quinta-feira, 5 de abril de 2018

ACONTECEU: Plano Diretor Municipal de Pirambu foi exposto para a comunidade


“O Plano Diretor de Pirambu é bastante peculiar aos planos de outros municípios devido as questões sociais e ambientais”


A reunião que expôs o resultado inicial do Plano Diretor (PD), aconteceu na manhã de hoje, quinta-feira, 05 de abril no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Pirambu. Estiveram presentes cerca de 20 pessoas, dentre as quais, representantes dos povoados, parlamentares, secretários, gestores, ambientalistas e os delegados.

 A próxima etapa, será enviar o PD à Câmara Municipal de Pirambu para que os parlamentares possam analisa-lo. Vale lembrar, que o Poder Legislativo tem o poder de fazer as alterações que acharem necessárias, inclusive, propondo novas audiências e emendas.

De acordo com informações prestadas pelo Secretário de Comunicação de Pirambu. Francisco Freire, o PD será enviado a Câmara Municipal nos próximos dias.

 Contendo entorno de 130 páginas e 08 capítulos, o Plano Diretor foi estruturado em forma de Estratégias, dentre as quais:

Estratégias de integração territorial;

Estratégias de infraestrutura;

Estratégias de estruturação urbana;

 Estratégias de Estratégias de mobilidade;

Estratégias de prosperidade e promoção;

Sem polemica!

Finalmente, a comunidade pirambuense condecorou com os resultados expostos na elaboração do Plano Diretor.

Segundo o engenheiro, Ricardo Mascarello:
“Nosso maior objetivo foi priorizar as questões levantadas pela população durante as audiências ocorridas na sede e nos povoados, entre as quais, frisamos os levantamentos elencados sobre os povoados e a questão do Eco turismo como proposta para o desenvolvimento local”, disse ele.

Apesar de terem sido levantadas questões que denotavam preocupações com os recursos hídricos como exemplo, da capacidade de abastecimento populacional, poluição de rios, lagoas e lenções freáticos, as respostas já estavam contempladas no PD, que destinava essa competência ao Plano Municipal de Saneamento Básico, já aprovado na Câmara em meados de 2017.

A funcionária da Secretaria de Obras e Urbanismo, Alaís dos Santos, informou que o Prefeito, Élio Martins (PSC), já teria firmado convenio com a FUNASA para a criação e execução do Projeto de Saneamento Básico de Pirambu. Segundo Alaís, o convenio visa a capacitação de funcionários para a execução das obras.

O morador Joseano Ziferino dos Santos, mais conhecido por Fabricio, questionou a área de expansão considerada no PD como sendo a região do assentamento, próximo ao Posto de Gasolina, que liga ao povoado Aguilhadas.

Segundo Fabrício, a área é bastante alagada em períodos de chuvas, o que futuramente acarretará prejuízos ao Poder Público com as cheias, e citou também a problemática da rede de esgoto de Aguilhadas:

“A rede de esgoto de Aguilhadas jogará os dejetos no rio. Por isso no PD deve conter uma lei bastante rígida para essa questão de poluição de rios”, disse ele.

 Dignidade e valorização do meio ambiente

Exposto como está no documento, o Plano Diretor de Pirambu tem respeitado tanto questões sociais (Mobilidade) quanto ambientais (Turismo ecológico).

 Foi identificado pelos engenheiros da ECA Ambiental, que Pirambu não desfrutava de tantos vetores de desenvolvimento tal qual, a Barra Dos Coqueiros, por isso, foi pensado em 21 Programas que não são lei, mas servirão como norteadores de desenvolvimento para o Poder Executivo:

Desenvolvimento turístico: “Corredores”, prioriza-se, segundo a realidade suportada em Pirambu, o turismo de pequenas empreendimentos como pousadas rurais, ao invés de resorts;

 “Na medida em que a natureza impede o crescimento urbano, promove outros aspectos de prosperidade”, afirmou Mascarello.

O Engenheiro Ambiental, disse a frase referindo-se a realidade da Reserva Biológica de Santa Isabel-ICMBio, a qual ocupa uma área considerável do município sentido praia, por isso, não impede a expansão urbana de Pirambu, ao contrário, traz uma identidade ambiental a cidade, por isso, a escolha pelo Turismo Ecológico.

OPINIÃO...

Se o Plano Diretor Municipal de Pirambu realmente for executado da forma que está, ele será modelo de qualidade de vida para seusmunicipes. É evidente que, possivelmente   caberá melhorias e emendas que posteriormente poderão ser anexadas por nossos Parlamentares.

Mas, vale lembrar que o PD foi construído num momento de debates e contribuição das várias classes sociais e econômica de Pirambu. Essa conquista representa a união de pessoas engajadas democraticamente, cujo o principal objetivo se constitui na melhoria do bem comum e na garantia da dignidade da pessoa humana.
__________
Jéssica Feitoza















Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS