sábado, 30 de abril de 2016

1º DE MAIO: Operários e trabalhadores de todos os países!

Este mundo em que os poderosos pisam os trabalhadores e nos dizem que esta é a ordem correta das coisas vai desabar e nascerá uma sociedade de liberdade em que cada um cooperará voluntariamente por uma vida melhor". August Spies, mártir de Chicago, condenado à morte por ser uma das lideranças do 1° de Maio de 1886.

Os capitalistas e seus governos seguem sem descanso a ofensiva contra os trabalhadores e os povos.

As demissões e a intensificação forçada da exploração, as reduções de salário e a deterioração das condições de trabalho, a precariedade e a flexibilização das leis trabalhistas, os planos de austeridade, os chamados ajustes fiscais, e as grandes injustiças aumentam os lucros dos monopólios e agravam a situação das massas trabalhadoras.

Hoje, a miséria golpeia amplas camadas dos trabalhadores que produzem toda a riqueza social, e o desemprego na juventude tem consequências dramáticas. Enquanto isso, um punhado de ricos fica ainda mais rico.

As corruptas classes dominantes reforçam os métodos autoritários e prepotentes de seus governos, eliminam direitos e as liberdades democráticas dos trabalhadores e ainda reprimem duramente os protestos populares para perpetuar seus privilégios e poder.

As potências imperialistas e capitalistas estão em pé de guerra contra os interesses da classe operária e dos povos. Se armam e se tornam mais agressivas para impor a exploração e seu domínio.

O resultado das guerras e agressões militares é o terror reacionário e fascista, que é utilizado para refazer mapas de regiões inteiras e manter as massas no obscurantismo.

No Brasil, os ataques aos trabalhadores partem também do Congresso Nacional e do Governo Federal. Exemplos como o Projeto de Lei Complementar (PLC 257), que ataca os direitos dos servidores públicos, propondo uma dura redução de direitos como fim das gratificações, demissões, a não contratação de novos servidores e até o congelamento de salários. Há ainda no Senado, o PLS 300, antigo PL 4330, que amplia a terceirização para os trabalhadores, e, se aprovado, irá reduzir o salário dos trabalhadores em no mínimo 25% e aumentar a precarização nas condições de trabalho. Ao todo existem 63 Projetos de Lei na Câmara Federal e no Senado que reduzem direitos dos trabalhadores e ameaçam conquistas históricas das massas trabalhadoras.

Por isso, neste 1º de Maio, não devemos nos enganar com falsas promessas de centrais sindicais pelegas. Devemos homenagear os mártires de Chicago, condenados à morte nos Estados Unidos por organizarem uma greve pela redução da jornada de trabalho, e todos os trabalhadores que deram suas vidas por um mundo e um Brasil sem exploração do homem pelo homem. Vamos ocupar às ruas e bairros com nossas bandeiras, realizar reuniões e assembleias para organizar nossas lutas e avançarmos nas conquistas de nossos direitos. A libertação de nossa classe só acontecerá com a nossa união e organização.

Nessa situação, que demonstra que o capitalismo é incompatível com os interesses da classe operária e dos povos, convocamos os lutadores e lutadoras a celebrar este 1º de Maio reforçando a unidade e solidariedade de classe, para criar a luta comum na frente única de todos os trabalhadores contra a ofensiva do capital, o retrocesso, a política de guerra imperialista e o terror fascista. Chamamos a classe operária a confiar em sua enorme força e fortalecer a sua unidade e luta em cada país e em todo o mundo.

Estendamos e intensifiquemos a luta contra a exploração capitalista e os ataques dos patrões, favorecidos por seus cúmplices oportunistas, e pela defesa intransigente dos interesses políticos e econômicos da classe operária e suas organizações, e também para que as classes dominantes assumam a responsabilidade pela crise que criaram.

Estendamos e intensifiquemos a luta contra a reação burguesa em todas suas formas, levantemos a bandeira das liberdades e dos direitos da classe operária e das massas populares ameaçadas pela burguesia e as forças reacionárias e fascistas.

Estendamos e intensifiquemos a luta contra a guerra de rapina, as intervenções imperialistas, contra o rearmamento e as medidas de militarização aplicadas pelos governos burgueses.

Unamos e fortaleçamos em cada país as organizações da classe operária contra a burguesia para romper a cadeia capitalista-imperialista e edificar a nova sociedade sem exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.

Viva o 1º de Maio, dia internacional de solidariedade aos trabalhadores!
Abaixo a exploração capitalista! Pelo poder popular e pelo socialismo!
Proletários de todos os países, uni-vos!

Partido Comunista Revolucionário (PCR)
Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML)
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fonte: http://averdade.org.br/2016/04/operarios-e-trabalhadores-de-todos-os-paises/

1º DE MAIO: A crise e a saída para a classe trabalhadora

A situação política e econômica é preocupante. Ainda que grave, a crise é também uma oportunidade para a burguesia monopolista realizar contrarreformas que em outros momentos seriam mais difíceis. A privatização dos serviços públicos e a retirada de direitos trabalhistas são demandas já colocadas pelo empresariado brasileiro para o próximo período, independentemente do resultado do processo de impeachment.

Essa agenda já vinha sendo atendida pelo governo do PT. Vide as MPs 664 e 665, o anúncio de reforma da previdência, etc. Porém, o patronato quer mais rapidez. Por isso o engajamento da FIESP, por exemplo, no pedido de cassação de Dilma.

O apetite burguês não para por aí. Como existe muito capital acumulado nos cofres do sistema financeiro, aguardando oportunidades lucrativas de investimento, a bola da vez é a mercantilização da saúde, educação e outras necessidades básicas. Nesse sentido, a precarização deliberada de serviços essenciais visa abrir as portas para o setor privado.

A ofensiva do capital sobre o trabalho se aproveita do caminho aberto pelo sindicalismo conciliador, que em troca de migalhas adotou a defesa incondicional do governo, em prejuízo da luta autônoma dos trabalhadores. Buscando proteger Dilma da turbulência oriunda da adoção de medidas impopulares, foram aceitando acordos coletivos rebaixados e exaltando políticas compensatórias como grandes conquistas para a classe.

Com essa política de amoldamento à ordem, os sindicalistas de parceria conflitiva, como se autointitulam os burocratas, foram trocando ganhos reais por participação em lucros e resultados (PLR). Em vez de colocar a classe em movimento para defender seus direitos e conquistas históricas, capitularam à lógica desavergonhada das demissões voluntárias, redução de salários, além da perda de outras importantes cláusulas sociais obtidas através de muita luta.

Ainda que a atual conjuntura seja adversa à classe trabalhadora, em função da passividade estimulada pelo sindicalismo chapa branca e da submissão inerente à conciliação governista, também surgem possibilidades de contraofensiva para a militância classista dialogar com as bases de todas as categorias profissionais, numa perspectiva de reorganização de resistência e autodefesa de seus direitos.

Assim sendo, a UNIDADE CLASSISTA propõe a construção de um bloco de forças sindicais e populares que assumam a tarefa de organizar a classe para coletivamente: exigir investimentos públicos em saúde, educação, saneamento básico, moradias populares, mobilidade urbana; mais empregos e melhores salários; enfrentar as demissões imotivadas; ocupar as unidades de produção falidas e complexos habitacionais erguidos com as reservas do FGTS para servir à especulação imobiliária, construindo espaços de autonomia e exigindo a injeção de fundos orçamentários do Estado, cuja maior fatia (73%) tem sua origem nos impostos pagos por quem ganha até 3 salários-mínimos.

Com esta perspectiva a UNIDADE CLASSISTA conclama as organizações classistas consequentes a se unirem na construção de um 1º DE MAIO de massa, convocado desde locais de trabalho e moradia para manifestações nas capitais dos estados, dando uma demonstração da disposição da classe trabalhadora para enfrentar o projeto de contrarreforma do estado e o ataque aos seus direitos históricos.

Com esta perspectiva a UNIDADE CLASSISTA conclama as organizações classistas consequentes a se unirem na construção de um 1º DE MAIO de massa, convocado desde locais de trabalho e moradia para manifestações nas capitais dos estados, dando uma demonstração da disposição da classe trabalhadora para enfrentar o projeto de contrarreforma do estado e o ataque aos seus direitos históricos.

Rumo ao Encontro Nacional da Classe Trabalhadora – ENCLAT.
Defender direitos e na luta ampliar conquistas!

csunidadeclassista.blogspot.com

MANIFESTO: Resistencia Estudanti - Por Uma Universidade Popular

A universidade e seus cursos cumprem funções específicas no contexto em que estão inseridos e se adaptam às exigências econômicas, políticas e sociais vigentes. Dessa forma, os currículos, a pesquisa e a formação de jovens trabalhadores em todas as esferas, são orientados para os interesses do mercado, seguindo suas regras e “suas leis”.

Cabe destacar, que a tônica do momento é por cortar gastos sociais do Estado, por inovações tecnológicas em ritmo acelerado e por profissionais polivalentes com salários cada vez menores e condições de trabalho cada vez mais precárias, sendo que o congelamento do pensamento crítico é uma arma fundamental para tal. Em outras palavras, a proposta de integrar (político, social e economicamente) os indivíduos, a partir da educação, na sociedade, transformou-se num interesse de formar profissionais flexíveis capazes de trabalhar em condições indignas de trabalho ou, em grande parte, formar profissionais para o desemprego.

A extinção gradual da extensão e pesquisa é uma realidade nas universidades brasileiras. A abertura de cursos de maneira precária, através da implantação verticalizada de programas do governo, e o incentivo das parcerias público-privadas com a cessão gradual da estrutura pública para empresas terceirizadas e/ou públicas de caráter privado, desenha um cenário onde os anseios e as angustias da classe trabalhadora, na qual se encaixam as populações mais pauperizadas, não sejam sequer debatidas no ambiente universitário. Não há também, debates para amenizar (veja lá superar) as desigualdades sociais e outros problemas sociais que afligem a população sergipana. De modo que, a universidade produz conhecimento que é praticamente alheio a nossa população e as nossas necessidades.

Outro ponto fundamental de levantarmos é que no projeto universitário em percurso nas IES (instituições de ensino superior) há o sucessivo subfinanciamento da educação pública afetando diretamente nas políticas de assistência estudantil e as demais bolsas. Como os governos anteriores, governo federal vem precarizando cada vez mais a educação, agravando-se nos últimos dois anos com os sucessivos cortes orçamentários no setor que já chega a uma cifra de mais de 15 bilhões de reais, para pagar juros da imoral e ilegal dívida pública. Além disso, a atual gestão da reitoria não dialoga com a comunidade acadêmica, não debate os problemas da universidade e blinda o governo quando não aponta que a educação pública está em crise.

Como resultado disso, houve o atraso de diversas modalidades de bolsas estudantis, incluindo a bolsa residência, de forma que vários alunos correram risco de despejo devido ao não pagamento do aluguel. Sabemos que a única saída para as/os estudantes é a luta, por isso vários bolsistas e solidárias(os) ao movimento se organizaram e ocuparam a Reitoria, exigindo o pagamento imediato das bolsas, dentre outras pautas.

A ocupação foi vitoriosa, resultando na assinatura, por parte do Reitor, da carta de reinvindicação em sua totalidade. Mas a luta não acabou!

É necessário garantir a efetivação dos compromissos firmados e obter mais conquistas!

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sexta-feira, 29 de abril de 2016

BRASIL: Temer já se prepara para retomar os ataques que Dilma vinha fazendo

Fora todos eles: Fora Dilma, Temer, Cunha e esse Congresso Nacional

No último dia 24, enquanto boa parte dos trabalhadores recebia a família para o tradicional almoço de domingo, em Brasília o vice-presidente Michel Temer tinha uma visita especial no Palácio do Jaburu. O dia fora reservado para um longo encontro com o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf. No cardápio, no lugar daquela farta macarronada e frango de padaria, algo bem mais indigesto.

O encontro durou seis horas, segundo relatos da imprensa. Oficialmente, serviu para debater a "situação fiscal da União" e, segundo Skaf, Temer teria assegurado que, assumindo a presidência, não aumentaria os impostos. Ainda segundo o presidente da Fiesp, eles não chegaram a discutir a composição de um eventual governo Temer. O que é mentira, evidentemente. Em seis horas de reunião Temer e Skaf puderam debater até a escalação do XV de Piracicaba.

Mas o que de fato foi discutido entre as quatro paredes do Jaburu? Muito provavelmente, um conjunto de medidas que está se desenhando para ser uma espécie de plataforma de um futuro governo Temer e que tem como centro aquilo o que o governo Dilma implementava mas que, com o aprofundamento da crise, não conseguiu mais: jogar a crise nas costas dos trabalhadores e da grande maioria da população.

Um programa dos banqueiros, empresários e latifundiários

O ponto reforçado por Skaf, a resolução da crise fiscal sem o aumento dos impostos, é a principal bandeira da Fiesp, simbolizado pelo esdrúxulo pato inflável. E o seu significado é simples: manter a desigual e injusta estrutura tributária do país, em que os ricos sonegam e não pagam quase nenhum imposto, enquanto os trabalhadores e a população arcam com todos os custos. Arcam com os próprios lucros dos empresários e com os gastos do Estado.

O tão alardeado ajuste fiscal, assim, significa aumentar o repasse da renda aos ricos. Você mantém esse sistema tributário, mas corta ainda mais do pouco que escorrega para as áreas sociais, como Saúde e Educação.

Mas essa é apenas a ponta do iceberg. As propostas que estão na mão de Temer vão muito além. Entre elas está a desvinculação dos benefícios sociais com o reajuste do salário mínimo. Benefícios sociais, para quem não sabe, não é apenas Bolsa Família, mas os próprios benefícios previdenciários. A medida representaria um grande ataque à Previdência pública e aos mais de 21 milhões de aposentados e pensionistas que já sobrevivem precariamente com um salário mínimo de fome.

Desvincular parece ser a palavra de ordem. Dentro disso, prevê-se ainda a desvinculação dos chamados "gastos obrigatórios" do Orçamento. Mas não aqueles destinados ao pagamento da dívida pública e que consomem quase metade de tudo o que é arrecadado todos os anos. Mas sim gastos como Saúde e Educação, principalmente, abrindo o caminho para cortes ainda mais profundos nessas áreas para irrigar os cofres dos banqueiros através da dívida.

Parece muito? Ainda tem mais. Parlamentares da Frente Parlamentar Agropecuária se reuniram nesta terça, 26, e preparam um documento em que pedem a Temer o uso das Forças Armadas para mediar conflitos por terras. Em bom português: recrudescer a repressão e os assassinatos de sem-terras e indígenas cujo aumento já vinha ocorrendo sob os governos do PT.

E quem vai fazer isso?

Os nomes cogitados por Temer e sua camarilha para formar um novo governo não são motivos de espanto. Não por coincidência, os primeiros a serem sondados para dirigir a política econômica do novo governo são velhos conhecidos do PT. Henrique Meirelles, ex-diretor do Bank of Boston, foi presidente do Banco Central do governo Lula. Outro nome que circulou na lista de Temer foi Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica de Lula. Mostram que o que se pretende não é uma guinada de 180 graus na política econômica do governo do PT, mas uma sequência no que já vinha se fazendo. A reunião entre Delfim Neto e Temer comprova isso claramente. Até mesmo o grilo falante de Lula para a economia continua o mesmo.

O fato novo é que ninguém quer encarar a tarefa. Meirelles, Lisboa e Armínio Fraga, outro convidado a integrar o governo, demoveram gentilmente do pedido e se dispuseram a "ajudar" no que for possível Temer. De longe, é claro. Tirando o afoito José Serra, nem mesmo o PSDB está convencido em embarcar com os dois pés na canoa de Temer.

Isso acontece porque eles sabem que um eventual governo Temer não será um passeio em águas tranqüilas. Recente pesquisa Ibope revela que nada menos que 62% dos brasileiros querem que tanto Dilma quanto Temer saiam. Entre os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos, o percentual atinge 70%. A popularidade do vice de Dilma anda tão baixa que ele mal consegue andar duas quadras sem ser xingado.

Mais que isso, analistas de mercado consideram praticamente impossível os tais "ajustes estruturais" exigidos pela burguesia dada a ilegitimidade desse governo. Você tem o seguinte cenário: um governo impopular apoiado por menos de 30% das pessoas, com uma base parlamentar que, ainda que pareça grande agora, é extremamente instável e que vai ser impossível Temer domesticar atendendo todas as promessas de cargos e dinheiro realizadas para a aprovação do impeachment, e uma crise econômica e social que só tende a se aprofundar mais num contexto de lutas como a que vemos hoje no Rio de Janeiro.

Não é por menos que a burguesia segue extremamente dividida, já que não vê por hora uma saída segura no horizonte.

Fora todos eles

O governo Dilma está caindo. Temer negocia com os banqueiros e empresários a conformação de um novo governo que aplique o programa que o PT não mais consegue. Dilma, Temer, e o Congresso Nacional se desgastam rapidamente na proporção em que a crise econômica e social se aprofunda.

A saída, do ponto de vista da classe operária e dos trabalhadores não é apoiar Dilma, ou lutar para que volte caso passe o impeachment no Senado, como quer a CUT. Tampouco é apoiar Temer como fazem a Força Sindical, a UGT, entre outras centrais. Mas impor uma greve geral para que, através da mobilização, todos caiam. O PSTU defende um governo socialista dos trabalhadores, apoiado em conselhos populares. Enquanto não temos conselhos construídos nas lutas, defende eleições gerais já, para que povo escolha quem deve entrar no lugar de Dilma ou Temer.
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por Diego Cruz | Opinião Socialistta

EDITORIAL: Eles só pensam naquilo e seguem a receita da velha política.

Dispostos a chegar a Prefeitura de Pirambu e fazer exatamente igual ao que fazem seus irmãos de DNA político que estão no comando do município, a "oposição" (sic) de direita - o outro lado da moeda - está disposta a jogar todas as cartas, menos apresentar a sociedade pirambuense uma nova forma de se fazer política e de gestão pública - e eles sabem o que é isso  (se sabem, operam em direção oposta, diferente de contra-mão).

As várias peças que integram este grupo "dialogam" sobre a velha política em mesas de bares, mas não os vemos defendendo os trabalhadores, a exemplo doa servidores públicos massacrados, perseguidos e literalmente pisoteados pela atual e últimas gestões - pois sabem que ao chegar lá manterão o modus operandi  (loteamento de cargos e exploração de serviços, farra de comissionados, entre outras aberrações), muito menos propostas para demandas econômicas como a pesca e o comércio local, muito menos enfrentar o deficit habitacional.

Nenhuma menção a políticas públicas para a juventude, o esporte e as questões de infraestrutura - saneamento básico, meio ambiente, causas pétreas como saúde, educação e segurança, além de inclusão social e diminuição dos baixos indicadores socio-econômicos. Estão de olho em "gerir" (ou ingerir) os vultosos recursos dos royalties (que são finitos) sem sequer sinalizar onde estes seriam aplicados - mas eles sabem (e nós também).

Por sua vez, a sociedade pirambuense precisa exercer imediatamente o poder popular, não se intimidar, assumindo o protagonismo e o sentimento de pertencimento e não se deixando seduzir (com o canto da sereia) por quem promove a "dança das cadeiras" como se mudança fosse apenas substituir "jogadores" em um mesmo time, que insiste em fazer gols contra - dentro e fora do campo.

Há vida fora do caos e precisamos sim nos livrar das aves de rapina que tem se revezado no poder desde 1983, como se não pudéssemos sair dessa caverna que tem se revelado mais voraz que o anunciado na alegoria dr Platão.

Há valores mais elementares que as simples faces de uma mesma moeda (cara e coroa), da política de Olimpíadas  (as eleições municipais ocorrem em anos de Jogos Olímpicos e as estaduais/nacional em época de Copa do Mundo) - é só sair da caverna  (ou continuar nas trevas da escuridão da velha política do sujo e do mal lavado).
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por Claudomir Tavares, professor concurso da rede municipal.

A LUTA CONTINUA: Professores voltam as ruas em Barra dos Coqueiros

Depois de promoverem na segunda-feira, 25, uma caminhada pelas ruas da cidade e café-da-manhã em frene a Prefeitura na terça-feira, 26, os professores da rede municipal de Barra dos Coqueiros farão nova manifestação nesta sexta-feira, 29. Eles estão em greve na luta pelo reajuste do Piso Salarial, negligenciado pelo prefeito Airton Martins (PMDB), a maior tragédia administrativa em 63 anos de história política na Ilha de Santa Luzia.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

ELEIÇÕES SINDICAIS: Professores vão as urnas na próxima semana

Professores da rede estadual e municipais filiados ao SINTESE vão as urnas na próxima semana, de 2 a 6 de maio, para eleger a nova diretoria executiva e das sub-sedes regionais, escolhendo entre as chapas “Nossa vida é lutar” (situação) e “O novo sempre vem” (dissidência), quem os representarão pelos próximos três anos. A oposição sindical se reúne amanhã, 30, em Aracaju, para anunciar o que já sabemos: por coerência, o voto nulo.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

DIMAS: Presidente da Colônia Z-5 disputa Federação dos Pescadores de Sergipe

Miguel Porto Pires, presidente da Colônia de Pescadores Z – 5, de Pirambu e região, é o candidato da situação a presidência da Federação dos Pescadores de Sergipe. Dimas, como é conhecido, consolida-se sua vitória com o apoio de 17 das 30 colônias que avalizaram a inscrição da chapa por ele liderada.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

PARLAMENTO DAS ÁGUAS: Seja um membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Estão abertas desde 8 de março e se estendem até 31 de maio as inscrições para as eleições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Parlamento das Águas em cinco estados brasileiros (AL, BA, MG, PE e SE). Maiores informações pelo site: www.cbhsaofrancisco.org.br/processoeleitoral2016.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

DOMINGO: Reabertura da Capela do Bom Jesus dos Navegantes

Vai fazer o que no próximo domingo, 1º de maio? Vamos para a reabertura da Capela do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá? Da programação que terá início às 18 horas, procissão dos motoristas saindo e chegando na Catedral, caminhada até a Capela e missa celebrada pelo padre Klebson Ferreira.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

HILDEBRANDO: Funcionário do SINTESE recebe R$ 16 mil mensais

Enquanto a maioria dos professores da rede estadual tem média salarial de R$ 3 mil, o funcionário do SINTESE, Hildebrando Maia recebe dos cofres do sindicato R$ 16 mil, segundo o professor Eder Theodoro, que diz ter tudo isso documentado. Já a receita anual da entidade é de R$ 19 milhões..
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

Foto: Maruim.net

quinta-feira, 28 de abril de 2016

DESO: Wilson Silva assumiu gerencia regional Norte

A gerencia regional Norte da DESO, sediada na cidade ribeirinha de Propriá, tem novo titular. Depois de operosos oito anos na função, Januário Costa retorna a Aracaju e em seu lugar assumiu em 14 de abril o propriaenses Wilson Silva, que já exercia funções laborais naquela unidade.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

SARAU CULTURAL: O talento é seu, a cultura é nossa

Vai começar a temporada 2016 do Sarau Cultural, projeto desenvolvido pelos produtores independentes, que a cada última sexta-feira do mês, a partir de amanhã, 29 de abril, levará a Praça dos Correios música, dança, teatro, poesia, exposições diversas, tendo como lema “o talento e seu, a cultura é nossa”.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

BANESE FACILITA: Financiando até 90% de seu imóvel

Através da linha de crédito intitulada “Banese Facilita”, você pode financiar até 90% de seu imóvel, com as menores taxas do mercado imobiliário e financeiro em até 420 meses para pagar. Procure uma da agencias do Banese na capital e no interior para obter maiores informações.
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fonte: Rádio Serigy
A trilha sonora da Tribuna da Praia

PROPRIÁ: Reabertura da Capela do Bom Jesus!!!

VAI FAZER O QUE DOMINGO A NOITE???

VAMOS PARA REABERTURA DA CAPELA DO BOM JESUS???

Programação:

18:00hrs - Procissão dos Motoristas (Saída: CATEDRAL).
Após retorno para a Catedral, CAMINHADA até a CAPELA DO BOM JESUS.
Após a chegada a CAPELA, celebração da SANTA MISSA.

RF NEWS NOTÍCIAS
Por Romulo Fotógrafo

HOJE: Dia Nacional da Caatinga - bioma nordestino sofre com a desertificação

A caatinga é um bioma tipicamente nordestino,  estando presente nos nove estados da região (AL, BA, CE, MA, PB, PE; PI, RN e SE) e no Norte do Minas Gerais; ocupando 2% daquele estado.

São 930.000 km2 dos quais 300.000 estão sendo atingidos pelo processo de desertificação, em função do desmatamento e queimadas, com a omissão - e cumplicidade - dos poder público (federal, estaduais e municipais).

Mantendo-se o atual nível de degradação, serão 2.700 km2 a menos anualmente,  o que exige medidas emergenciais no sentido de preservação de nossa caatinga.
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prof. Claudomir Tavares, especialista em Gestão de Recursos Hídricos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ROMPIMENTO: Até quando PT manterá a aliança com o PMDB em Sergipe?

No Rio de Janeiro partido desembarca do governo estadual e municipal.

O PT nacional aprovou nesta terça-feira, 26, a proposta de ruptura com o PMDB no Rio de Janeiro, com a saída de petistas dos governos do prefeito Eduardo Paes e do governador Luiz Fernando Pezão, ambos peemedebistas.

O partido determinou a aliança eleitoral com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) ou com o deputado estadual Marcelo Freixó (PSOL) para disputar a Prefeitura do Rio. Os dois são pré-candidatos.

Em Sergipe ainda não se tem notícia se o partido permanecerá aliado do governador Jackson Barreto, nem se manterá a aliança local com o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral.
Segundo orientação do governador, o único deputado federal peemedebiata, Fábio Reis, tambem aliado do prefeito Hélio, votou pelo impeaeachmet da presidente Dilma Rousseff.

■ E com o PSB?

Da mesma forma que o PMDB, o PSB também votou através do deputado federal Valadares Filho pelo impeachment e o senador Valadares Pai já manifestou que votará pelo afastamento da petista.
Os ex-prefeitos Marcos, Sílvia (PSB), juarez Batista  (PROS) e José Nilton (PMDB), que integram a base aliada do governador, tem seus partidos no barco que navega em direção contrária aos náufragos do Planalto.

Em Pirambu a ala progressista do partido defende candidatura própria, enquanto o setor mais conservador ou personalista defende uma aliança que viabilize a eleição de vereador/a.
Através das redes sociais mais populares, peemedebistas e aliados destilam diariamente seu veneno e organiza contra o PT e seus mais destacados quadros em nossa cidade.

Em Japaratuba, o PT nutre uma "fidelidade canina" pelo PMDB e por ele se apega as práticas assistencialistas e fisiologista, mas Hélio prefere como aliado alguém que o ex-prefeito Pedro Moura Neto (PPS) e sua esposa, Lurdinha Fonseca Moura (PSB) indique ou se indique para a chapa majoritária, pelo peso político e eleitoral.

■ A seguir...

Aguardemos então os próximos capítulos da conjuntura no Brasil e seus reflexos em Sergipe, Pirambu e Japaratuba na relação excentricidade com o PT.
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por Claudomir Tavares

CLAUDOMIR TAVARES: Jacarecica, a história de um povo



Claudomir Tavares da Silva[1]
Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas[2]
I – INTRODUÇÃO

A história das sociedades humanas, até hoje, gira em torno das perguntas que conseguimos formular, mas é movida, principalmente, pelas respostas que conseguimos encontrar a estas indagações. A ciência, por sua vez, teima em se mostrar dinâmica, introduzindo novos elementos a estas descobertas, constituindo-se numa simbiose perfeita, o que proporciona uma relação contínua fantástica.

Ao longo da história da humanidade, tem se verificado a opção dos povos, em todos os continentes da Terra buscaram ocupar terras banhadas por rios, principalmente aqueles mais caudalosos, em cujas margens formaram-se as condicionantes para a prática de atividades que lhes proporcionem suas sobrevivências.

Em função desta presença humana, constituíram-se as grandes civilizações da antiguidade, o que não se fez diferentes nos períodos subsequentes, dada abundância de água para a prática da atividade pesqueira, fertilidade dos solos, para a prática da agricultura, as condições favoráveis a navegação, elementos essenciais para a manutenção da vida na Terra.

Estabelecendo um paralelo histórico, ao tempo em que resguardadas as necessárias proporções, esta foi condição adotada na ocupação do território sergipano, notadamente onde está localizada o que convencionamos chamar de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, onde atualmente está presente o maior contingente populacional do Estado, encontrando-se nela a Sub-Bacia do Rio Jacarecica, marcado pela presença de três barragens, integrada por cinco municípios, a saber: Ribeirópolis, Itabaiana, Areia Branca, Malhador e Riachuelo.

O Rio Jacarecica, que denomina a Sub-Bacia, nasce na região da Terra Dura, em Ribeirópolis, e deságua no Rio Sergipe, que estende a denominação a bacia, na sede do município de Riachuelo. Aqui, sem pretensão de esgotar o tema, apresentar-se á possíveis respostas as questões referentes à área geográfica da sub-bacia hidrográfica, associando-a necessariamente aos desdobramentos mais significativos que caracterizaram a história de seu povo.

2. A OPÇÃO PELAS MARGENS DOS RIOS

Ao buscar entender o que une o povo fixado na área geográfica da sub-bacia do Rio Jacarecica, compreendendo suas particularidades, suas manifestações, suas aspirações e sonhos, proporcionou estabelecer uma relação do processo histórico indissociável em torno da sua ocupação e permanência.

Tomando o exemplo das antigas civilizações da humanidade, não é difícil concluir qual a opção dos povos do Egito, da Mesopotâmia, da Índia, da China, ou mesmo da América, em ocupar primariamente as margens dos grandes rios (e outros nem tantos) localizados nestes pontos distintos da Terra, dada as possibilidades neles aferidas, como água para consumo, terra fértil para a prática da atividade agrícola, leito para o exercício da pesca e a navegação, entre outros condicionantes essenciais para a sobrevivência destas populações.

“Para entendermos como surgiram as primeiras grandes civilizações da humanidade, precisamos compreender como nasceram às primeiras cidades. Também sendo importante entender a importância que os rios tiveram neste processo.” (FABER, 2011. P. 3).

A ocupação do território sergipano é datada do Holoceno (12000 AP[3]), sendo a maioria dos povoadores do território que corresponde atualmente a Sub-Bacia Hidrográfica do Jacarecica classificada entre os ceramistas (5.000 anos AP ao presente), estando o município de Riachuelo incluído entre aqueles em que foram verificadas a presença das culturas pré-históricas em Sergipe, na sua tradição Aratu[4] (CARVALHO, 2000. p. 29).

De acordo com Nunes (2006: 19), “a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias em 1534, integrou o território sergipano à Capitania da Bahia de Todos os Santos, concedida a Francisco Pereira Coutinho por Carta de Doação de 05.04.1934, e regulamentada por Foral de vinte e dois de agosto do mesmo ano. Abrangia ela 50 léguas de terra, que se estendiam da foz do São Francisco à Ponta do Padrão em Salvador”.

A conquista do território de Sergipe “foi a consequência da expansão colonizadora da Bahia para o norte (...) veio acabar com a solução de continuidade territorial que separava Recife da Bahia, que se constituíam como os únicos pontos de povoamento existentes ao norte (...) Bahia era o centro do governo colonial e Recife recebia o influxo de sua ação, não só sob o ponto de vista político e social” (FREIRE, 1995. p. 15), e seu efeito imediato “foi à ocupação da terra, desde o Real até o São Francisco, no movimento sul para o norte, com ocupação transversais, junto aos afluentes dos grandes rios: Real, Piaui, Vasa-Barris, Cotinguiba, Japaratuba e São Francisco. (BARRETO, 2002. p. 49).

“A ocupação do território da bacia do rio Sergipe começou em 1594, quando Tomé Fernandes localizou-se além das margens do Cotinguiba. Em seguida foram ocupadas as terras junto ao Comendaroba, ao Ibura, ao Aracaju, ao Cotinguiba e ao Sergipe, ocupando áreas onde nasceu a lavoura de cana-de-açúcar, que transformou a região na mais rica de Sergipe.” BARRETO, 2002. p. 49)

Considerando que “os rios que banham o território sergipano são agrupados em seis bacias principais: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vasa-Barris, Piaui e Real, o povoamento do território sergipano e as atividades econômicas que o impulsionaram foram marcadas por esta diversidade geográfica.” (NUNES, 2006. p. 106).

Foram os criatórios de gado quem abriu as portas para a ocupação das terras além do litoral, ao longo do rio Sergipe e seus afluentes eram vinte e oito proprietários de currais de gado.

“A ocupação das terras ao longo do rio Sergipe permitiu, a partir de 1600, a presença de dezoito sesmeiros, em poucos anos, continuando por todo o éculo XVII, quando os criadores de gado expressavam a pujança sergipana.” (BARRETO, 2007. p. 49).

Mas esta atividade não lograria êxito, não fosse a presença do rio Jacarecica e seus tributários cujo conjunto que forma a sub-bacia constituí-se em elemento essencial ao desenvolvimento desta atividade e daquelas que foram desenvolvidas na sequência ou concomitantes. 

3. E SURGEM AS CIDADES

É percorrendo as lembranças de parte destas pessoas (camponeses, pescadores, fazendeiros, etc.), cominados com o aferimento nas fontes bibliográficas disponíveis, que procurou-se conhecer outra visão sobre os elementos histórico-culturais da sub-bacia do rio Jacarecica, notadamente naquilo que pretende-se debruçar, conhecendo outra maneira de re-construir a história

“O desenvolvimento da colonização da Capitania de Sergipe se processou dentro da política mercantilista ibérica dominante, visando a levar grandes rendimentos ao Tesouro Real. Buscava-se desenvolver a agricultura que resultasse em produtos solicitados pela economia europeia em plena expansão trazendo bons lucros. (...) Grande foi à corrida inicial de colonos pela posse da terra sergipana. Entre os anos 1596 e 1607, Felisbelo Freire registrou a doação de 205 sesmarias.” (NUNES, 2006. p. 37).

Indispensável dizer que este “surto” inicial de ocupação do território sergipano, consoante as afirmações de Maria Thetis Nunes (2008), respingaria necessariamente na região formada em torno da sub-bacia hidrográfica do Rio Jacarecica, verificando-se a partir dali a formação dos primeiros núcleos populacionais.

São datadas do século XVII a criação de novas freguesias, entre as quais a de Santo Antônio e Almas da Vila do Itabaiana (AMARAL, 1998. p. 14). A partir daí, foram várias as povoações que começam a ganhar vida em Sergipe, a exemplo daquelas que dariam origem as atuais cidades de Areia Branca, Malhador, Riachuelo e Saco do Ribeiro (Ribeirópolis).

“O surgimento das cidades brasileiras está ligado à questão religiosa. O aparecimento de uma freguesia, de uma vila ou de uma cidade sempre esteve relacionada diretamente com a Igreja Católica. O marco inicial de uma cidade – a construção de uma igreja – a princípio apresentava-se com uma arquitetura simples e rústica. A partir desse marco, as vielas, ruas e praças começaram também a organizar-se. (...) A estrutura urbana que surgia dava origem aos chamados povoamentos. (...).” (MARX, 1991. Apud NUNES, 1994. p. 7).

Seguindo uma tendência do que ocorria no Brasil Colonial, o surgimento das cidades em Sergipe no período que vai do século XVII ao final do século XIX apresenta as mesmas características, a partir dos interesses do Estado ou da Igreja.

“Muitas vezes a distância entre o povoado e a cidade fazia com que o primeiro fosse elevado a categoria de vila ou cidade por interferência da Igreja, pois a partir daquele momento a comunidade teria a permanência de um padre, evitando assim o deslocamento dos fiéis para outra localidade com o intuito de participar de ofícios religiosos.” (NUNES, 1994. p. 9)

A presença de um rio, condição que proporcionava a escolha dos territórios em que seriam ocupados, associada no caso da sub-bacia do Rio Jacarecica, esteve associada com edificação de um núcleo habitacional em cujo centro ou parte mais elevada, era demarcado com a construção de uma Igreja, quase sempre, marco inicial dos sítios históricos em que surgiram as cidades e povoados desta região.

4. AS CIDADES DO JACARECICA

A formação e desenvolvimento (econômico e social) dos municípios sergipanos são marcados pelo privilégio de uns em detrimentos de outros, sendo vários os elementos que contribuem para isso, como o fato de serem fontes geradoras de recursos para o Estado, seja pela presença da indústria ou ainda pela produção agrícola ou pela presença de alçaram aos recursos minerais.

Mas ao lançar-se um olhar sobre o passado destes municípios (neste caso, nos referindo aos localizados na sub-bacia do Jacarecica), verifica-se que as cidades não conseguiram alcançar este grau de desenvolvimento na mesma proporção, se configurando hoje como apêndices daquelas que obtiveram um padrão mais consistente e ascendente (com destaque para Itabaiana que conseguiu sobrepor-se aos demais).

É preciso então, entender inicialmente em que circunstâncias estas (cidades e povoados) surgiram e a partir daí estabelecer um paralelo, identificando as semelhanças (e diferenças) no processo de constituição do que convencionou-se classificar de Sítio Histórico. Neste sentido, faz-se necessário entender que o surgimento das primeiras cidades na Sub-Bacia Hidrográfica do Jacarecica não ocorreu de forma homogênea, uma vez que, ainda que muito próximas uma das outras, verifica-se que em estas nasceram dentro de características bastante peculiares.

4.1. Itabaiana

As informações obtidas junto a Biblioteca do IBGE (2012), que reúne elementos coletados junto a instituições municipais, indicam que a colonização e povoamento de Itabaiana tiveram início após a conquista do território sergipano por Cristóvão de Barros, em fins do século XVI efetivando-se a posse das terras (sesmarias) pelos colonos gradativamente, por cartas de doação, nos séculos XVI e XVII, e alvarás, no século XVIII. [5]

O primeiro contato com os nativos de Itabaiana[6] deu-se quando em 1586 os franceses que tentaram conquistar a Bahia procuraram estabelecer uma relação de amizade com os indígenas, recrutando-os para este embate. De lá para cá, um lastro histórico, até o momento em que se dará a construção a partir de 1675 a Igreja que deu origem atual matriz de Santo Antônio de Almas de Itabaiana, a elevação a condição de vila em 1665 e finalmente a categoria de cidade em 28 de agosto de 1888[7].

Na trajetória histórica de Itabaiana constam lendas que a associam a busca das minas de prata, originária a partir da atuação de Belchior Dias Moréia e de salitre nos sertões de Sergipe, as quais inspiraram José de Alencar a escrever em 1862 o romance “As Minas de Prata” e Paulo Setúbal, em 1935 o “Romance da Prata”

No caso do povoamento de Saco do Ribeiro, atual Ribeirópolis, está intimamente ligado ao surgimento da Vila de Itabaiana, datando segundo Santos (1987: 11) do derradeiro decênio do século XVII, até quando alcançou sua emancipação política em 18 de dezembro de 1933, sob a denominação de Ribeirópolis, que vem tentando se enquadrar no contexto das cidades progressistas de Sergipe.

4.2. Malhador

Nas informações levantadas por Ariosvaldo Figueiredo (1976), o nome Malhador surgiu por conta do gado que pastava na região e que ao entardecer procurava um lugar no tabuleiro para descansar e ruminar[8]. “Muitos não gostaram do nome, mas a história, mais forte, não deixou ninguém mudá-lo. Tentaram, mas de uma vez, chamá-lo de São José, padroeiro do lugar, porém não pegou, não colou. O tempo correu, o nome ficou”. (FIGUEIREDO, 1976. p. 17). Alcançou emancipação política em 25 de novembro de 1953.

4.3. Areia Branca

Quanto ao topônimo de Areia Branca está ligado à coloração do solo, o que indica a provável existência de praia em tempos remotos. A povoação teria se iniciado no quadrado em frente à capela que se transformou depois na Igreja Matriz São João Batista, nome do padroeiro dos areiabranquenses. Muito tempo levou para formar-se o povoado, que passou a ter registro na história como município no dia 11 de novembro de 1963, quando foi emancipado de Riachuelo, cujo território fora desmembrado deste município e mais dos de Itabaiana e Laranjeiras, com os quais se limita[9]

4.5. Riachuelo

Também as informações do IBGE apontam que o núcleo primitivo do atual município de Riachuelo foi inicialmente pouso de tropeiros, no roteiro entre os centros açucareiros mais amigos, de Laranjeiras e Divina Pastora. Com a vinda da família Pintos teve início a aglomeração conhecida como "Povoado dos Pintos", que foi elevado, em 1837, à categoria de freguesia (Nossa Senhora da Conceição do Riachuelo) e, em 1874, à de Vila e Município com a denominação de Riachuelo. Riachuelo foi até fins do século XIX, um dos centros mais importantes da Província, depois Estado de Sergipe, devido, sobretudo, à sua indústria açucareira[10].

5. OS POVOS JACARECICA:

Lançando mão da historiografia sergipana, a despeito da presença humana em nosso território, nos damos conta de que este fora habitado por diversas tribos indígenas, sendo que Mott (1986: 18. p. 19) documenta a presença de brancos, pardos, negros e indígenas como integrantes da etnia sergipana no século XVIII, tendo sido estes grupos fundamentais na formação histórica e cultural dos diversos municípios, entre os quais aqueles em questão neste trabalho.

“Quando a Capitania de Sergipe encerrou a etapa colonial, a população de cor livre era numerosa, fato que em desafiado os estudiosos em busca de explicação (...). Também era numerosa a população branca, existindo um branco para cada pessoa de cor”. (NUNES, 2006. p. 243).

Vivem atualmente nos cinco municípios da sub-bacia do rio Jacarecica 143.294 habitantes[11], ocupando uma área de 923 km² (BOMFIM, 2002), numa densidade demográfica de 155,21 hab/km² (Areia Branca: 16.857 hab – 147 km², Itabaiana: 86.967 hab – 337 km², Malhador: 12.042 hab – 101 km², Ribeirópolis: 17.173 hab – 259 km² e Riachuelo: 9.355 hab – 79 km²).

Quando Marx (1982) afirmava que “a economia é o motor da história”, ele não se referia especificamente ao “modo de produção” do homem da Sub-Bacia Hidrográfica do Jacarecica, mas o conceito emitido de “motor”, está associado ao fato de ser esta a engrenagem que tem movido a vida das sociedades ao longo da história da sociedade, acrescentando que esta se dá através “da luta de classe”. Resguardando as devidas e necessárias proporções, o elemento econômico, moveu a história de vida dos povos do Jacarecica, sendo na atualidade fatores de identidade cultural.

Das primeiras atividades econômicas praticadas a partir da colonização das terras de Sergipe del Rei, foi à pecuária aquela que se deu como a impulsionadora da ocupação do território da sub-bacia hidrográfica do Jacarecica, pois “antes do sergipano ser agricultor foi pastor” (FREIRE, 1977. p. 176). “A pecuária permitiu o acesso a terra de uma parte da população mais pobre”. (GUIMARÃES, 1981. p. 72).

5.1. Aspecto sócio-econômico

No município de Areia Branca, as atividades econômicas “tem suas bases nas atividades agrícolas, pecuárias, comerciais, minerárias e avicultura. Na agricultura, destaque para a produção de mandioca, cana-de-açúcar, manga, maracujá, milho e laranja. A pecuária está voltada para a criação de bovinos, suínos e muares. A avicultura, de porte reduzido, é voltada a criação de galináceos. Na mineração, destaque para a exploração de petróleo/gás, e também lavras de areia.” (BOMFIM, 2002. p. 4).

Um dos mais importantes centros sócio-econômicos do estado, o município de Itabaiana “tem uma das principais economias do Estado, com nível elevado de empregos nos setores de serviço, indústria e comércio. A mineração também contribui para a economia, com a atividade de lavra de pedreiras. A agricultura tem como principais produtos, a mandioca, batata doce, manga, tomate, laranja e feijão. Na pecuária, os principais efetivos são os bovinos, suínos e ovinos; enquanto na avicultura, destacam-se os galináceos.”. (BOMFIM, 2002. p. 4).

A base econômica do município de Malhador está relacionada “as atividades agrícolas (mandioca, batata doce, maracujá e laranja), pecuárias (bovinos, equinos e muares) e avicultura (galináceos).” (BOMFIM, 2002. p 4).

O município de Riachuelo tem suas bases econômicas fincadas na “agricultura (cana-de-açúcar, coco, mandioca e manga), pecuária (bovinos, muares, suínos e equinos), avicultura (galináceos), comércio, indústria e mineração (exploração/produção de petróleo e gás; lavra e garimpo de areias).” (BOMFIM, 2002. P. 4).

Já o município de Ribeirópolis encontra sua base econômica pautada na “agricultura (mandioca como principal produto, e em menor escala o milho e o feijão), pecuária (bovinos, suínos, ovinos e equinos) e avicultura (galináceos). A indústria e o comércio no período de 1980 a 1991 registraram um decréscimo, no que se refere ao nível de empregos e número de estabelecimentos.” (BOMFIM, 2002. p. 4).

Algumas das atividades econômicas destes municípios remontam do período colonial e tem uma relação com o desenvolvimento econômico que norteou toda a trajetória destes municípios, a exemplo da agricultura (mandioca) e da pecuária (criação de gado). A monocultura da cana-de-açúcar, cuja finalidade era voltada para o negócio agroexportador, em especial, atualmente tem no agronegócio promovido pelos usineiros a substituição dos engenhos coloniais, alguns dos quais existentes até o final do século XIX.

Atualmente a monocultura da cana-de-açúcar, presente principalmente no município de Riachuelo e parcialmente no de Malhador é o resultado de um avanço que se dá em patamares acelerados, no que requer uma discussão acerca dos impactos que esta tem provocado, devendo ser estabelecido um paralelo na relação custo (para a maioria)-benefício (de uma minoria).

“O grau de produção da população depende de como as pessoas buscam a sua subsistência, do tamanho do território e outros fatores, e varia de acordo com o nível material do desenvolvimento e com as relações sociais operantes. (...) Assim, o contingente populacional não é responsável, em si, pela degradação ambiental presente em várias regiões do planeta. Ao contrário, o crescimento desordenado da população reflete a falta de investimentos nas regiões em que se dá, gerada pela tendência desigual e excludente do capitalismo”. (SERRA, 2012. p. 148).

Do ponto de vista comercial, é a cidade de Itabaiana, outrora destaque na produção algodoeira, dentro das culturas de exportação no período colonial, um dos maiores centros comerciais do interior de Sergipe, cuja feira é referência como a maior do Estado.

“As feiras ocuparam lugar destacado na vida econômica sergipana. Tradição portuguesa trazida pelos colonizadores, seu estabelecimento já estava previsto no Regimento de Tomé de Souza”. (NUNES, 2006. p. 171).

5.2. Aspecto religioso

Além das semelhanças e diferenças verificadas observando através dos elementos sócio-econômicos, nenhum como o aspecto religioso é maior fator de unidade cultural das comunidades residentes nas sedes dos municípios como em seus povoados, repetindo-se aí uma tendência nacional, sendo o Brasil a maior nação católica do mundo.

“O catolicismo no Brasil impressiona pelos números e pela fé. O país é a maior nação católica do mundo e abriga metade dos fiéis da América Latina. Traduzindo em números, são cerca de 145,4 milhões de brasileiros que se declaram fiéis à Igreja comandada pelo papa Bento 16, de acordo com dados de 2005 da CNBB. Isso corresponde a 78,95% da população.” (GUIMARÃES, 2013).

Apesar do crescente número das religiões evangélicas, é numeroso o contingente de católicos nos municípios integrantes da sub-bacia hidrográfica do Jacarecica, verificando-se a presença de uma religiosidade popular bastante forte, tendo como ponto alto das manifestações as festas dos padroeiros, cujos santos são bastante populares entre as comunidades.

Tendo como padroeiro São José, a cidade de Malhador pode se dizer assim que abre em Sergipe o Ciclo Junino, ao celebrar e homenagear aquele que é além do padroeiro dos católicos da sede do município, o santo da fertilidade, o protetor dos agricultores, principalmente a partir a ligação de sua população com a terra.

A cidade de Itabaiana tem como padroeiro um dos mais populares e celebrados santos da Igreja Católica, Santo Antônio, em torno do qual a Paróquia de Santo Antonio e Almas promove dentro do trezenário a tradicional procissão dos caminhoneiros, dada a alcunha de ser a cidade a “Capital Nacional do Caminhão”.

Em Areia Branca, os católicos depositam suas devoções em torno de São João Batista, o que tem lhe proporcionado a realização de um dos mais representativos festejos juninos do Estado, valendo-lhe a classificação popular de São João de Paz e Amor, uma vez que durante o período festivo fica proibido o uso de fogos de artifícios por populares.

Ponto alto do calendário religioso de Ribeirópolis, a festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus acontece na segunda quinzena de outubro, sendo marcada pelo que de mais intimo do ponto de vista da relação de fé e religiosidade popular há entre os católicos não apenas daquela cidade, mas de fiéis que para lá se dirigem.

Encerrando o que podemos chamar de Ciclo Religioso do Jacarecica, é a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Riachuelo, uma das mais tradicionais de Sergipe, dividindo as atenções com outras que se realizam em outros municípios, incluindo aí a capital, Aracaju.

5.3. Aspecto Político

A primeira forma de organização política na vida sergipana após a colonização foi à distribuição de sesmarias doadas nos primeiros anos desta condição política, cuja ocupação da terra se dava no sentido sul-norte, do Real ao São Francisco, como consequência das prioridades da administração colonial.

Atestando o desenvolvimento econômico, a Igreja, por sua vez, se fez presente na estruturação política, a partir da divisão eclesiástica no sentido de melhor atender a população e principalmente seus interesses na região, criando em 1675 a paróquia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana.

“Até então só existia a paróquia de N. Sra. Da Vitória sediada em São Cristóvão desde os primórdios da colonização. Naquele ano (1675), o Arcebispo da Bahia criava a paróquia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana; e em 1678, a Freguesia de Santo Antônio de Vila Nova do Rio São Francisco era desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, e criada a Paróquia de Santo Antônio do Lagarto; em 1680, desmembrando-se a Paróquia de Santa Luzia do Itanhy da Paróquia de Santo Antônio de Pitanga na Bahia”. (NUNES, 2006. p. 279).

Dentro da política administrativa da metrópole [12], são criadas em 1697 as primeiras vilas sergipanas, entre as quais a de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, juntamente com as vilas de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto, Santa Luzia do Itanhy e Santo Amaro das Brotas, sendo estas os embriões das primeiras cidades sergipanas.

Ainda que suas existências sejam anteriores, suas organizações político-administrativas tenham sido reguladas por leis do Império (Itabaiana) e da República (Areia Branca, Malhador, Riachuelo e Ribeirópolis), estas só começaram a se constituir politicamente como as conhecemos atualmente no século XX, passando todas elas a partir daí a ser administradas por prefeitos municipais.

Apesar de criado pela resolução provincial nº 1.331 datada de 28.08.1888, Itabaiana só elegeu seu primeiro prefeito em 1935 (estando atualmente na sua 24ª gestão), sendo antes administrada no período de 1990 a 1935 por intendentes (32 gestões) [13].

Dada à importância política e econômica de Itabaiana, principalmente, as disputa políticas (eleitorais) tendo sido estas marcadas por episódios que ficaram impressos na história, “coube a Itabaiana o triste título de local das mais memoráveis eleições do cacete da História de Sergipe” (MENEZES, 2010), episódio que ficou conhecido como a “Eleição do Cacete” (eleição para vereadores e juízes de paz).

“Os episódios de 1848 mostram que os males das rivalidades e da polaridade política têm longa trajetória no torrão serrano. (...) A vila ainda registraria outras batalhas eleitorais em 1856, 1863, 1868 e 1872, porém nenhuma dessas com a intensidade.” (MENEZES, 2010).

Antes de Itabaiana, o município de Riachuelo já havia sido criado em 31 de abril de 1874, através da Resolução Provincial nº 964, cominados com o Decreto Estadual nº 10 de 25 de janeiro de 1890. Contribuiu para isso o grande crescimento econômico alavancado principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar, elevando em maio de 1872 o povoado Pintos a condição de Freguesia de Nossa da Conceição de Riachuelo, evoluindo dois anos depois a condição de Vila de Riachuelo, quando deixou de pertencer ao município de Laranjeiras.

Os demais municípios integrantes da sub-bacia hidrográfica do Jacarecica (Ribeirópolis, Malhador e Areia Branca) foram constituídos na segunda metade do século XX, experimentando o primeiro a modalidade de administração através de intendentes, enquanto os segundos exclusivamente por prefeitos.

O município de Ribeirópolis foi criado em 18 de dezembro de 1933, deixando de chamar-se Saco do Ribeiro e passando a chamar-se a partir de então Vila de Ribeirópolis, sendo administrado de 1º de janeiro de 1934 a 15 de dezembro de 1934 por três intendentes e a partir daí por prefeitos eleitos, mas somente em 28 de março de 1938 a vila alcançou o status de cidade.

Na história política do município de Ribeirópolis, impossível não registrar a longevidade da família Passos, cujo patriarca, Francisco Modesto dos Passos (Chico Passos) foi além de prefeito, deputado estadual por oito mandatos consecutivos. Na “esteira” de sua trajetória de político bem sucedido do ponto de vista eleitoral, seu filho, o advogado Antônio Passos Sobrinho foi prefeito por duas vezes estando exercendo seu quarto mandato de deputado estadual. Sua esposa, a psicóloga Fátima Regina Céspedes Passos foi à primeira mulher a eleger-se prefeita daquele município, sendo reeleita para o mesmo mandato.

Enquanto isso, os municípios de Malhador e Areia Branca tem sua emancipação política cravada na segunda metade do século XX, sendo o primeiro criado pela lei estadual nº 525-A de 11/11/1963 e o segundo através da lei estadual nº 1.254 datada de 11/11/1963, ganhando ambos a partir daí autonomia política administrativa de fato e de direito.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O presente trabalho permitiu confirmar que a história das sociedades humanas, até hoje, gira em torno das perguntas que conseguimos formular, mas é movida, principalmente, pelas respostas que conseguimos encontrar a estas indagações.

Acrescenta-se a este fator histórico, o elemento religioso como impulsionador a constituição das cidades – desdobramento das povoações iniciadas no século XVII, associado à expansão da colonização sergipana, a partir da divisão do território em sesmarias e na consequente criação de gado.

O desenvolvimento econômico ao longo da história da presença humana na sub-bacia hidrográfica do rio Jacarecica está associado ao seu vínculo com a terra (estabelecendo sua relação com o rio) e daí desdobrando-se nos mais diferentes elementos, que se completam.
Indispensável dizer que este trabalho não se pretende conclusivo, mas nasce na perspectiva de “provocar”, no sentido benigno da palavra, o estudo não apenas sobre a História do Povo Jacarecica, mas as mais distintas variáveis que sugere o tema.

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[1] Estudante da Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Sergipe. claudomir21@bol.com.br
[2] Prof. Dr. UFS, Departamento de Engenharia Agronômica, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”, São Cristóvão, SE, 49100-000, Tel: (79) 2105-6983, aalucas@ibest.com.br
[3] AP – significa “Antes do Presente” que, por convenção, é 1950. Trata-se de uma menção à descoberta da técnica de datação através do carbono 14, que se deu em 1952. As referências cronológicas obtidas através de métodos físicos são sempre acompanhadas de suas respectivas margens de erro, que são expressas com o sinal positivo (+) e o negativo (-)
[4] As culturas pré-históricas sergipanas são classificadas em Canindé (9.000 AP-), Aratu (800 a 1700) e Tupiguarani (900 a 1900)
[6] Seu topônimo é de origem tupi-guarani e significa “pedra grande”.
[11] Consoante dados do IBGE em 2007.
[12] Portugal
[13]Nos referimos a gestões e não gestores, uma vez que alguns deles estiveram à frente da administração por mais de uma vez.