sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Câmara em Foco: Xavier (REDE): Para que Secretaria de Segurança em Pirambu, se essa não faz nada?


O vereador Weverton Xavier (REDE) durante a última sessão (27) na Câmara Municipal de Pirambu, questionou diante do Secretário de Segurança Pública do município,  Álvaro Bento:

 “Para que serve essa secretaria de segurança, se não faz nada? Minha indicação é para que exonere o cargo de Secretário de Segurança Pública do nosso município”. Disse.

A justificativa utilizada pelo Parlamentar foi de que, a Secretaria só estava gerando receita ao município, enquanto que, a prioridade seria a contratação de mais médicos para atender em plantão de 24 horas na Clínica de Saúde da Família.


Em resposta, Bento falou que o vereador Xavier estava equivocado, pois “ a viatura , e até a gasolina que roda  no município, pertence a SSP do Estado, porque estou na condição de Secretário, mas antes de tudo sou policial Civil”. Afirmou.

Câmara em Foco: Vereador Clébio Gomes (PMDB) pede mais segurança nos povoados de Pirambu

Fique por dentro das principais Bandeiras de Luta do Vereador Clébio Gomes

Preocupado com as ondas de roubos e assaltos no município de Pirambu, lugar onde possui um mandato popular, o vereador Clébio Gomes (PMDB) juntamente com todo o parlamento, buscou levar o esclarecimento á população pirambuense sobre as atuações da SSP do município no último dia 27.

Não só em relação a sensação de insegurança na cidade, mas, Clébio esteve envolvido nas principais reivindicações da população.


 Leia algumas delas:




-Redução na tacha de Iluminação Pública;

-Defesa pela continuidade do Plano Diretor Municipal;

-Mais segurança Pública na sede e povoados;

-Mais Iluminação no Povoado aguilhadas;

-Indicação de Horta Comunitária como alternativa de geração de emprego e renda aos moradores da Zona Rural;

-Apoio aos moradores do Pov. Aguilhadas referente á falta de coveiro no Cemitério;

-Buscou junto aos colegas vereadores resolver a falha o abastecimento de água nos povoados Aguilhadas, Lagoa Redonda e Alagamar;

-Foi solidário aos colegas Parlamentares referente a indicação do Médico 24 H;

___
Divulgação



Artesanato de Pirambu encanta visitantes na 45ª Expor Internacional de Turismo

O artesanato do Município de Pirambu, todo ele feito com palha de ouricuri, não só encantou como fez sucesso na 45ª Expo Internacional de Turismo, maior feira de negócios de Turismo do Brasil e o 48º Encontro Comercial Braztoa, que está acontecendo em São Paulo no período de 27 a 29 de setembro de 2017.

Os visitantes ficaram encantados com as bolsas toda ela feita com palha de ouricuri. O seu traçado e sua perfeição chamou atenção de todos formando filas para adquirir o produto feito à mão pelas artesan do povoado de Alagamar, município de Pirambu.

O evento que conta com a participação de quase todos os estados brasileiros, mais de 200 expositores e dezenas de países, é o maior fórum de capacitação e debates sobre turismo das Américas, com discussão como: Gestão Inovação, Segmentação e tecnologia, além de debates com Mesas Redondas e Produtos e Destinos.

O município de Pirambu pela segunda vez se faz presente a Feira da Abav, trazendo aos visitantes suas belezas naturais, culinária, artesanato e a hospitalidade do seu povo.
Na tarde de hoje, 28, o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Pirambu, Kennedy Fonseca, foi recepcionado pelo secretário de Estado de Turismo de Sergipe, Fábio Henrique, que elogiou a participação de Pirambu no evento, suas belezas naturais como também o seu artesanato e sua culinária.

Na oportunidade Kennedy falou dos novos projetos que serão implementados no município e a nova visão que o prefeito Élio Martins vem buscando implantar com o turismo sustentável. “Essa é a nova cara que Pirambu passará a ter com os investimentos que estão sendo e serão implantados nessa nova administração”, frisou.



Secom/Pirambu

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pirambu, Ivan Biriba PR, transforma sessão ordinária do dia 27, em “Audiência Pública” para sanar dúvidas sobre a SSP do Município.

O plenário, quase lotou, a população pirambuense esteve representada por comerciantes, representantes dos povoados, professores, secretários, além dos parlamentares.

Sessão Parlamentar Especial
 No último dia 27, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pirambu, Ivan Biriba Dórea PR, transformou a sessão ordinária em Especial, para que, a população pudesse tirar dúvidas sobre a atuação da Secretária de Segurança Pública do Município.

Álvaro Bento, o Secretário Municipal de Segurança Pública, durante sua apresentação, contou que completará 32 anos de carreira na policia Civil de Sergipe, foi chefe de captura em quase todas as delegacias do Estado, e foi nomeado a Secretário de Pirambu no final de fevereiro.

 O Secretário falou ainda que “o prefeito não tinha obrigação de fazer tudo pela segurança do município, mas, no entanto, está fazendo muito. Ele não tem obrigação de criar a secretaria, mas criou. Eu não sou o Secretário de Segurança Pública do Estado, não tenho os policiais em minhas mãos”. Afirma Bento. 
Álvaro Bento

O Secretário mostrou o documento que cria a Guarda Municipal em plenário, e disse que não tem uma “varinha de condão” para acabar com a violência em “passe de mágica”.
Álvaro Bento também disse que diferente das outras secretarias existentes no município, “meu trabalho pouco aparece”   tem dias que início das 05H da manhã e encerro ás 23 da noite. Bento relatou que só nesse período de trabalho realizado em Pirambu, já realizou 25 prisões, sendo que, 18 delas foram em flagrantes.

Criação da Guarda Municipal

O Secretário afirmou que não irá tolerar “ajeitadinhos” para compor a guarda Municipal, e que por isso, defende o Concurso Público. De acordo com a Lei que cria as Guardas Municipais, poderão ser contratados até 0,04% da população, ou seja, 36 guardas, mas, a quantidade dependerá também do orçamento do município.
Bento falou que a partir da próxima semana trará 02 veículos para fazer o reforço da Guarda Municipal “01 camionete e 01 Palio Kane”.

“Pirambu será transformado em um condomínio”

O Secretário usou essa expressão para ilustrar a quantidade de Câmaras que serão instaladas em toda a cidade, ao todo serão 28 câmaras, sendo que 20 serão fixas, e 08 serão Drones. Além disso, também faz parte do Projeto da Guarda Municipal, a criação de 01 guarita na entrada da cidade com reforço policial e monitoramento de entradas e saídas de carros e motos na cidade de Pirambu.

“Criação do Conselho Municipal de Segurança Pública ”

Bento afirmou que será criado junto com a Guarda Municipal, o Conselho de Segurança Pública que será composto pelas secretárias de Saúde, Educação, Obras, 01 representante de cada Povoado, 01 padre, um Pastor e 01 parlamentar.  O objetivo segundo o secretário, é “encurtar as relações de poderes existentes na cidade, afim de dialogar mais abertamente com a sociedade”.

Clique aqui e leia mais sobre SSP do Municipio!


_____

Jéssica Feitoza 

Pirambu é sucesso na 45ª Expor Internacional de Turismo

Mais uma vez o Município de Pirambu se faz presente na 45ª Expo Internacional de Turismo, maior feira de negócios de Turismo do Brasil e o 48º Encontro Comercial Braztoa.

O evento conta com mais de 7 mil inscritos para as 75 atividades, o maior fórum de capacitação e debates sobre turismo das Américas e que está dividido em seis arenas: Gestão Inovação, Segmentação e tecnologia e duas destinadas às Mesas Redondas e Produtos e Destinos.

Pirambu distante cerca de 40 quilômetros da capital sergipana, Aracaju, será sim como foi na última exposição que participou, destaque pelas suas belezas naturais, culinária, artesanato, além de um povo hospitaleiro e cheio de alegria, que encanta todos que nos visita.

Quem vai a Pirambu não pode deixar de visitar os seus povoados a exemplo de Lagoa Redonda, que encanta pela sua beleza natural, a cachoeira do Roncador, a lagoa grande, a lagoa azul, a reserva biológica Santa Izabel, a soltura de tartarugas, além do seu artesanato confeccionado com palha de ouricuri e sua geleia de mangaba e outras fontes de sabores.


“Estamos começando a estrutura o município tendo como foco uma politica voltada para o turismo sustentável para que possamos gerar emprego e renda para os pirambuenses     “, disse o prefeito Élio Martins, que não tem medido esforços para fazer de Pirambu o mais novo roteiro turístico do Estado.

O secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Pirambu, Kennedy Fonseca, recepcionou na tarde de hoje dezenas de turistas que visitaram o instante de Sergipe e ficaram encantados com o nosso artesanato. “São eventos dessa natureza que eleva o nosso município e que acaba também gerando emprego e renda para toda a população", frisou.


Secom/Pirambu


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Parlamentares de Pirambu reclamam da falta de respostas em relação as várias indicações que são enviadas ao Poder Executivo do Município.

Só este ano já foram apresentadas 133 indicações além de alguns requerimentos.



A falta de respostas por parte das secretárias do município de Pirambu, em relação as indicações feitas por parlamentares, está deixando estes cada vez mais “limitados”, é o que afirma a vereadora da bancada do Prefeito, Givânia Rocha Cruz (PSC), “ Estou me sentindo como se não tivesse cumprindo meu papel, no entanto a Câmara tem cumprido seu papel, a Secretaria da Câmara também tem cumprido sua finalidade de enviar as indicações ao executivo de acordo com as competências, e infelizmente, não somos nós quem executamos”. Afirma.  Apesar de algumas de suas indicações terem sido atendidas, a vereadora conta que mais da maioria delas nem se quer obteve retorno.

Gilvânia Rocha (P
 O vereador representa o mandato do povo, e a indicação é um instrumento do legislativo apresentado pelo vereador, ou pela mesa diretora, cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome as providencias.

Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Biriba Dórea, PR, “ a indicação é um dos trabalhos do vereador sobre aquilo que ele acha que deve ser feito no município, mas, o Gestor, por sua vez, também tem que ver o que é prioridade para a cidade.  Infelizmente muitas das indicações enviadas ao prefeito não fazem sentido.


Ainda segundo o Presidente da Casa” O mandato é de 04 anos, e ás vezes nesse período, muitas das indicações não conseguem ser atendidas, e ainda estamos no 9º mês da administração. Para executar uma indicação, o gestor primeiro analisa, se for de prioridade ele vai licitar, ás vezes as coisas já acontecem no primeiro ano, outras no segundo. Muitas delas já foram atendidas, a exemplo, do chafariz de Aguilhadas, a ampliação da creche de Pirambu, as quadras, calçamentos. Esse ano ainda iremos ver o calçamento de Lagoa redonda, do Assentamento do povoado Alagamar, e de   Aguilhadas. Tudo isso são indicações dos vereadores”. Conclui. 

___
Jéssica Feitoza

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Grupo de Ana Lúcia rompe com Edvaldo Nogueira

Em sua campanha eleitoral de 2016, Edvaldo Nogueira (PCdoB) contou com o apoio do PT, incluindo aí a tendência Articulação de Esquerda, liderada pela deputada estadual Ana Lúcia.
Agora, com quase 9 meses completos de mandato, Edvaldo já não tem o apoio da Articulação de Esquerda.
O rompimento está claro nas redes sociais, onde o professor Joel Almeida, aliado de primeira hora da deputada, diz que Edvaldo ¨se rendeu ao golpe¨.


Joel condena a aproximação do prefeito com o líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC).

Veja o que postou o aliado de Ana Lúcia nas redes sociais:
No ano passado, Edvaldo Nogueira foi apresentado por muitos de nós como uma resposta ao golpe dado por Temer.
Era importante votar em candidatos anti-golpistas.
Menos de um ano depois, eis o prefeito eleito abraçado ao líder mor no Congresso do golpista Temer.
Edvaldo se rendeu ao coronel temeroso.
O chefe da quadrilha do PMDB, que tomou o assento de presidente, só libera dinheiro pra Sergipe pra quem comer na mão de André Moura.
E o comunista topou, abraçou e agradeceu.
Edvaldo não foi ao comício de Dilma o ano passado em Sergipe, mas se derrete em elogios para o líder da retirada dos direitos dos trabalhadores brasileiros, que responde a processos por corrupção de toda ordem e até por homicídio.
Quem está errado nisso tudo?


_
Por NE Notícias

domingo, 24 de setembro de 2017

TCE vai acompanhar situação crítica dos hospitais filantrópicos a pedido de Gilmar

A situação crítica dos hospitais filantrópicos de Aracaju foi tema de reunião hoje no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Gilmar Carvalho, que tem acompanhado de perto a difícil realidade financeira dessas instituições. O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, o procurador do Ministério Público de Contas, Eduardo Rollemberg Côrtes, representantes dos hospitais Santa Isabel, São José e Cirurgia, além do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Correia, e do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Enock Luiz Ribeiro, participaram da reunião. A secretária Municipal de Saúde de Aracaju, Waneska de Souza Barbosa, não compareceu e nem justificou sua ausência.

Os representantes dos hospitais expuseram as dívidas acumuladas, algumas ainda de 2016. O Santa Isabel, por exemplo, tem a receber cerca de R$ 9,8 milhões, além de R$ 3,3 milhões que estão sendo cobrados judicialmente. Esse ano, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não repassou para a Prefeitura de Aracaju, que é a gestora da rede, os valores dos meses de junho e julho da instituição, sendo que faltam apenas nove dias para terminar setembro e não há previsão de pagamento.

Na mesma situação está o Hospital São José, que não recebeu os meses de junho e julho de 2017. Além de alguns valores referentes a 2016. No total, a instituição tem a receber R$ 2,6 milhões. “Nossa dívida com prestadores chega a R$ 2,3 milhões. A situação está ficando cada vez mais crítica. Se continuar assim, não teremos condições nem de pagar o décimo terceiro no final do ano. Os fornecedores estão ameaçando parar de prestar serviços ou fornecer materiais na próxima semana”, ressaltou Carolina Santos Teixeira de Menezes, coordenadora jurídica do São José.  Já o Hospital de Cirurgia tem em aberto, aproximadamente R$ 1,1 milhão. No entanto, o valor judicializado chega a mais de R$ 10 milhões.


Gilmar Carvalho lamentou que a situação dos hospitais filantrópicos esteja em um iminente colapso, ocasionando um enorme prejuízo no atendimento de milhares de pessoas todos os dias na capital. “Como se administra dessa forma, sem dinheiro? ”, questiona o parlamentar. Para ele, não há outra saída a não ser o TCE incorpora essa causa, uma vez que as instituições já procuraram todas as instâncias e não tiveram sucesso em nenhuma delas. “Os hospitais precisam funcionar. Precisam pagar fornecedores e funcionários. Com esse calote, isso está se tornando praticamente impossível”, advertiu.

TCE

O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, frisou que a ausência da secretária de Saúde de Aracaju, independente do fato de que o Estado está com atraso, prejudica e muito o diálogo em busca de uma solução para os graves problemas financeiros enfrentados pelos hospitais filantrópicos. Ele lembra que os valores não repassados pela Prefeitura de Aracaju para as unidades hospitalares são muito altos, na verdade, milhões de reais que trazem grande prejuízo a esses hospitais.

“Os hospitais anseiam por esses recursos para que possam prestar um bom serviço à população mais pobre do Estado”, destacou Clóvis Barbosa. As entidades se comprometam em enviar as planilhas atualizadas com os valores detalhados de cada parcela em atraso para o Tribunal de Contas.

Fotos: ASCOM

ECOS POLÍTICOS...: Dr Valberto Lima - quando a derrota eleitoral se converte em vitória política



O tempo tem sido um grande mestre na arte de nos transmitir lições a partir do resultado ou consequência dos nossos atos, posições ou atitudes, embora não é prudente o arrependimento, mas reflexões para redirecionar futuras apostas, ainda que a política não seja um jogo, mas uma ação humana. E neste contexto/cenário que vamos refletir hoje sobre a situação do ex-candidado a prefeito Valberto Lima (SD) antevendo sem querer ser adivinho - nem profeta - suas chances de chegar a prefeitura em 2020.

As eleições municipais 2016 em Propriá foram atípicas e o resultado, levou uma candidatura surgida de uma brincadeira a uma vitória surpreendente, quando NINGUÉM em sã consciência acreditaria que Yokanaan Santana (PSB) lograria êxito. Mas concorreu para essa virada a adesão dos ex-prefeitos Renato Brandão (sem partido) e Luciano Nascimento (DEM), o primeiro de corpo e alma e o segundo discretamente, para mais à frente receber o apoio integral do então prefeito José Américo (PSC) e todo seu staff político e admistrativo. Desse coquetel saiu a vitória do atual prefeito Yokanaan Santana que conseguiu em menos de nove meses a proeza de ser classificada como a pior em 217 anos por pelo menos 75% da população.

■ Fatores adversos
Alguns elementos políticos precisam ser observados para compreender os limites das chances de vitórias do então candidato Valberto Lima em 2016. Ele começou e se manteve com os mesmos patamares eleitorais o que já anunciavam vitória permanecesse na disputa o então candidato Paulo Dantas (DEM) que não teria menos de 1200 votos. A desistência dele fez migrar algo em torno de 80% de seu espólio para o "liso" - ou "yoquinha" - e menos de 10% para o "barãozinho" - ou "doutor" (termos "carinhosos" criados pelo imaginário popular - o povo quer/ninguém quer).
■ Diga com quem andas...
Outro elemento limitador das chances eleitorais de Valberto Lima foram seus aliados, figuras classificadas como "viúvas" de Paulo Britto e que ficam pendurados de "galho em galho" como "moscas" voando de "bolo em bolo" - se me entendem.
■ Boa alma... e índole
E Esses fatores suplantaram as qualidades humanitárias e sem vícios políticos do conceituado médico e carismático ser humano predicados que agora se sobressaem diante do desmonte do "palanque" e do "mas do mesmo" que é a trágica gestão: não me toque".
■ Ainda está longe mas...
As eleições municipais ainda estão distantes. Temos além desse hiato temporal uma "ponte" chamada eleições 2018, além de mais três anos (e três meses) para o prefeito Yokanaan Santana "calafetar" a "canoa furada". Mas até lá Valberto não precisa "fazer chover"... basta continuar sendo exatamente quem é. "... pressinto que não sou, que apenas estou sendo. Antevejo paisagens, percebo a escalada ...", como anunciam os versos do saudoso poeta sergipano Mário Jorge nos idos da decáda de 1970.
■ Mensagem da semana
"Quando se é abatido o que não lutou sozinho, o inimigo ainda não venceu". - Bertolt Brecht.
__________
^ Claudomir Tavares (49) escreve aos domingos neste espaço

sábado, 23 de setembro de 2017

Aconteceu: Projeto Vem Surfar

Foto: Divulgação
Aconteceu na manhã do ultimo sábado 23 na praia de Pirambu-Se o 1º aulão de Surf, com o projeto vem surfar, tivemos 12 participantes sendo 3 adultos e 9 crianças, todos ficaram empolgados com a novidade, alguns pais estavam presentes e até deram um mergulho. Que venha nosso próximo encontro, esse primeiro foi show! Participe você também!

Organizadores: Luiz Teles e Devisson Silva 


Texto: Luiz Teles



























sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Segurança Pública do Município de Pirambu: Saiba de todos os detalhes

Bento,o 3º da foto (Usa camisa Vinho)
Diante da frenética onda de assaltos e roubos no município de Pirambu, distante a 35 Km da Capital Aracaju, O Jornal Tribuna da Praia procurou o Secretário Municipal de Segurança Pública de Pirambu, O Policial Civil Álvaro Bento, para conceder entrevista exclusiva a nossa reportagem afim de esclarecer as dúvidas da comunidade pirambuense, que tem procurado algum tipo de informação a respeito do trabalho do secretário.

Perguntamos em relação a periodicidade do trabalho, ou seja, quantas vezes o secretário está na cidade, e quais os horários de trabalho. Bento respondeu que,
“apesar de ser também um dos Secretários do Município, minhas funções, e atuações exigem uma flexibilidade quanto ao local de trabalho e horário, pois, lido frequentemente com investigações e apreensões, o que leva meu trabalho a ser na maioria das vezes nas ruas, como policial civil”. Conclui.

 Bento conta que está na investigação do assalto ocorrido na última terça-feira (19) ao mercadinho do Comerciante Maurowilson, o qual segundo investigações a suspeita é de que há informantes na cidade, cujo os nomes não serão divulgados ainda, Bento conta também que esteve na operação que prendeu os assaltantes do veículo roubado no antigo Conjunto Reinaldo Moura, que foi tomado de assalto na semana passada.

“Ontem, 21, estive em reunião com o 9BPM (Batalhão da Policia Militar) conforme solicitação do prefeito Élio Martins, para definir ações emergenciais no combate a violência no municipio de Pirambu e seus povoados, a reunião aconteceu em Carmopolis”. Afirma.
 O secretário garante que “ Em Pirambu, nunca se prendeu tanto como está acontecendo nos últimos meses”. Afirma

Exclusivo: Pirambu terá um Centro de identificação  

Pela primeira vez, Pirambu terá um centro de Identificação, onde as pessoas poderão tirar documentos como RG, Antecedentes de boas conduta, dentre outras documentações. O centro funcionará a partir da próxima semana na Av. Augustinho Trindade, próximo a Delegacia, no local também funcionará a Secretaria de Segurança Pública do Município.

Secretário irá na Câmara Municipal de Vereadores na Próxima semana

Álvaro Bento afirmou que “ com certeza estará na próxima semana na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos aos parlamentares através de dados. Poderá ser na Terça-Feira (26) ou na quarta-feira (27) a partir das 19:30.

Veja mais Noticias sobre segurança Pública de Pirambu em:
lhttp://tribunadapraia.blogspot.com.br/2017/09/estrategia-de-seguranca-prefeitura-de.html

___
Jéssica Feitoza

Estratégia de Segurança: Prefeitura fará Concurso Público para a composição da Guarda Municipal de Pirambu

De acordo com o Secretário, Álvaro Bento, o projeto da Guarda Municipal que será apresentado posteriormente á Câmara municipal de vereadores,  funcionará a partir da composição de pessoas aprovadas no edital de convocação que será realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Pirambu, afim de criar uma equipe que, após selecionada será treinada junto a Academia sergipana de Polícia, para obter a competência de Guardas Municipais.  Ainda segundo o secretário ” essa equipe por sua vez, terá na direção, policiais Militares e Civis”. Conclui.



 A Câmara Municipal de Vereadores poderá receber policiamento?

Bento falou que considera muito difícil a hipótese de que a Câmara Municipal de Pirambu possa obter um policial Civil ou militar para fazer a segurança dos parlamentares, e que o pedido não se justifica.  No entanto, segundo Bento, “quando for apresentado o Projeto da Guarda Municipal, a câmara poderá requisitar um Guarda Municipal para realizar a segurança durante o expediente das sessões. Entretanto, Bento frisou que nem mesmo o poder Legislativo em Sergipe dispõem de um policial, mas, sim de seguranças privados”.  Afirma. Logo, a Câmara é livre para contratar seguranças.

Álvaro Bento reconhece que é necessário se ter mais segurança no município, mas, os cidadãos não podem dizer que a prefeitura não está trabalhando e investindo na segurança dos munícipes.  Segundo o Secretário, Pirambu é a cidade onde se tem os menores índices de denúncia, ou seja, a população não tem interagido com as investigações pelo Disque Denúncia da polícia (181), esse fator prejudica a eficiência do combate ao crime.

Outro dado que tem sido evidenciado em Pirambu é a viralização dos delitos em Redes Sociais, no entanto, poucas vítimas de assalto tem ido prestar o Boletim de Ocorrência-BO na Delegacia do município.

Por fim, Bento afirmou que “ As pessoas estão cobrando muito do Prefeito e do Secretário, e estão corretas, no entanto, não sou eu o causador da criminalidade em Pirambu, e muito menos o culpado de tudo isso. Acho que está havendo uma inversão de valores entre quem é policial e quem é  bandido.”Afirma.

Leia mais sobre Segurança Publica em :

lhttp://tribunadapraia.blogspot.com.br/2017/09/seguranca-publica-do-municipio-de.html
__________
Jéssica Feitoza

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Moradores do município de Pirambu reclamam da falta d’agua nos povoados Aguilhadas e Lagoa Redonda

As reclamações já foram cobradas por diversas vezes na Câmara Municipal de vereadores, e recentemente moradores acionaram a FAN FM para registrar a denúncia.




 Dona Maria dos Santos (48)  é moradora do povoado Lagoa Redonda, e reclama  que diariamente procura água  na torneira e não encontra. "Para quem tem caixa de água ,é bom porque deixa reserva, e quem não tem como é o meu caso, tem que ficar guardando a água chegar para poder  guardar o que puder, e mesmo assim, a água vem e demora pouco tempo. Tem dias que não tem água de forma nenhuma, e a gente tem que ir pegar no riacho ou na bica. Mas no fim do mês a conta chega na data certa , e ainda por cima com aumento". Afirma.

Diante das constantes reclamações referentes a falta de água nos povoados Lagoa Redonda e Aguilhadas, ambos pertencentes ao município de Pirambu, o Jornal Tribuna da Praia procurou informações com o Gerente Regional da Companhia de Saneamento de Sergipe- DESO, Dênis Góes, ele falou que referente ao povoado Lagoa Redonda, existia um funcionário terceirizado que residia no próprio povoado, e que ficava á disposição da comunidade, chegando a trabalhar em horários noturnos. Mas, foi demitido devido a decisão tomada pelo Ministério Público-MP, que obrigou a Companhia a chamar os aprovados no concurso para trabalharem.

 Ainda segundo o Gerente Regional, “em razão disso, houve essa falta de assistência aos moradores durante os horários adicionais, pois, os funcionários não podem ligar a bomba, por isso, a DESO enviou  um eletricista ao povoado Lagoa Redonda para  aumentar o tempo de funcionamento  da bomba que realiza o tratamento da água, que atualmente opera das 06h ás 18H, mas, a partir de amanhã 21, funcionará pelo turno da noite da 18H ás 23H e será ligada novamente ás 04 da manhã". Afirma.

Em relação ao povoado Aguilhadas, apesar dos moradores  reclamarem da falta de abastecimento há pelo menos  03 anos, o Gerente Regional da DESO falou que só teve conhecimento da situação no último domingo (17). Dênis relatou que a falta de abastecimento nos últimos dias em Aguilhadas  se deu devido ao vazamento na adutora de Pirambu que abastece o povoado, mas, o rompimento já foi reparado desde a última terça-feira, (20).

_________
Jéssica Feitoza



terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prefeitura de Japaratuba obtém Certidão Negativa

Ao assumir o governo em janeiro de 2017, a prefeita Lara deparou-se com diversos problemas, dentre eles, a falta de regularidade com a Fazenda Federal. Isso inabilitava o município de receber qualquer verba através de emendas e convênios.


A prefeita determinou prioridade para a regularização dos débitos, mesmo em período de grande dificuldade financeira por causa da baixa arrecadação. 


Passados quase nove meses, somente agora – e após negociar diversos débitos da antiga gestão com a Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no valor de R$ 33 milhões –, a Prefeitura de Japaratuba, finalmente, consegue solucionar esta pendência e passa a contar com Certidão Negativa de Débitos.


De acordo com a prefeita Lara, a administração estava impossibilitada de firmar convênios com órgãos estaduais, federais e até mesmo de fazer parcerias com empresas públicas e privadas.


 “Para se ter uma ideia da gravidade da situação, foram quatro anos sem realizar convênios. Com a obtenção da certidão, poderemos agora receber recursos e realizar as obras que a comunidade tanto deseja e sonha”, frisou a gestora.



Secretaria de Finanças 
Secretaria de Controle Interno 
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Japaratuba 

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ILEGITIMA: Mesmo sem a autorização da Justiça, Presidente da Colônia Z-5, de Pirambu, realiza eleição


As eleições da colônia Z-5 da cidade de Pirambu, foi suspensa em 1ª e 2ª instância pelo Desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, desde o último dia 12 de setembro, no entanto, a decisão judicial não foi respeitada pelo presidente Miguel Porto Pires, (Dimas), que em uma atitude repugnante passou por cima da Lei e realizou as eleições “na marra”.

 Seguindo o exemplo daqueles que já governaram o município, Dimas aprendeu que o povo se engana com “banana e bolo”, é o que podemos ver nas fotos abaixo registrada por fiscais da "eleição" . Ao lado da “urna eleitoral” vemos bandejas com alimento e um veículo carregado de caixas de bebidas alcoólicas, como se já comemorasse o resultado.

"Urna eleitoral" ao lado lanchinho


Passando por cima da Lei

 Ao realizar uma eleição ilegal, logo o resultado não terá legitimidade e poderá ser impugnado pela justiça em poucos dias. Mas, para a Presidente da Chapa (02), Derilza Ferreira, “nada mais me admira a atitude de um presidente que a todo tempo agiu com falta de transparência”. Afirma.

 Aliás, o que significa uma multa de R$ 10 mil para uma colônia que arrecada entorno de R$ 15mil por mês?  O problema, porém, não é o valor da multa, mas sim, quem pagará esse valor?

caixas de cerveja chegam a Colônia

É frequente ouvir dizer que a receita da colônia não está dando para custear os gastos, fato que  faz a presidência  cobrar serviços básicos como xerox,  viagens para resolver documentação, além da ausência de limpeza no ambiente interno, e etc. , mas , o que não dar para compreender é: porque  então que o Dimas não quer se afastar da função, e finalmente passar a vez para outra gestão que ao menos tente  trazer algo de novo para a classe pesqueira?

Entramos em contato com integrantes da Chapa de oposição (02) os mesmos informaram que não foram votar, por entenderem que a eleição é ilegal. Muitas pessoas também não foram votar, ou seja, de 576 aptos a votação, apenas 290 compareceram, segundo o resultado da eleição apresentado pela comissão eleitoral.

  Muitos pescadores reclamaram que o voto era declarado, ou seja, as pessoas eram obrigadas a dizer em quem iria votar, fato que tendência a votação ao atual presidente. Esse tipo de votação, configurado como “voto de Cabresto” já foi extinta no Brasil desde a antiga república velha, mas, sua adoção ainda perdura em muitos espaços controlados até os dias de hoje.

Tentamos por várias vezes entrar em contato com os responsáveis pela eleição, mas não obtivemos respostas nem do Presidente da comissão eleitoral, “Irmão Josué”, e nem do Presidente da Colônia, Miguel Porto Pires.

__________
Jéssica Feitoza  


ACORDA PIRAMBU: Menos de 10% dos associados participaram de "eleição" ilegal

A questionada "Comissão Eleitoral" presidida por Josué Norais de Sousa em conluio com o grupo que a dirige descumpriram decisão judicial e realizaram neste domingo, 17, à eleição 
para a Diretoria e Conselho Fiscal da centenária Colônia de Pescadores Z-5 de Pirambu e região. Num universo de 3 mil filiados, a participação foi de menos de 10% do quadro social, alcançando a Chapa 1, encabeçada por Miguel Porto Pires (Dimas) 292 votos (dados não oficiais) - a chapa 2, de oposição, liderada por Derilza Bita Ferreira, não participou e orientou seus seguidores a não comparecer para não legitimar o viciado pricesso eleiroral, ilegal e imoral.
A celeuma agora sera decidida pela Justiça do Trabalho, para onde seguirá o processo e o mais provável será a realização de uma nova eleição, sem a participação da atual comissão e sem a atual direção à frente, até porque o mandato já venceu. Uma Comissão Provisória devera dirigir a entidade, mediada pelo Ministerio Público Estadual para evitar os vícios ali suspeitos de serem cometidos.
Acreditando na impunidade, mesmo com a "eleição" em andamento, o grupo que dirige a Colôbia desde 1989, permitiu que caixas de cervejas fossem levadas ao local onde uma farra foi realizada após (ou durante?) concluída a apuração - e pode é? Fotos e testemunhos oculares denunciaram mais essa aberração que será juntada ao do processo em curso.
Na mira da Polícia Federal, é possível que finalnente seja investigada o cadastro de "pescadores, que recebem os benefícios sem saber a espessura e formato do anzol ou diferença entre rede de calão (pescar) ou de cadil (dormir).
__________
por Claudomir Tavares

sábado, 16 de setembro de 2017

Morre aos 65 anos o jornalista Marcelo Rezende



Morreu neste sábado (16), aos 65 anos, na zona sul de São Paulo. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, o apresentador da Record TV lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado desde o final de abril. A informação foi confirmada pelo Hospital Moriah, onde estava internado desde terça-feira (12).
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.
Com a coragem que o acompanhou ao longo da vida, o jornalista anunciou em rede nacional que estava com a doença. Durante uma entrevista ao Domingo Espetacular no início de maio, horas antes de ser internado pela primeira vez, Rezende disse que encararia a doença de frente.
O câncer agressivo o obrigou a deixar repentinamente o comando do Cidade Alerta, jornalístico que apresentava desde 2012. Foi nessa última etapa da carreira que Marcelo Rezende se reinventou como apresentador.
Entre denúncias e notícias sobre violência urbana, Marcelo Rezende encontrou espaço para o bom humor. Transformou os repórteres em personagens, deu apelidos à equipe técnica, colocou o comentarista Percival de Souza sentado num trono. Criou bordões que ganharam as ruas e já entraram para a história da TV brasileira. Um deles, o “corta pra mim”, virou título de sua autobiografia (Editora Planeta, 2013). Um breve resumo de uma vida rica de histórias.
Marcelo Rezende nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1951, fruto de um casal de baixa renda. Filho de um bancário e uma funcionária da aeronáutica, decidiu, aos 16 anos, se mudar para a Bahia e viver em uma comunidade hippie.
Um ano mais tarde, ingressou no jornalismo por acaso, durante uma visita à redação do Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro. Rezende tinha apenas 17 anos e foi convidado para trabalhar como repórter na cobertura de futebol. Foram o talento e as amizades que conquistou lá que o levaram para a Rádio Globo e, na sequência, O Globo. No jornal carioca, onde trabalhou por sete anos, teve a chance de ficar próximo do ídolo, Nelson Rodrigues.
Antes de chegar à televisão, o jornalista ainda passou pela revista Placar. Só então, em 1987, foi contratado como repórter esportivo pela TV Globo. Com pouco tempo na emissora carioca, migrou para o jornalismo investigativo – área que marcou a sua carreira profissional. Participou de coberturas importantes e saiu na frente em várias delas. Um exemplo é a investigação sobre a fuga de PC Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor, em 1993. Mas a matéria de maior repercussão na carreira do apresentador foi um caso de violência policial na Favela Naval, em Diadema, na grande São Paulo. A denúncia feita por Rezende em 31 de março de 1997 no Jornal Nacionalcausou indignação no País, rodou o mundo e colocou os direitos humanos na pauta da sociedade. Pelo trabalho, Rezende recebeu os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Líbero Badaró.
No ano seguinte, o jornalista voltou a ser premiado no Líbero Badaró por uma denúncia de vendas de armas, também exibida no Jornal Nacional. Ele já havia conquistado, em 1994, o diploma de honra ao mérito do Festival de Filme e Televisão de Nova York pela reportagem Trabalho do Menor, exibida no Globo Repórter.
A estreia como apresentador foi no Linha Direta, em 27 de março de 1999. O jornalista participou ativamente do projeto que colocou o programa policial que reconstituía crimes praticados por foragidos da justiça de volta à grade da Globo – a primeira versão, feita em 1990, durou só quatro meses no ar. De acordo com a emissora carioca, Rezende dizia que “a proposta do Linha Direta era, desde o princípio, condenar a impunidade e retratar os casos policiais com o máximo de verossimilhança”. Isso era possível pois, além de contar histórias, a atração incentivava os telespectadores a denunciar o paradeiro dos criminosos ou fornecer pistas que ajudassem na solução dos casos. O jornalista trabalhou sete meses montando uma equipe de 50 profissionais para colocar o programa no ar.
Rezende deixou a Globo e, em 2002, foi para a Rede TV!, onde assumiu a apresentação do telejornal policial Repórter Cidadão.
Em 2004, foi contratado pela Record TV, como apresentador da primeira versão do Cidade Alerta. Ficou até 2006, quando foi contratado novamente pela Rede TV! para ancorar o RedeTV!News, principal jornalístico da casa. Deixou a emissora em 2008. Dois anos depois, estreava na Band no comando do Tribunal na TV – atração nos mesmos moldes do Linha Direta.
Ainda em 2010, Rezende voltou para a Record TV, como repórter especial do Domingo Espetacular. No ano seguinte, virou apresentador do Repórter Record. Mas, em 2012, Marcelo Rezende reassumiu o comando do Cidade Alerta e, com uma dose de irreverência, mudou o jeito de fazer programa policial na televisão brasileira. A inovação deu certo e fez história. Em setembro de 2015, o vespertino venceu por pelo menos três vezes o Jornal Nacional, fato até então inédito na televisão. Quando não ficava na frente, por várias vezes o Cidade Alerta empatava no período de confronto direto entre os dois noticiários. Um marco histórico, já que, desde a estreia, em 1969, o Jornal Nacional sempre teve a liderança isolada de audiência.
O sucesso foi interrompido pela descoberta do câncer agressivo, em exame realizado em 28 de abril. Mesmo após o diagnóstico, Marcelo Rezende apresentou três edições do programa e fez questão de não abandonar a legião de fãs. Durante o período em que esteve fora do ar, usou as redes sociais para se manter em contato com o público. Em todas as mensagens, passou demonstrações de confiança e fé.
Marcelo Rezende deixa cinco filhos e uma neta.
________-
R7

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS