A ONG água é vida, Associação de Defesa do Meio Ambiente, protocola denúncia contra a empresa Marata sucos da cidade de Estancia em Sergipe.
Digníssimo Sr. Dr. Francisco José de O. Gois.
Exmo. Curador do Meio Ambiente da Comarca de Estância
A O.N.G. Água é Vida, Associação de Defesa do Meio Ambiente, fundada em 29 de janeiro de 1998,
Vem denunciar um CRIME AMBIENTAL, de grande monta e grave impacto negativo, praticado pelas Indústrias Maratá, situada à BR 101 em Estância Se.
A referida Indústria, nobre PROMOTOR DE JUSTIÇA, não vem tratando seus resíduos e efluentes de maneira satisfatória, conforme preceitua a Legislação Ambiental. Veja vídeo e fotos em anexo.
Pedimos providências na resolução desse caso, ‘punindo exemplarmente’ a referida Indústria poluidora, solicitando o compartilhamento da ADEMA e Secretaria do Meio Ambiente de Estância, exigindo que seja efetuado um PRAD, PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, pois, a região ora impactada é uma área de APP “ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE,” contendo uma grande reserva de mata ciliar com uma gama de diferentes espécies da Mata Atlântica, fontes e nascentes e uma variada diversidade de animais da nossa fauna silvestre que ainda sobrevive por aquela redondeza.
A região sofre esse grande impacto por razão de uma gama de lagoas de estabilização de efluentes de antigas empresas que faliram e alugaram seus antiquados processos de tratamento de efluentes de décadas passadas que certamente estão poluindo o solo, o ar e o RIO PIAUITINGA, lançando seus efluentes contaminantes, antes da ECA Estação de Captação de Água do SAAE, que abastece a população estanciana e que certamente terá grande influência na saúde de seus moradores.
As Empresas Maratá, instalada em Estância, estão dando um mau exemplo de sustentabilidade se for comparada a outra do mesmo ramo que é a Trop Fruit do Nordeste, que já vem fazendo reuso de água e desativou todas as suas lagoas de estabilização de efluentes. Consideramos esse ato cometido pela Maratá de desrespeito e falta de compromisso com a população estanciana, que tão bem a tem recebido.
Precisamos dar um tratamento diferenciado para essas empresas poluidoras em Estância, Excelentíssimo Promotor. Temos conhecimento, das grandes benesses concedidas a essa Empresa, até de “isenção de impostos”, para quem não merece essa grande atenção e parceria do Governo do Estado e do Município, pois, tratam de forma relapsa o nosso meio ambiente, que vem causando problemas sérios de saúde em nossa população e a perda de nossa rica biodiversidade natural. O custo ficará sempre maior que o benefício, porque sustentabilidade sempre se dará com correção ecológica, justiça social e viabilidade econômica, nada além dessas três prerrogativas. Creio que a hora é chegada, a NATUREZA AGRADECE.
Atenciosamente.
Luiz Alberto Palomares
Presidente da ONG ÁGUA É VIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário