quinta-feira, 8 de novembro de 2018

IV Feira Cultural celebra mês da Consciência Negra em Aracaju



A Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais já se destaca no calendário sergipano como um evento significativo para a cultura popular, ao reunir em um só espaço o melhor da gastronomia, música, dança, artesanato, entre outros elementos que representam a cultura das comunidades costeiras do Estado.


Realizada pelo Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), a IV Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais ocorrerá no próximo sábado, 10 de novembro, a partir das 19h, no Oceanário de Aracaju. Terá como tema central a Consciência Negra, comemoração simbólica para os povos cuja organização social depende dos bens naturais como condição para a sua reprodução sociocultural e econômica, a exemplo das comunidades quilombolas.




Por isso, a programação da IV Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais terá um tom mais que especial, com toda a programação musical composta por grupos sergipanos que têm a ancestralidade africana como guia. Com entrada gratuita e início previsto para as 19h, a feira será embalada pelos grupos Anne Carol e os Afrodrums e Afoxé Di Preto.


Além das apresentações musicais, o Desfile da Cultura Negra levará ao público uma mostra das artes produzidas pelo povo negro em Sergipe, ao gingado da Associação de Capoeira Anabel, da Barra dos Coqueiros. “O desfile como uma forma de exibir à sociedade todas as belezas produzidas pela população negra, para que todos vejam a força dessa cultura que resiste nos corpos, nos usos do dia a dia também”, afirma Luana Conceição, conselheira do Conselho Gestor do PEAC pelo município de São Cristóvão.



Os Povos e Comunidades presentes na IV Feira irão expor e comercializar produtos fabricados em seus próprios territórios a partir dos bens naturais. Entre os estandes da feira pode-se encontrar de tudo. As biojoias produzidas pelas mãos das marisqueiras; acessórios produzidos com palha de coqueiro e de taboa, como chapeus, carteiras, bolsas e utensílios de decoração; roupas e colchas tecidas pelas mãos das pescadoras e agricultoras artesanais; além dos deliciosos produtos feitos a partir do beneficiamento de frutas, transformados em doces, licores, geleias e compotas.


Dia 10/11, às 19h
Anne Carol e os Afrodrums
Afoxé Di Preto
Desfile da Cultura Negra
Associação de Capoeira Anabel (Barra dos Coqueiros)


PEAC


O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) é um programa de educação ambiental desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) por exigência do licenciamento ambiental federal para exploração de petróleo e gás offshore na bacia Sergipe/Alagoas e abrange 95 comunidades de toda a costa sergipana e de Conde e Jandaíra, na Bahia, espacializadas em 12 municípios.

____
Ascom

Um comentário:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS