidiano, mas, para a maioria dos donos de estabelecimentos, a expectativa não foi alcançada.


O índice negativo de vendas aumentou quando os itens listados eram produtos alimentícios. Muitos comerciantes investiram em frios, verduras e fest fulds, mas, o prejuízo ficou nas prateleiras. Cerveja e Cigarro foram recordes de vendas.

No entanto, a maioria dos comerciantes reconheceram que a estrutura da festa estava bem-feita, avaliaram a segurança de forma positiva e eficiente,  a organização e limpeza estavam de parabéns, porém, quanto a divulgação do evento, esperou-se um pouco mais de antecedência.

Foto: Seccom
Mauro Wilson de Jesus disse que " Esperei vender mais, porém, não tenho do que reclamar". Afirmou.

A comerciante Elóisa do Comercial "Deus é Grande" disse que esperava também vender um pouco mais neste carnaval, mas, reconhece que os foliões que visitam Pirambu, a maioria deles, já vêm abastecidos de compras.  Afirmou.

O comerciante Tony Willian afirmou que não conseguiu vender nenhum tipo de frios, e por incrível que pareça, o item que mais vendeu foi sal, cerveja e cigarro que também não geram lucro quase nenhum.

Para os antigos vendedores que possuem barracões na praia de Pirambu, o resultado das vendas foi ainda mais lastimável, mais da maioria não conseguiram vender se quer metade de seus produtos.

Quarta- feira de Cinzas

O Governo Municipal tentou...

No domingo de carnaval durante a noite, muitos foliões foram barrados ainda na entrada da festa com Caixas Térmicas contendo bebidas.  A alegação  de tal medida imposta pelos seguranças da festa teria sido para garantir as vendas dos ambulantes, mas, a expectativa de vendas para estes, também não foram superadas.




_______
Jéssica Feitoza


Xavier (Rede) teria “pulado” para o lado dos Mouras?

A reportagem do Tribuna da Praia foi apurar os “disse me disse”envolvendo o  vereador Wéverton Xavier (Rede) sobre a possível aliança com o Prefeito de Pirambu Élio Martins (PSC).

Entenda o caso...

 No primeiro dia de carnaval, no sábado dia (10) foi anunciado em praça pública pelo locutor da festa o nome do vereador Xavier como um dos vereadores que estaria  apoiando o prefeito Elio.

(...) Mas, de fato, Xavier teria feito uma aliança com o Prefeito Élio Martins, que por hora foi tão criticado por ele?

Em entrevista por telefone, Xavier respondeu que ficou de "boca aberta" quando soube dessa divulgação durante a festa citando seu nome em praça pública como sendo um dos aliados do prefeito.

“Não estou sabendo de nada a respeito de aliança nenhuma”. Afirmou o vereador Xavier.

__________
Jéssica Feitoza


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Matéria sobre artesanato do Alagamar, em Pirambu, concorre ao Prêmio Nacional do Banco do Nordeste

Escrita pelas Jornalistas Jéssica Feitoza e Laíse Letícia Santos, a matéria Alagamar, a arte que sustenta um lugar, uma terra rica de gente humilde, veiculada em julho do ano passado no Portal Tribuna da Praia online, concorre a edição 2018 do Prêmio BNB de jornalismo, promovida pelo Banco do Nordeste na categoria profissional.

O resultado será divulgado em abril deste ano, e oferece uma oportunidade de divulgar não só para Sergipe, mas, para todo Brasil o artesanato pirambuense.

A matéria que concorre ao prêmio nacional, na categoria jornalismo online, revela antes de tudo, a beleza do artesanato alagamaense, produzido com a bravura  e delicadeza de mulheres que precisam ir cortar no mato a fibra do ouricuri para a fabricação do artesanato.

Juntas, elas promovem o desenvolvimento sustentável do povoado Alagamar numa tradição centenária. A fabricação do artesanato da palha do ouricuri, uma planta nativa da região, é utilizada pelos moradores desde gerações antigas para a fabricação de utensílios domésticos.


Segundo relatos de historiadores,  Alagamar foi povoado ainda no século 19, na época da escravidão por negros refugiados  da província de Estância.

Com mais de 200 anos, somente na década de 90, através do morador José dos Santos, mais conhecido por "Zé pedreiro", foi possível provar junto ao Congresso Nacional em Brasília a identificação de comunidade remanescente de quilombo. O artesanato é a renda complementar da maioria das famílias que vivem na comunidade.

O Prêmio BNB considera reportagens sobre ações promotoras de desenvolvimento regional e iniciativas ou atividades economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitam o principio da diversidade cultural.


__________

Tribuna da Praia , da Redação

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Banda Calcinha Preta terá de indenizar autor de música de sucesso por violação de direitos autorais



O autor da música “Meu Grande Amor”, Renato Constandt Terra, deverá ser indenizado pela Banda Calcinha Preta, pela Nordeste Digital Line S.A. e pelo empresário musical Gilton Andrade Santos, de forma solidária, por violação de direitos autorais.

O relator do recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Paulo de Tarso Sanseverino, manteve em R$ 35 mil o valor estabelecido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) pelos danos morais e entendeu que os danos materiais devem ser calculados com base em seis das dez faixas do CD, consideradas as 300 mil cópias vendidas.

O autor moveu ação de indenização pela produção desautorizada de 300 mil CDs, pela omissão de seu nome nos exemplares, pelo não pagamento dos direitos sobre as vendas e por perdas e danos, em razão do que deixou de ganhar com a música que alavancou a comercialização do álbum.

Tema de novela

A sentença reconheceu que houve a utilização da obra de forma ilegal e condenou solidariamente os réus a pagarem indenização calculada sobre o total de 300 mil CDs vendidos. A reparação por dano moral foi arbitrada em R$ 20 mil.
Conforme os autos, Renato Terra foi remunerado por sua participação em 197.192 cópias do CD, mas 102.808 cópias ficaram sem remuneração.

O TJRJ aumentou os danos morais para R$ 35 mil. Quanto aos danos materiais, entendeu que não poderiam ser calculados sobre o valor integral da venda dos CDs, o qual remunerava também os autores de outras composições.

O TJRJ reconheceu, porém, que o sucesso do disco se deveu especialmente à música “Meu Grande Amor”, que até foi tema de novela. Por isso, reformou a sentença para determinar que os danos materiais tivessem por base o valor de cinco faixas do CD, de autoria ou produção dos réus, além da faixa de autoria de Renato Terra, mas descontando-se das 300 mil cópias as 197.192 que já haviam sido objeto de remuneração.

Novo cálculo

De acordo como o ministro Sanseverino, a jurisprudência do STJ firmou-se no sentido de que “a indenização pelos danos materiais experimentados pelo autor que vê seus direitos violados por contrafatores em obra coletiva deve ser proporcional ao trabalho de sua titularidade, sob pena de se promover seu enriquecimento sem causa”.

Para o ministro, o tribunal fluminense acertou ao afastar a indenização sobre o valor integral do CD, já que o autor é titular de direito apenas sobre uma das dez faixas que compõem o disco. Da mesma forma, Sanseverino considerou correta a decisão do TJRJ ao garantir ao autor parte dos lucros obtidos pelos réus com as demais obras (cinco das dez faixas), pois ficou demonstrado no processo que o fenômeno de vendas do CD decorreu em grande parte da obra de Renato Terra.

No entanto, Sanseverino observou que o pagamento anterior das 197.192 cópias havia remunerado apenas os direitos autorais relativos à música “Meu Grande Amor”. Em seu voto, acompanhado de forma unânime pela Terceira Turma, o ministro determinou que a indenização sobre as cinco faixas de autoria ou produção dos próprios réus incida sobre a totalidade das 300 mil cópias.

Juros

O acórdão do TJRJ também foi reformado em relação aos juros de mora, pois determinou que deveriam incidir a partir da citação. O relator explicou que a utilização de uma obra autoral em público ou para fins comerciais deve “sempre e necessariamente ser antecedida da expressa autorização do autor”, como estabelecem os artigos 29 e 68 da Lei 9.610/98.
No entanto, conforme destacou o relator, foram vendidos milhares de CDs sem a prévia autorização do compositor e, ainda, sem a ele atribuir a autoria.

“Inegável, assim, a ocorrência de ato ilícito, razão pela qual a regra do artigo 398 do Código Civil deve incidir quanto ao termo inicial dos juros de mora, tendo como marco inicial a data da prática de cada ato ilícito”, acrescentou.



quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ARTIGO: História do Carnaval de Pirambu – Parte I

_Assim como os demais carnavais de Sergipe, em Pirambu resumia-se ao mela-mela com maizena, pó e farinha de trigo._
A história do Carnaval de Pirambu rende algumas das mais belas páginas da trajetória das festas populares em Sergipe e evoluiu dos antigos entrudos muito comum em nosso estado e que de resto, apenas um povoado, entre Aguada (Carmópolis) e Pinga-Fogo (Genaral Maynard) como testemunho desta manifestação cultural.
Até o início dos anos 80 do século passado, sua manifestação resumia-se ao mela-mela de pessoas com maizena, pó, e farinha de trigo. Machinhas de carnaval e músicas do gênero eram ouvidos em rádios de pilha e “radiolas/vitrolas”, posteriormente em toca-fitas cassetes, adquiridas em Aracaju e cidades da região, como Japaratuba, Carmópolis, Capela e Maruim.
■ Os bailes
Os bailes de carnaval, esporádicos, eram realizados no único ponto de encontro da juventude da virada dos anos 70 para 80, o “Bar Pirambu”, pertencente ao senhor Adalberto dos Santos, ex-vereador e ex-vice-prefeito do município (pai de Betinho, Vigilinho e Lia do Sesp). Luzes escuras e globos giratórios completavam o cenário que atraia pessoas de Pirambu, cidades e povoados próximos.
■ As bandas
As “prévias” do carnaval (se é que assim poderiam ser chamada) eram os bailes da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, realizado na antiga “Loja de Juarez” (localizada na esquina da Avenida Agostinho Trindade com Praça da Matriz. Os bailes naquele espaço, animados por Embalo D (Nossa Senhora das Dores), Los Guaranys (Lagqarto) e até Tuaregues (João Pessoa/PB), eram realizados uma vez por ano, por ser o único espaço que comportava o público visitante.
■ Os Veranistas
Pelo dia os “foliões”, muitos dos quais veranistas, espécie de turistas que possuíam casas de praia na Avenida Agostinho Trindade, Atalainha (Rua Propriá) e Avenida Beira Mar, “invadiam” literalmente nossa cidade durante os meses de dezembro a fevereiro onde passavam as férias, se concentravam no Bar Garcia (atual Beira Rio) e nos bares localizados na etapa histórica da nossa praia, onde encontra-se atualmente o Tubarão da Praia, último de um conjunto de bares que aos poucos vão sendo levados ao esquecimento e abandono.
■ A Palhoça
A partir de 1985 era inaugurada “A Palhoça”, empreendimento pertencente ao senhor José Aloísio Prado (Seu Lulu), local onde atualmente está o MM Nunes, mas que no passado reunia aos sábados pela noite e domingo pela tarde os jovens em momentos de lazer, que dançavam ao som de bandas como Estação da Luz ou as Discotecas como Interprise e Gere Som (Irany).
Continua..
por ClaudOmir Tavares
Nota:
(1) Publicado em 04/02/2012 no portal Tribuna da Praia.
_____

D'Browns concorre a concurso de dança nos Estados Unidos

 O Grupo de Dança D’Browns, natural de Pirambu-SE, estará representando o Estado de Sergipe no Concurso Internacional de Dança “All Dance Brazil 2018”, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Este é considerado o maior campeonato e convenção de dança que acontece no Brasil e será realizado nos dias 21 e 22 de abril.

 Este concurso acontece em todos os países através da Organização All Dance, que proporciona um fim de semana de competições, aulas, audições, bolsas, vitórias, celebração e integração, onde serão classificados os dois melhores bailarinos e grupos para representar o Brasil no All Dance World International Orlando 2018, que será realizado nos EUA em Novembro.


Esta é uma grande oportunidade de mostrar não só para Sergipe, mas também para o Brasil e para o Mundo o talento dos pirambuenses, que dedicam sua vida à dança e sonham em alcançar o sucesso!

Interessados em coolaborar com as despesas do grupo de dança D'Browns. enviar doações através da:

Conta:01003942-2
Agencia: 059
BANESE
Deividson Bispo  Santos
Contato:79 998309068

____________
 Jennifer Nascimento, Edição, Jéssica Feitoza