É isso mesmo o que a comunidade pensa? Disse o diretor de sustentabilidade do Projeto Tamar, Cesar Coelho.
O Jornal sergipano, Cinform, em sua edição PDF, que circula em redes sociais, estampou, hoje, 05, a reportagem a qual traz o titulo: ".Turismo ecológico em Pirambu é afetado por falta de recursos da Fundação Pró Tamar".
O Projeto Tamar também foi alvo de um editorial, ou seja,matéria de opinião expressada pelo jornal, que trouxe o tema:" Projeto Tamar fracassa em Pirambu". No texto, o Tamar esta sendo acusado de não trazer benefícios a comunidade e de estarem se mudando para a capital, Aracaju, em busca de holofotes para se manter, ou seja, de algo para aparecer-se.
A reportagem do Tribuna da Praia entrou em contato com o Diretor de Sustentabilidade do Tamar, Augusto César Coelho. Indignado, ele disse que a valaição de que se o Tamar está funcionando bem , deve ser feita apenas pela comunidade de Pirambu, "se a comunidade avaliar o Projeto Tamar de forma negativa, não posso fazer nada". Disse César.
César Coelho/Infonet |
César falou que a reportagem feita pelo CINFORM trouxe o número de funcionários da confecção CONATURA de forma errada e disse: Afinal, com quem o Cinform conversou? O CINFORM tratou a Conatura, uma confecção que exporta para o Brasil inteiro como apenas uma empresa de "Souvenir". A Conatura foi fundada em 1995 e de lá pra cá nunca parou, e ainda trouxe na matéria fotos antigas que nem existem mais no Tamar..
O Tamar irá mesmo mudar-se para a capital, Aracaju?
O Tamar tem um programa de conscientização há mais de 30 anos funcionando em Pirambu, Ponta dos Mangues, Abais etc. As ações continuam funcionando normalmente na cidade. Ele deduziu que o CINFORM estivesse atras de criar algum fato novo, talvez.
O Tamar realiza diariamente o trabalho de tartarugueiro, que é feito na imensa praia, a quantidade de ninhos de tartarugas existentes que é sempre monitorado, o Clubinho das tartarugas que mantém suas atividades, César lembrou ainda da realização do Culturat, que aconteceu há 02 meses, e do grupo de bordadeiras do Tamar.
Quantos aos tanques...
César falou que os tanques que alojavam as tartarugas, e que eram usados em exposição aos visitantes foram retirados por causa da iluminação da praia de Pirambu. Segundo Cesar, existe uma multa diária da Prefeitura de Pirambu por ter colocado pontos de iluminação na região próximo a praia. Cesar disse: A prefeitura teve que escolher, ou a luz, ou as tartarugas. O que não pode, é deixar as tartarugas aqui para serem esmagadas na pista por carros.
Tanques foto/Infonet |
No entanto, César deixou claro, durante a entrevista que: Se a comunidade pensa realmente isso o que o CINFORM colocou, não posso fazer nada.
A prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria de Comunicação. informou que vem buscando de forma constante o entendimento com a Reserva Biológica Santa Isabel, como também com o Projeto Tamar, para adequar a iluminação as exigências para que não traga nenhum dano aos filhotes de tartarugas. Conclui.
Após passar cerca de 30 minutos ao telefone conversando com o Diretor de Sustentabilidade do Tamar, o mesmo não quis que sua fala fosse posta na matéria, pois, segundo César, não tem nenhum interesse em se defender das acusações feitas pelo jornal CINFORM. Porém, em nome do Interesse Publico, que é maior do que qualquer concepção pessoal que lhe caiba, decidimos publicar o que nos foi dito, pois, segundo a justiça: conversar com um repórter, por sí só já demonstra anuência com a publicação de uma reportagem.
__________
Jéssica Feitoza
Nenhum comentário:
Postar um comentário