segunda-feira, 2 de abril de 2018

Turismo em Pirambu: A culpa é mesmo da ICMbio, ou faltam boas iniciativas?

Kennedy Fonseca

O ICMBIO tem sido um grande empecilho para o desenvolvimento turístico  de Pirambu

De acordo com as várias  ações barradas ao longo da gestão do Secretario Municipal  de Meio Ambiente de Pirambu, Kennedy Fonseca, pelo ICMbio- Reserva Biológica de Santa Isabel, o órgão tem sido o principal alvo das interdições dos eventos da  secretaria.

" há 03 anos,o prefeito Élio Martins (PSC) tentou fazer um acordo com o ICMbio propondo uma  parceria de 5 MIL  mensal para ajuda  de custo  com a entidade, principalmente para deixar funcionando os tanques das tartarugas, e ficamos certo de que o Gestor do ICMbio faria um oficio a prefeitura para que a mesma enviasse á Câmara Municipal  um Projeto solicitando o orçamento a ser aprovado, mas a ICMbio não fez o oficio e até agora não manifestou mais nenhum interesse".

"Todo projeto que visa intensificar o turismo em Pirambu, é barrado pela Reserva"

De acordo Com Kennedy Fonseca, já foi tentado realizar várias ações com a comunidade, mas nenhum projeto teve êxito devido as restrições impostas pela Reserva Biológica de Santa Isabel.

 Kennedy citou algumas iniciativas que foram barradas pela reserva: Gincana de pesca, passeio de charrete em parceria com a comunidade de Lagoa Redonda e etc.

Além de outras iniciativas o Secretario  Municipal de Meio Ambiente mostrou um relatório sobre os aspectos positivos  da Praia de Pirambu antes, durante e após o Carnaval com a colocação de placas protetoras e panfletos de conscientização e proteção aos ninhos das tartarugas marinhas, e de  Coleta Seletiva, estimulando a conscientização dos visitantes, mas o resultado da tentativa em se fazer parceria, tem sido negativa.

Turismo ZERO!

Apesar de tudo, Kennedy disse que  a secretaria não é inimiga da ICMbio, e atualmente tem  boas relações com o Projeto Tamar. Mas reconhece que para entrar na Reserva Biológica, é muita burocracia, inclusive tem que ser feita uma inscrição que é submetida a uma avaliação. Se a intenção for visita turística a inscrição não é aprovada.

A reportagem do Tribuna da Praia entrou em contato com o  Chefe da Reserva Biológica de Santa Isabel, Erik Santos e o mesmo informou que ficou surpreso pelo fado da culpa pela falta de desenvolvimento turístico de Pirambu ser atribuído a reserva:

 "Sinceramente, o que esses eventos da Secretaria de Turismo podem gerar para Pirambu, é transito de veículos na praia"


"Seremos contrário sim às atividades que degradem a preservação ambiental, por que nunca apoiaremos ações que tragam danos ao patrimônio Público de Pirambu, principalmente em áreas de praias.  Sinceramente, o que esses eventos da Secretaria de turismo podem trazer para a comunidade é apenas trânsito de veículos na praia, renda ás pessoas não. Mas, se por exemplo, for atividades  culturais, nunca seremos contrários, "disse Erik Santos.

"Pirambu deveria fazer um Roteiro turístico da cidade incluindo aspectos culturais e culinários"

 Erik também falou que:

 "Existe um grande potencial turístico em Pirambu que deveria ser melhor aproveitado pelos gestores, como por exemplo, na área do entorno da Reserva Biológica,  onde estão localizadas as Lagoas Grande, Lagoa do Sangradouro. O local ali próximo ao Robalo  e do rio Betume, além de vários outros aspectos culturais, como exemplo das comunidades Alagamar, as Trufas de mangaba de Lagoa Redonda, o reisado do Povoado Marimbondo,o peixe, o camarão, a capoeira,  a dança, o Lariô  os artesanatos de ouricuri do Alagamar,os ninhos de tartarugas na praia de Pirambu", disse.

Quanto aos filhotes de tartarugas que eram postos nos tanques para exposição aos visitantes, Erik disse que

" A ICMbio passa por  uma situação econômica bastante critica, ou optávamos por  manter as equipes de monitoramento das especies ao longo da praia ou os tanques. Escolhemos pelas equipes de monitoração pois entendemos que o mais importante é a perpetuação das especies".

Perguntamos a Erik sobre a oferta oferecida a ICMBio para fazer parceria com a entidade disponibilizando um valor para ajuda de custo. Erik disse que não participou dessa reunião,mas sabe que o valor oferecido não daria conta de manter os tanques funcionando com as especies, pois de acordo com as experiencia obtidas, o valor era insuficiente para arcar com médicos veterinários e qualidade de vida aos animais

" Se é para prender o animal em cativeiro, então devemos oferecer a ele qualidade de vida e isso inclui, alimentação, remédio, veterinário e etc".

Porem, o Gestor ambiental da Reserva de Santa Isabel falou que está de portas abertas para um dialogo com a prefeitura de Pirambu:

"Nunca fechamos o dialogo, a hora que a prefeitura quiser agendar uma reunião conosco, estamos disponíveis para um dialogo", finalizou Erik Santos

________
Jéssica Feitoza



2 comentários:


  1. First You got a great blog .I will be interested in more similar topics. i see you got really very useful topics , i will be always checking your blog thanks. There are wonderful blogs as yours on instagram, please check link desksta to know more

    ResponderExcluir