quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Mesmo sem o estado alcançar a meta do IDEB, escola do Município de Pirambu ultrapassa meta

O IDEB mediu o desempenho escolar de 2017, e tem como requisitos, índices de reprovação, evasão de alunos e proficiência em português e matemática.




O município de Pirambu, com população que ultrapassa pouco mais de 9 mil habitantes, é essencialmente pesqueiro, há quem chame a cidade de "Vila de pescadores". Mas, mesmo com muitas dificuldades, num cenário politico de austeridade federal, Pirambu conseguiu  dar um salto importante na educação.

De 2007 para 2017, o município saiu de 3.1 para 4.6, faltando apenas 01 décimo para atingir a meta nacional, que é de 4.7. A educação de Pirambu mostrou grandes avanços,e quem mediu o resultado foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, criado pelo INEP em 2007, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Escola João Francisco da Silva

Mas, a boa noticia mesmo é que escolas de Pirambu conseguiram bater a meta e outra conseguiu até ultrapassar a média prevista  nacionalmente, são exemplos, a Escola João Francisco da Silva, do povoado Lagoa Redonda, que atingiu 4,5,  faltando apenas 02 décimos para alcançar a meta para 2019.

Sala de aula, Escola Professora Maria Júlia Cruz Daltro


Mas, de todas as escolas municipais, quem ultrapassou o recorde foi a Escola  Professora Maria Júlia Cruz Daltro do povoado Baixa Grande, atingindo  5,3, quando a meta era apenas 4.5 

Escola em Baixa Grande

O Ensino médio (8º e 9º anos) da Escola Municipal Mário Trindade Cruz não pode ser aferido, pois não atingiu a média de 85% de alunos. Mas, o Ensino Fundamental (4º e 5º anos) alcançou a nota de 4.4, faltando apenas 0.1 para atingir a meta nacional de 4.5. Contudo,o Ensino fundamental do Mário  Trindade aumentou 0.4 décimos desde a última avaliação feita em 2015.

A Escola Laudelina Moura, no povoado Aguilhadas foi a que mais distanciou-se da meta do IDEB, ela atingiu 4.3, quando sua meta era de 4,8

.

"A expectativa foi grande, nenhum estado da federação conseguiu atingir a média nacional, foi muito triste saber que no Brasil, segundo o IDEB, 07 em cada 10 alunos não ler, ou não interpretam texto, e nem resolvem questões da matemática. Aqui em Pirambu, a Secretaria Municipal de Educação aplica mensalmente um simulado  produzido por nossos professores com questões de português e matemática. Este ano, já estamos no 7º simulado, nossos alunos desde cedo trabalham com gabarito, estamos vendo comprovadamente o avanço na educação de Pirambu". Afirmou Edvânia Maria Almeida-Técnica em Educação do Ensino Fundamental-1  

Edvânia Maria Almeida entregou na noite do ultimo dia 04, o resultado do IDEB a cada parlamentar, e agradeceu ao Secretário Municipal de Educação, José Luiz, pelo brilhante trabalho, a Câmara pelo incentivo, e ao Prefeito  Élio Martins pela prioridade que tem dado a Educação do Município.


_______
Jéssica Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário