terça-feira, 23 de janeiro de 2018

JAIRTON DA DESO: Uma vida dedicada ao esporte e a política - ex-vereador e fundador do Guarany de Pirambu partiu...

  A história de vida de Jairton dos Santos se iniciou em 15 de setembro de 1948 e se confunde com a trajetória do Guarany, primeiiro clube de futebol de Pirambu, do qual foi um de seus fundadores em 1969, ano que completaria 21 anos de idade, sendo seu principal dirigente até se afastar no início desse século por questões relacionadas à saúde - foi jogador,  presidente, diretor de futebol e treinador ao longo de mais de 30 anos em que se dedicou ao alviverde praiano.

■ Tudo pelo esporte

Jairton Santos ingressou na vida política em 1982, elegendo-se vereador  pelo PDS e se reelelegendo em 1988 e 1992 pelo PFL. Usando o slogam "tudo pelo esporte", Jairton era na verdade uma espécie de vereador do Guarany, tal sua indisfarçada devoção pelo clube, mas ajudou a fundar em 1991 a Liga Pirambuense de Futebol, apoiando a eleição e a gestão de Claudomir Tavares, primeiro presidente da entidade. Apesar de adversários políticos, Jairton Santos sempre soube separar as coisas e nos ensinou a divergir respeitosamente, o que poucos políticos da cidade compreendiam.

■ Presidente da Câmara Constituinte

O vereador Jairton sempre foi ligado a situação, participando das bancadas que apoiaram e deram sustentação às gestões dos prefeitos Marcos Cruz (1983/1988), César Rocha  (1989/1992) e Silvia Cruz (1993/1996). No exercício de seu segurdo mandato, presidiu a Câmara de Vereadores  durante a elaboração da Lei Orgânica do Município em 1990, um legado que se juntou Constituição Federal de 1988 e Estadual de 1989. Saiu da vida pública em 1995/96 com a cassação do mandato no episódio das duas câmaras e ao não se reeleger para o que seria seu quarto mandato.  A partir das eleições do ano 2000 passou a apoiar outros candidatos, sendo seu sobrinho Thiago Lemos o herdeiro de seu espólio político/eleitoral, não logrando êxito.

■ Jailton da DESO

Quando o Departamento Estadual de Saneamento e Obras  - DESO (fundado em 1969) instalou sua unidade na cidade de Pirambu em 1970 os irmãos Ivan (Baiá) e Jairton dos Santos ingressaram na atual Companhia de Saneamento de Sergipe daí veio a alcunha de Jairton (ou Jailton) da DESO, como ficou conhecido pela maior parte de sua vida. Sempre de bom humor, sorriso largo - mesmo quando a vida não lhe sorria e bem relacionado, o filho de Seu Zezinho colecionou amigos e atraiu o respeito de desportistas, políticos, colegas de traballho e da sociedade a qual serviu. Deixa esposa,  uma prole de filhos,  netos e uma legião de amigos que recordam neste momento com a dor de todas as saudades.

■ Não a intolerância religiosa

Quando poucos defendiam a liberdade religiosa em Pirambu, foi o cidadão Jairton Santos o primeiro a combater a intolerância participando como membro do Candomblé de Dona Elze, uma passagem de sua vida que refutamos como das mais significativas.

■ Jairton para sempre

Jairton Santos  (15/09/1948 - 23/01/2018: 69 anos), até breve meu amigo!

por Claudomir Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS