terça-feira, 3 de julho de 2018

Quais atitudes te tornam corrupto?


A corrupção tornou-se a palavra mais conhecida pelos brasileiros, onde é bastante relacionada á esfera política. Em nosso senso comum, nos habituamos a culpar os políticos por grande parte dos males que acometem a nação, caracterizados por um problema de má administração. No entanto, é preciso observar que o mal corruptível de uma nação encontra-se não somente nos políticos que criam leis e regem um país, mas também no povo corruptível que os elege.

Pelo viés sociológico a corrupção se configura como uma ferida pouco combatida pela justiça.. Atos corruptíveis tendem a desestabilizar os bons costumes, colocando em  declínio a moral social.

Para que se configure a corrupção, são preciso no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.

Sobre a corrupção que atinge a sociedade brasileira, ela pode ser vista na esfera pública, como um mal que cresce desde sua origem, enraizado em sua essência. Pode ser destacado ainda como um mal de caráter de quem a pratica. Desde a colonização do país, a esperteza sobre os menos favorecidos tem sido a moeda de troca predominante. 
Na atualidade, levar vantagens sobre qualquer situação permite aos executantes da ação a garantia de estar ‘sobre a carne seca’. Atos corruptíveis mostram que o interesse coletivo é anulado em troca da supremacia do interesse particular.

É preciso esclarecer no entanto, que crimes de corrupção não são somente: lavagem de dinheiro,  improbidade administrativa, sonegação se impostos. Crimes esses praticados pelos políticos. Furar fila de banco; utilizar atestado falso para faltar ao trabalho; jogar lixo nas ruas para manter o emprego do gari; dirigir alcoolizado e depois pagar fiança. 

Esses também são exemplos de corrupção, e são diariamente praticadas pelo cidadão comum. Se você alguma vez na vida levou vantagens em alguma, tenha certeza que você também é corrupto!

Então não adianta falar mal do governante do país, se em muitos casos você precisa votar nele para ter um emprego. Não adianta reclamar que as rodovias estão esburacadas se você vendeu seu voto para o cara que está hoje no poder e é um mal gestor. O povo tem sua parcela de culpa, e ela acontece em virtude do pensar no próprio benefício.

Em suma, precisando reconhecer que a corrupção existe, e em muitos casos é um mal pouco combatido, e que na maioria das vezes somos sim conivente a ela. Então, não basta apenas apontar as falhas do governo, quando o mal social está incutida na essência do povo.

E aí, você é corrupto?

Por Letícia Kirchner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS