Todos os estudantes tem desde os primeiros passos na longa caminhada da educação formal o contato com a ciência ou o resultado dela. É uma relação tímida que aos poucos se acentua, ainda que pouco trabalhada em sua essência - digamos que incipiente. O conhecimento científico, a rigor, não anula a sabedoria empírica, muito pelo contrário, se alimenta dela pela sapiência daí advinda.
Sou devoto da compreensão de que a iniciação científica deve se dar ainda no Ensino Fundamental, aprofundada no Ensino Médio e consolidada no Ensino Superior. Um processo contínuo e necessário não apenas para despertar essa condição, mas para qualificar aqueles que devem retribuir para a sociedade o resultado de sua formação financiada com os esforços e contribuições individuais e coletivas.
Alicerçado nessa perspectiva, já temos feito nossa parte há cerca de 30 anos em escolas como José Amaral Lemos (Pirambu, 1988/2002 - 2007/2008), Silvino Antônio de Araújo (Aguilhadas, 1998/2000), Mário Trindade Cruz, 2001/2002 - 2005/2017), Joana de Freitas Barbosa (Propriá, 2003/2006 - 2009/2017) e
Odete Pereira de Santana (Marimbondo, 2005/2006). Os resultados podem não aparecer de imediato, mas, eles se manifestam em cada rosto e testemunho em quem cursou nestas unidades de ensino às disciplinas História, História da Educação, Geografia, Matemática, Ciências, Sociedade e Cultura, Cultura Sergipana, Filosofia, Filosofia da Educação e Sociologia, cada uma em seu tempo e espaço devidos.
Estas experiências (ou parte delas) - as mais relevantes - estão fartamente documentadas em reportagens, artigos, anais e outras publicações de jornais, sites e blogs, além de encontros, seminários e simpósios locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais em que participamos desde 1983 e com mais intensidade a partir de 1992 e de forma sistemática desde 2005 quando materializamos o Programa de Educação Patrimonial.
Nos próximos dias estaremos apresentando nas escolas que desenvolvemos nossas atividades laborais (rede municipal e estadual) uma proposta experimental em forma de projetos, ações pedagógicas que contemplem como extensão das aulas de Sociedade & Cultura e História a Iniciação Científica e Educação Patrimonial, numa parceria que será estabelecida com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial de Pirambu (GEPEPP), o Centro de Cultura de Propriá (CCP) e a Rede Popular de Comunicação Alternativa (RPCA).
Ouça a web Rádio Serigy - sua melhor companhia na internet em Pirambu (uma emissora da Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe) pelo aplicativo RadiosNet. #OuvirRadio -http://l.radios.com.br/r/30241 - baixe no PlatAforma de seu celular ou tablet e nos dê a honra da audiência.
por Claudomir Tavares (CeleZap 9-9973.6883)
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