quinta-feira, 31 de maio de 2018

1° CURSO DE EXTENSÃO: Do outro lado da História - Módulo II (35 anos de movimento estudantil em Pirambu)

Dentro dos propósitos do protagonisno juvenil preconizado pelo Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), terá sequência o 1° Curso de Extensão, iniciado em 18 de maio quando dialogando dentro dos campos de investigações curriculares, fizemos uma reflexão sobre  "a sociedade e os modos de produção".

 Diante dos resultados positivos alcançados, estamos apresentando como sugestão de diálogo a "História do Movimento Estudantil no Brasil, com um recorte sobre Pirambu  (testemunhos de 35 anos). Acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto, na data que antecederá o Dia do Estudante, das 8 às 10 horas, tendo como indicativo de local, o Plenário da Câmara de Vereadores, onde ocorreu o módulo anterior.

A iniciativa do PROEMI/Colégio Estadual José Amaral Lemos, realizar-se-á em parceria com o Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Escola Municipal Mário Trindade Cruz e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial de Pirambu (GEPEPP), com o apoio cultural do jornal Tribuna da Praia, da Rádio Serigy e da TV Atalainha, integrantes da Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe.

por ClaudOmir Tavares

Câmara em Foco: Município cria Ouvidoria Pública

Foto/Google

A ouvidoria tem como objetivo criar mais um canal condutor de opiniões entre o povo e a Administração 


Nesta última quarta feira, 30, o Poder Executivo Municipal enviou a Câmara, o Projeto de Lei 038/2018, que cria a Ouvidoria  Municipal de Pirambu, a funcionar na Secretaria Municipal de Governo. A Lei cria 01 Cargo Comissionado CC, que receberá o nome de Ouvidor Municipal.

 O objetivo da ouvidoria é ouvir do povo as reclamações sobre a Administração, abuso de autoridade, assuntos indecorosos, arbitrário, instauração de sindicância, bem como sugestões e elogios. 

De acordo com o Projeto, as despesas oriundas com a criação dessa lei, virão da Secretaria Municipal de Governo, através de Dotação Orçamentária própria, por isso não ocasionará impacto financeiro ao Município.

O Projeto de Lei seguirá para as Comissões e poderá ser votado na próxima semana, dia 05. 

Professora Helena Fátima recebe homenagem póstumas


Desde a semana passada, 23, a vereadora Gilvânia Rocha Cruz (PSC), denominou  a sala de recursos da Escola Municipal Éster Ribeiro, no povoado Lagoa Redonda, de Sala de recursos Professora Helena Fátima.

Helena Fátima prestou serviço Público Municipal  há quase 30 anos na função de professora, e  faleceu no último dia 22 deixando dois filhos. 
_________
Jéssica Feitoza

ARTIGO: Caminhoneiros – o poder de estagnar o país – queda da economia - sociedade egocêntrica

Por Leticia Kirchnner*

Nos últimos dias, em que crises e turbulências são vividos no país e onde freneticamente se anseia o início do fim da Era Faraônica Michel Temer, presenciamos que o grande cão, embora acurralado em virtude de sua impopularidade, não pretende largar o osso; buscando em todo o tempo repassar as culpas do retrocesso da nação (que só têm sido lembrados agora), nas mãos daqueles que carrega o país nas cargas – os caminhoneiros.

O ato dos caminhoneiros, que chega ao décimo primeiro dia de paralização, nos traz a ideia de que a classe se tornou o quarto poder do país. Já que são eles os responsáveis por cerca de 70% dos serviços de cargas rodoviárias, o que movimenta a economia. Se os caminhoneiros param, a economia sofre as consequências. Desta forma somos conhecedores de que quem comanda a sociedade é o complexo financeiro-empresarial com dimensões globais e conformações específicas locais, como os caminhoneiros.

A paralização se deu em razão dos constantes reajustes nos combustíveis. Ação que afeta toda população; e se tem aumento no combustível, há disparadas na economia. Assim como nos produtos que sofrem aumento de preços. A saber, fretes e mercadorias. Com isto, percebemos que o poder de uma nação não se encontra dentro da política, mas dentro da economia. 

Se a economia cai, com ela vai junto outros setores. Se de um lado temos a economia abalada, do outro, temos uma política manchada e corrupta. Se conhecemos as falhas do governo, em contrapartida, vemos a mídia criminalizar a ação dos caminhoneiros. Parece até que a única coisa que não querem é que o povo brasileiro decida sobre o destino de seu país.

Resistentes às pressões do Governo, os manifestantes mantêm a greve em vários estados. Nos surpreende como uma classe aparentemente tão simples e invisível para alguns, pôde ter o poder de estagnar a economia do país.

Num momento onde devíamos ver todos unidos para derrubar o governo, presenciamos atitudes egocêntricas de parte da população. É notório que o jeitinho brasileiro faz jus aquele velho ditado: “farinha pouca, meu pirão primeiro”; e nesse momento onde se manifesta a indignação. 
A população cooperando com o aumento da corrupção, acreditando ser o início de um período apocalíptico. Cada um garantindo seus estoques. Digladiando entre si. Comerciantes vendendo  produtos com preços alterados, causado assim desrespeito ao código de defesa do consumidor... Tudo isso para garantir o lucro. 

Com isso, conclui-se que a crise tão comentada atualmente no nosso país, não é somente econômica ou política, ela é sobretudo de origem moral. É fruto das raízes geridas na esperteza do colonialismo. Portanto, está em sua essência. Nesse caso, vale ressaltar que nenhum  governo, ou categoria, poderá resolver o problema da índole humana. Enquanto não abandonarmos o nosso “jeitinho brasileiro” e a nossa desumanização, para as chagas do Brasil nunca haverá remédio. 

__________

(*) Jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe, escreve para o Tribuna da Praia desde 2017.


quarta-feira, 30 de maio de 2018

Câmara em Foco: "Que Deus abençoe nossa cidade, disse Ivan Biriba Dórea

 Pastor evangélico, Adelvam Andrade, distribui livro evangélico sobre Esperança, e ora em favor de lideranças políticas de Pirambu, inclusive do Prefeito Municipal, Élio Martins.

 De acordo com o Presidente da Câmara, Ivan Biriba, " é sempre bom ouvir a palavra de Deus nesta casa.  As vezes,  nos  desesperamos  com às  várias  dificuldades enfrentadas em nossas vidas, mas é sempre bom saber que Deus está com todos nós.  Que Deus abençoe nossa cidade", conclui.

_____
Jéssica Feitoza

Câmara em Foco: Plano Diretor Municipal é entregue às Comissões da Câmara

Na última terça-feira, 29, o Plano Diretor Municipal (PDM) foi entregue a Comissão de Justiça e Redação da Câmara. Os 09 Parlamentares receberam cada um, o PDM em cópia de DVD.

Após leitura do conteúdo do plano, Parlamentares avaliam a possibilidade de se fazer  uma nova audiência com os delegados eleitos para o acompanhamento do PDM.

 O Presidente da Casa, Ivan Biriba Dórea (PR), falou que a decisão esta em aberto, caso necessite de mais uma Audiência Pública para que se legitime a votação do Plano, que assim seja feito, mas lembrou que qualquer decisão que desestruture o PDM, poderá atrasa-lo ainda mais.



Leia também...

Clébio Gomes (PMDB) questionou a falta de iluminação na orla de Pirambu. Segundo o vereador, já passava das 18h quando precisou passar na orla, e a mesma se encontrava escura. Segundo informações, a iluminação da orla acende de forma automática sempre às 18h. 

A vereadora Edvânia  Almeida (DEM), disse que  certa vez, durante os jogos internos do Colégio Amaral Lemos, a iluminação acendeu automaticamente às 18:09. O vereador Antonio Ferreira (PSC), ficou de saber com o Secretário Municipal de Obras, sobre essa situação, pois em dias de inverno, o dia tende a escurecer-se mais cedo.  
________
Jéssica Feitoza

GUARANI: Há 49 anos, patrimônio esportivo de Pirambu

Hoje é o dia do primeiro clube de futebol de nosso município.


(*) ClaudOmir Tavares | claudomir21@gmail.com

Tendo como nome _Associação Desportiva Pirambu_, era fundado há 49 anos em 29 de maio de 1969 o Guarani Futebol Clube, nome que passaria a adotar definitivamente na virada da década de 1970.

Com a conquista do tri-campeonato mundial de futebol pelo Brasil no México em 1970 e a popularização do futebol no jovem município - Pirambu tinha conquistado a Emancipação Política de Japaratuba em 26 de novembro de 1963 - o Guarani chegou a ser "confundido" fora do estado na primeira década de existência a uma equipe profissional, pelos sucessivos e expressivos resultados conquistados dentro e fora de nossa cidade.

Com o registro de seus estatutos no final da década de 1970 e com reconhecimento de utilidade pública pela Assembléia Legislativa, o clube chegou a receber subvenções na década de 1980, destinadas pelo deputado estadual Reinaldo Moura Ferreira, a quem era ligado o desportista e vereador por quatro mandatos Jairton Santos (1983 - 2000), que dirigiu o alvi-verde praiano por quase 30 anos, até se afastar das funções há cerca de 15 anos pro problemas de saúde.

Ao lado do Santos Futebol Clube, seu arqui-rival fundado em 15 de dezembro de 1972, protagonizaram nos anos 70, 80 e 90 duelos memoráveis,  perdendo importância este clássico na primeira década desde milênio com o advento de novos clubes e principalmente depois da profissionalização do futebol local com o Pirambu em 2005.

Atualmente o Guarani encontra-se sob os cuidados e direção de Valter Guilherme e Gilvan de Andrade, e em nome dos quais, prestamos aqui essa singela homenagem a todos que fizeram, fazem e farão parte da história do primeiro clube de futebol de Pirambu, patrimônio esportivo de nosso município

(*) Claudomir Tavares (49) é professor de História do CE José Amaral Lemos, Sociedade & Cultura da EM Mário Trindade Cruz.
_____
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1732490450121665&id=480595758644480

terça-feira, 29 de maio de 2018

Prefeita de Japaratuba declara situação de emergência

Foto/Infonet
Diante da situação de anormalidade existente em todo o país, a Prefeitura de Japaratuba declara situação de emergência no âmbito do município, decorrente dos efeitos da denominada “paralisação dos caminhoneiros”.


Dentre as medidas constantes no  decreto, consta: 

A suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino sem prejuízo da continuidade dos serviços técnicos pedagógicos e administrativos, paralisação total da frota de veículos oficiais, à exceção daqueles necessários para os atendimentos de urgência e emergência, com prioridade absoluta para os casos de perigo de morte, etc.


Segundo a prefeita Lara, o decreto tem prazo de vigência de 05 (dias), podendo ser prorrogado por igualais e sucessivos período, até que a situação se normalize.


Secretaria de Administração 
Secretaria de Comunicação Social 
Prefeitura de Japaratuba 


#CuidandoDaNossaGente

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Aulas da Rede Pública Estadual de Ensino permanecem suspensas nesta terça-feira, 29 de maio

Em virtude da greve nacional dos caminhoneiros, o Governo de Sergipe informa que continua em vigor o decreto suspendendo as aulas da rede pública de ensino nesta terça-feira, 29, já que foram afetados serviços essenciais para o bom funcionamento das 355 unidades escolares, tais quais:  a oferta de combustível para o transporte escolar, a distribuição de merenda escolar com alimentos perecíveis, além do transporte de professores e alunos no interior do Estado.

A Secretaria de Estado da Educação informa ainda que cerca de 155 mil alunos foram afetados diretamente com a paralisação, mas que não sofrerão prejuízos no ano letivo. A direção da escola irá rever o calendário escolar para que não acarrete em prejuízos, tanto para os estudantes, quanto para os professores.

Fonte: Ascom Seed

ANOTE AÍ: Dias e horários do jornalismo nas rádios da RPCA/Sergipe.

A Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe (RPCA/Sergipe) passa a informar os dias e horários dos programas jornalísticos das rádios afiliadas (Serigy, Pomonga e Voz do São Francisco).

Segunda-feira:

07h00 - Jornal da Serigy.
12h00 - Plantão Serigy.

Terça-feira:

07h00 - Voz do São Francisco.
12h00 - Plantão Serigy.

Quarta-feira:

07h00 - Jornal da Serigy.
12h00 - Plantão Serigy.
21h00 - Poder Popular.

Quinta-feira:

07h00 - Boca da Barra.
12h00 - Plantão Serigy.

Sexta-feira:

07h00 - Jornal da Serigy
12h00 - Plantão Serigy.

Os programas jornalísticos acima serão produzidos pela RPCA/Sergipe, apresentados por ClaudOmir Tavares e levados ao ar pelas web rádios Serigy  (Pirambu), Pomonga  (Barra dos Coqueiros) e Voz do São Francisco  (Propriá).

Você poderá ouvi-los pelo APP RadiosNet, pelos sites das rádios ou diretamente acessando o Play da RPCA Sergipe clicando na marquinha acima ou link abaixo.

por Equipe RPCA/Sergipe
_____
http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8

ALÔ MPE/SE: Concurso Público em Pirambu Já!


Há 11 anos sem realizar Concurso Público, a Prefeitura de Pirambu possui mais da metade de seu quadro funcional ocupado por contratados e comissionados - um verdadeiro cabide de emprego apunhalando a Constituição  Federal.

por ClaudOmir Tavares

ARTIGO: Caminhoneiros, o poder de desestrutura de uma classe


Por Letícia Kirchnner

Letícia Kirchnner
Há exatamente  uma semana, o Brasil se deparou com a paralização dos caminhoneiros nas estradas do país. Reivindicação essa que causou certo mal-estar na conjuntura política. A priore, seria apenas mais uma reivindicação por conta do reajuste no preço do combustível. No entanto, com o passar dos dias, e da resistência por parte da categoria reivindicante, percebe-se que a luta ainda levará algum tempo, e já apresenta vários impactos na sociedade.

Boa parte da sociedade desconhece a importância dos caminhoneiros, embora seja ela que abasteça 80% dos serviços de transporte de cargas. E, é justamente esse poder que ameaça toda a cadeia industrial de distribuição de um país. Nunca em toda história foi de se imaginar que uma categoria aparentemente simples, pudesse causar uma enorme desestrutura na conjuntura social, econômica e política de uma nação.

Se fizermos uma retrospectiva da importância das greves dentro da sociedade, veremos o quanto elas foram primordiais na conquista dos direitos de um povo. E, podemos destacar que o inconformismo, foi o principal causador de revoltas em homens e mulheres dispostos a darem suas vidas em prol da mudança.

No Brasil, a primeira Greve Geral aconteceu em 1917 e foi gerida pela indústria e o comércio em São Paulo, durante a Primeira Guerra Mundial, promovida por organizações operárias de inspiração anarquista aliadas à imprensa libertária. A greve durou 30 dias.

Outro histórico de greve com resultados memoráveis, foi a ocorrida no Chile, em 1972.  Ela também foi uma greve de caminhoneiros, e durou 26 dias. Essa greve agravou a crise econômica pela qual passava o país. Incendiou diversos outros movimentos grevistas e culminou no que seria o golpe de Estado, que retirou do poder. o então presidente Salvador Allende.

Em nosso país, a sociedade já começa a sentir o impacto da paralização dos caminhoneiros. E eles são vários. Produtos alimentícios já começaram a faltar nas prateleiras dos supermercados. Há quem até já tenha iniciado seus estoques. Em virtude disso, alguns supermercados limitaram a venda de seus itens, no intuito de que não falte para ninguém.

E até a própria classe, já sente os efeitos do ato. Cargas de produtos estragadas no interior dos veículos. Pistas branca do leite que azedou. Postos de combustíveis vazios. Funcionários esperando ônibus para ir trabalhar. Os caminhoneiros tem poder de parar tudo. O Governo já enviou as forças armadas para desobstruir as estradas. O povo, em sua maioria apoia a greve. É inaceitável pagar tão caro na gasolina, assim como no botijão de gás.

Salienta-se no entanto, que uma greve dos professores pode não ser sentida na esfera social, pois nem todos a adere. Mas, a greve dos caminhoneiros pode parar um país. Apesar dos grandes esforços realizados nesses últimos dias pelos manifestantes, sabe-se que quando tudo voltar ao normal, haverá uma conta bem alta a ser paga, já que vários setores foram atingidos. E, todos é claro pagará essa conta.

_________
Letícia Kirchnner, Jornalista, formada pela Universidade Federal de Sergipe

INFORME PIRAMBU

A Prefeitura Municipal de Pirambu, através do Secretário Municipal de Saúde, Ivamilton Nascimento, informa que devido a greve dos caminhoneiros, estão suspensos, nesta segunda feira, os serviços de atendimento médico na zona rural.

Já na sede, ficam mantidos os demais  serviços de urgências, emergência e ambulância.  Ainda segundo o secretário,  também  está garantido  o transporte para pacientes oncológicos e dialíticos.


_________
Por Jéssica Feitoza

sábado, 26 de maio de 2018

Escola Municipal de Pirambu comemora dia das Mães neste sábado

O dia de hoje é em especial ao dia das Mães dos alunos do Mário. 



Para comemorar  o dia das mães neste sábado letivo, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz preparou apresentações, brindes, lembranças, e café da manhã.

Com a intenção de abrilhantar ainda mais o dia de hoje, as mamães foram presenteadas no turno da manhã com o teatro da Escola Sagrado Coração de Jesus, do  Povoado São José, e atarde, receberão a apresentação do Coletivo Teatro de Mala da Universidade Federal de Sergipe-UFS. O grupo é muito famoso e ressalta a valorização da mulher.



Para Nivalda Oliveira, mãe da aluna Eslane Beatriz, " O evento está muito organizado. É muito bom ser lembrada pela comunidade escolar", disse. A expectativa é de que até o final da tarde de hoje, cerca de 200  mães sejam homenageadas.

Nivalda Oliveira
_________
Por Jessica Feitoza

sexta-feira, 25 de maio de 2018

EXCLUSIVO: Plano Diretor de Pirambu chega à Câmara Municipal nesta sexta feira 25

O tão sonhado Plano Diretor Municipal  (PDM) de Pirambu  chegou hoje, 25, à Câmara Municipal.

 A noticia foi dada pelo incansável Parlamentar Ivan Biriba Dórea (PR), que também é o Presidente da Casa Legislativa Municipal.

Preocupado com a entrega do Plano Diretor á comunidade, Ivan Biriba Dórea, fez questão de que a  noticia fosse publicizada o quanto antes á toda população, que reconhece no PDM a mudança estrutural de Pirambu.

Com essa iniciativa, o Prefeito Élio José Lima Martins (PSC), e seu vice Guilherme Melo, demostram que não brincam em serviço quando o assunto é resolver os problemas da população pirambuense.

 Além do plano, também foi encaminhado aos parlamentares, 09 cópias do PDM em mídia (CD) para ser entregues aos 09 parlamentares.  Após ser  enviado para a análise das Comissões, o  Plano Diretor poderá ser votado  nos próximos 10 dias.

______
Jéssica Feitoza

Governo anuncia acordo com caminhoneiros, mas entidades que organizaram greve rejeitam

Duas das principais entidades de caminhoneiros não aceitaram assinar o conjunto de propostas que o governo, por meio do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, levou à mesa nesta quinta-feira (24). A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que responde por mais de um milhão de caminhoneiros e organizou a greve contra a alta do combustível, e a União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) não aceitaram os termos do acordo (veja a lista abaixo), que entre outros pontos consiste em eliminar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) em todo o ano de 2018 e manter o mesmo preço do diesel nos próximos 30 dias, período em que os termos do acordo serão reexaminados.

Das oito entidades que subscrevem o acordo, sete representam o empresariado do setor. Apenas uma delas, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas de São Paulo (Fetrabens), de fato falam em nome dos caminhoneiros que estão amotinados em rodovias Brasil afora.

Embora tenha manifestado otimismo em relação ao fim das paralisações, que incluem bloqueio de estradas e ocupação de rodovias em carretas numerosas, Eliseu Padilha demonstrou descontentamento quanto à postura do presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, que mais cedo abandonou irritadamente a reunião na Casa Civil, como sua assessoria confirmou ao Congresso em Foco.
“Ele saiu com raiva da Casa Civil”, lamentou Padilha, acrescentando que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) assinou em nome da Abcam em razão da hierarquia entre as entidades, o que é contestado por líderes de caminhoneiros. “Nós o conhecemos, sabemos do que se trata.”

Na verdade, o acerto prevê a suspensão da paralisação dos caminhoneiros por 15 dias. Segundo Padilha, até a próxima segunda-feira (28) estará normalizado o abastecimento de combustível nos postos de todo o país. “Se nós começarmos hoje [quinta-feira, 24], como imagino que vá acontecer [a retomada das atividades], possivelmente nós deveremos ter um fim de semana, quem sabe até segunda-feira, com todos os pontos normalizados”, vislumbrou.
O dirigente não aceitou o pedido de trégua oferecido pelo governo e avisou que o movimento só começará a negociar quando o projeto que elimina a incidência de PIS/Cofins sobre o diesel, aprovado às pressas pela Câmara ontem (quarta, 23), seja também aprovado pelos senadores e tornado lei com publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Recuo
Mas o próprio presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), já disse que não há acordo para a votação da matéria, que chegou a ser anunciada para amanhã (sexta, 25), o que promete jogar lenha na fogueira das barricadas. Ontem (quarta, 23), o próprio presidente da Unicam, José Araújo Silva, disse a este site que a categoria não aceitaria medidas do governo ou do Congresso que não fosse a redução do preço do diesel na bomba, de maneira clara e direta. Além disso, 30 dias de estabilidade de preços não resolvem, diz o dirigente, mas ao menos 180 dias.


“Isso [votação projetos] não adianta. O que nós queremos é que, a cada seis meses, não aumente o óleo diesel. Daqui para frente não vamos abrir não. Tem que mudar. Eles viram que, com o país parado, não é brincadeira”, advertiu José Araújo. Hoje, logo depois de anunciado o acerto do governo com parte das entidades, o presidente da Unicam confirmou não ter assinado o documento e disse achar improvável que a desmobilização aconteça como imagina o governo. Ele relatou ainda que diversos caminhoneiros já contestaram o resultado da reunião na Casa Civil, questionando-o por que as entidades aceitaram fechar acordo sem nada concreto.

Além da Unicam e da Abcam, não assinaram o acordo entidades como Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí (Sinditac-RS), Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (NTC & Logística) e a Transporte Forte Digital, que ontem haviam participado da reunião com a Casa Civil.


Entidades menos representativas assinaram o acordo proposto pelo governo, além daqueles que representam grupos patronais. Constam da lista apresentada pelo ministro, além da CNT e Fetrabens, Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Federação dos Transportes Autônomos de Cargas de Minas Gerais (Fetramig), Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Distrito Federal (Sindicam-DF), Federação Interestadual dos Transportes Rodoviários Autônomos de Cargas e Bens da Região Nordeste (Fecone), Federação dos Transportadores Autônomos de Cargas do Espírito Santo (Fetac-ES) e Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).

__
Por Congresso em Foco

GREVE CONTINUA: Caminhoneiros mantém bloqueio de rodovias - seus impactos na vida dos pirambuenses


Ouça daqui a pouco na edição 18/2018 do Jornal da Serigy - transformando informação em conhecimento, apresentado por ClaudOmir Tavares, a partir das 7 horas pela Rádio Serigy - sua melhor companhia na internet.

■ E mais...

2. Estão suspensas as aulas desta sexta-feira, 25, em escola de Pirambu.
3. Adiado de sábado, 26, para quarta-feira, 30, 4° Prêmio CEJAL 2017/18.
4. GEPEPP promoverá Seminário de Planejamento.
5. Tribuna da Praia realizará Roda de Conversa sobre Comunicação, Mídia e Cultura Digital nos 7 anos da TV Atalainha.

■ Como ouvir?

1. Para quem tem o aplicativo RadiosNet instalado em seu celular ou tablet - http://l.radios.com.br/r/30241

2. Para quem não possui o aplicativo, diretamente através do link -  http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8

3. Ou diretamente através do site da Rádio Serigy - http://canaldopomonga.com.br/ (clicar no play).

por Equipe Rádio Serigy
___
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1044955965681053&id=976030685906915

quinta-feira, 24 de maio de 2018

AGORA: Professores da Rede Pública Municipal de Ensino infantil participam do encontro PNAIC

Professores da Rede Pública Municipal de Ensino  infantil e  do ciclo de alfabetização do Município de Pirambu, participam neste momento do encontro do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa..                        

  O momento busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 08 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O encontro está acontecendo na Escola Leonor Barreto Franco.


Por, Jessica Feitoza.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Câmara em Foco: Parlamentares concluem denominações de obras no Município de Pirambu

Leia os destaques do último dia 22, na Câmara Municipal de Pirambu:


 A vereadora  Edvânia Maria da Silva Almeida (DEM),  denomina obras no povoado Marimbondo:

A  praça próximo ao Centro Comunitário passa a ser chamada " Praça Almira Moura Santos";

O Centro Comunitário passa a se chamar " Centro Comunitário Carmelita Mendes";

 A quadra poliesportiva passa a se chamar "Quadra Poliesportiva José Almeida ( Zé  de Pupú);

A quadra situada ao lado do Posto de Saúde passa a se chamar " Quadra Erionilde Lomeu  Dos Santos";

O complexo esportivo  passa a se chamar "Complexo Esportivo Manoel Virgílio dos Santos"


Os Projetos de Lei serão encaminhados às comissões e poderão ser votados ainda hoje, dia 23.

LEMBRETE:


As Sessões Parlamentar estão sendo iniciadas em novo horário, ou seja, a partir das 18H, com tolerância máxima de 20 min.


___
Jéssica Feitoza





Um terço das crianças mais pobres do Brasil está fora da creche por ausência de vagas

Dados de pesquisa recente revelam que entre as crianças de família de maior renda, o problema da falta de creche atinge apenas 6,9% do total


Com quem fica a criança quando a mãe precisa trabalhar? Esse é um dos principais problemas enfrentados por mulheres que precisam se dedicar ao trabalho e ao mesmo tempo garantir o cuidado com os filhos durante esse período.


Qual é a situação atual no que diz respeito a conseguir vagas em creche?

De acordo com dados recentes divulgados na última sexta-feira,18, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),existe uma correlação entre a renda das famílias brasileiras e a oferta de vagas em creches no país.

Entre as crianças de 0 a 3 anos de idade que fazem parte do percentual de 20% com a renda domiciliar mais baixa do país, 33,9% estão fora da escola porque não há vaga ou creche perto delas. Já entre o grupo que faz parte da estimativa de 20% com a maior renda, esse problema atinge apenas 6,9% das crianças. Estes dados revelam que um terço das crianças mais pobres está fora da creche por falta de vagas.

Dados recentes sobre a situação das creches no Brasil

Em enquete publicada pelo portal Trocando Fraldas, para compreender como as mulheres conciliam a vida profissional e o cuidado com os filhos, foi mostrado que o problema para se conseguir vagas em creche no país ainda existe.

Participaram da pesquisa, 10 mil mulheres de todo o país e dentre os principais resultados estão o de 3 em 7 mães que deixam o filho aos cuidados das avós ou de outros parentes próximos e 1 em cada 4 mulheres que precisam encontrar uma maneira não tradicional para cuidar da criança enquanto trabalha.

Apenas 18% das mulheres afirmaram encontrar vaga em creche com facilidade e 28% avaliaram como muito difícil essa busca. Esses dados foram obtidos de mulheres de todas as idades.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul, as mulheres encontraram maior grau de dificuldade, e no Nordeste, menos.

No Distrito Federal, Goiás e Paraná, a falta de creches é mais notória para as mães. Já em Alagoas, Bahia e Ceará, conseguir uma vaga é mais fácil.

Além de Brasília, Palmas, João Pessoa e Campo Grande são as regiões em que mais se sofre para conseguir vagas em creches. Já em Salvador, Teresina e Fortaleza, o grau de dificuldades se apresentou menor.


Att

Trocando Fraldas - Assessoria de Imprensa
 






PEDRO DA CULTURA: Na agenda de entrevistas do Jornal da Serigy


Ativista cultural (ator, cantor, compositor e poeta), professor efetivo das redes municipais em Japaratuba e Pirambu, vereador mais votado nas duas últimas eleições, Pedro dos Santos (Pedro da Cultura) será o entrevistado desta quarta-feira, 23, no Jornal da Serigy. Pedro falará sobre cultura, educação, política e ação parlamentar na cidade que lhe conferiu quatro mandatos eletivos.

■ O programa

Ouça nesta quarta-feira, 23, às 7 horas no Jornal da Serigy - transformando informação em conhecimento, apresentado por ClaudOmir Tavares na Rádio Serigy - sua melhor companhia na internet, retransmitido pelas web rádios Pomonga e Voz do São Francisco.

■ Como ouvir?

1. Para quem tem o aplicativo RadiosNet instalado em seu celular ou tablet - http://l.radios.com.br/r/30241

2. Para quem não possui o aplicativo, diretamente através do link -  http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8

3. Ou diretamente através do site da Rádio Serigy - http://canaldopomonga.com.br/ (clicar no play).

por Equipe Rádio Serigy
__
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1044789475697702&id=976030685906915

terça-feira, 22 de maio de 2018

Nota de pesar a professora Fátima

É com imenso pesar e tristeza que comunicamos o falecimento da professora Helena de Fátima dos Santos de 52 anos. A mesma ministrava aulas na Escola Municipal Esther Ribeiro Dantas do povoado Lagoa Redonda, onde residia. O seu sepultamento será logo mais, as 10:00 horas, no cemitério do povoado. 

A professora Helena prestou serviços por cerca de 30 anos no magistério, e partiu deixando dois filhos. 

A Administração Municipal e todos os companheiros de trabalho da Secretaria de Educação se solidarizam e prestam condolências a família e amigos enlutados pela irreparável perda. 

Secom/Pirambu
#CidadeDeGenteFeliz

JORNAL DA SERIGY: Escola de Pirambu promoverá encontro para dialogar sobre Avaliação da aprendizagem

Googgle
A Escola Municipal Mário Trindade Cruz promoverá na manhã de 9 de junho uma Reunião Pedagógica Ampliada para dialogar sobre os princípios da avaliação da aprendizagem escolar no contexto da inclusão.

Ouça nesta quarta-feira, 23, às 7 horas no Jornal da Serigy - transformando informação em conhecimento, apresentado por ClaudOmir Tavares na Rádio Serigy - sua melhor companhia na internet, retransmitido pelas web rádios Pomonga e Voz do São Francisco.

■ Como ouvir?

1. Para quem tem o aplicativo RadiosNet instalado em seu celular ou tablet -https://www.radios.com.br/aovivo/radio-serigy/30241

2. Para quem não possui o aplicativo, diretamente através do link -  http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8

3. Ou diretamente através do site da Rádio Serigy - http://canaldopomonga.com.br/ (clicar no play).

__
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1044480949061888&id=976030685906915


por Equipe Rádio Serigy

segunda-feira, 21 de maio de 2018

ÉLIO MARTINS: diferente dos iguais, entenda por quê...

Foto/ Google
Para quem pensou e apostou que o Prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC)  brincaria em serviço em seu último mandato, no mínimo se equivocou...

Diferente dos iguais, quer dizer, diferente de como normalmente agiu muitos prefeitos, que por aqui passaram em nosso Município, Élio Martins está mostrando que mesmo sem poder  candidatar-se novamente na próxima eleição (pois possui 02 mandatos consecutivos), está preocupado com as promessas de governo que prometeu  ao povo de Pirambu.

Entrando para a história...

 Élio Martins está sendo o  Prefeito do Plano Diretor, da Lei que criou a Guarda Municipal, do Plano de Saneamento Básico, do Plano de Incentivo ao Comercio Municipal,  o prefeito que elevou o Município a receber o Prêmio  Nacional com o Projeto Saúde em Ação, que reforça a qualidade da saúde básica, que construiu as primeiras quadras poliesportivas e calçou povoados, que trouxe o Programa Mesa farta, que pôs os idosos em ação, que humanizou a Assistência Social, que assumiu a luta contra o embargo no loteamento Praia do sol, que valorizou servidores, que aumentou o IDEB da Escola Municipal, que incentivou a agricultura, que ampliou a Creche Municipal (...) por esses e outros motivos, seu nome será eternizado para sempre na história do Município.


Abaixo a desvalorização ...


Foto/Padre Natale
Quem também apostou que a Prefeitura não valorizaria a "Prata da Casa", novamente deu com os "burros n'agua"!

Pela primeira vez na história do Município, o quadro administrativo de coordenação, articulação e planejamento está sendo orquestrado em sua grande maioria, por populares, muitos dos quais, representam nossos primos, irmão, tios, tias e etc.
 Por mais que isso soe de forma dolorosa a alguns,  é oportuno dizer que: ÉLIO MARTINS, o diferente dos iguais.

__________
Jéssica Feitoza

sábado, 19 de maio de 2018

“Temer fará o fechamento da Fafen pós-eleição”, disse Zezinho Sobral



Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maruim, realizada na noite desta quinta-feira (17), o ex-secretário de Estado, José Macedo Sobral, o Zezinho Sobral, palestrou sobre o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE) e seu impacto à economia sergipana. Em sua explanação, Zezinho Sobral falou que o presidente Michel Temer fará o fechamento da Fafen pós-eleição.

Na avaliação do ex-secretário, os sinais estão expostos. O fechamento da fábrica é questão de tempo. “A medida do governo federal em hibernar, é uma metáfora, para não dizer de imediato que vai fechar a unidade”, disse Zezinho Sobral. Sobral destacou que defende o funcionamento da fábrica por seu valor social e econômico. “Aqui em Maruim existem três misturadoras de fertilizantes, que poderão ser atingidas diretamente com o fechamento da Fafen”, alertou.
O fechamento da Fafen não atingirá somente o município de Laranjeiras, onde a empresa está situada. 

As consequências atingirão todos os municípios, pois haverá redução no ICMS, falta de investimentos e aumento do desemprego.
Com o fechamento da Fafen, 250 trabalhadores efetivos podem ser transferidos para outras unidades e 475 terceirizados ficarão desempregados.
“O fechamento da Fafen é um desrespeito com o dinheiro público investido na fábrica”, disse Sobral, que tem formação em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit).

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, que também participou da sessão ordinária, manifestou preocupação com o fechamento da Fafen, em Sergipe. “Desde a primeira mobilização em Laranjeiras, tenho acompanhado os desdobramentos. Nos preocupa os impactos negativos gerados pelo fechamento da fábrica”, afirmou.

Os vereadores de Maruim devem aprovar, na próxima semana, uma moção de desagravo contra o fechamento e cobrar explicações do Governo Federal.
De acordo com a Petrobras, a fábrica de Sergipe entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e ocupa uma área de 1 Km². A fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico. Desde 2014, a Fafen conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano.

 O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.
Além do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, também participaram da sessão a presidente da Câmara de Maruim, Maria Angélica; os vereadores Jailson Costa, José Araújo, Sérgio Vieira, Clóvis Menezes, Ermerson Porto, Nilton Viana, Moisés Azevedo e Genival Pereira; o assessor especial da Câmara de Vereadores de Maruim, Moacir Mota; o vereador de Simão Dias, Professor Abraão; os secretários municipais de Maruim Pedro Henrique (Administração), Jackson Andrade (Indústria e Comércio) e Paulo César Santana (Agricultura).

Por Keizer Santos
Fotos: Carlos Aristóteles

Prefeitura realiza desobstrução e limpeza da rede de esgoto

A Prefeitura de Pirambu está sempre empenhada em deixar a cidade cada vez mais limpa. E logo nas primeiras horas desta sexta-feira, 18, a administração municipal, através da Secretaria de Obras, está realizando a desobstrução e limpeza da rede de esgoto das ruas no entorno da Praça da Matriz localizada na Avenida Agostinho Trindade no centro da cidade.
Por meio de equipamento especializado, a equipe da Secretaria de Obras está realizando a desobstrução da rede, limpeza das galerias e retirada de lixo existente na tubulação.
"Ações como essas já vem sendo realizadas na sede do município e fortalece principalmente a saúde pública, facilitando o serviço que já realizamos normalmente nas áreas necessitadas”, disse o coordenador de Obras, Marcelo Santos.
O cronograma da Secretaria em atividades como esta é baseado em trabalho de observação diária das equipes nas ruas, e também, no cumprimento de solicitação dos munícipes.
Secom/Pirambu
#CidadeDeGenteFeliz

EXCLUSIVO: Por vingança, líder do grupo que assassinou o Capitão Oliveira planejava matar coronel da PM de Sergipe



"A Missão" foi o nome de uma operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública no combate aos roubos de gado no Sertão de Sergipe.
Várias pessoas foram presas e outras, mortas, no enfrentamento com a polícia.
O grupo matou Nelito, no município de Carira.

Jackson tinha 3 anos de idade. Nelito era seu avô.
Aos 3 anos, Jackson disse que um dia mataria quem deu fim à vida de seu avô.
O coronel José Anselmo dos Santos comandava "A Missão" que, em confronto, matou Nelito.
De lá para cá, Jackson aumentou sua sede de vingança e entrou para o mundo do crime passando a liderar um grupo perigosíssimo, que assaltava e matava.

O grupo matou Petronio Pereira Gomes, ex-prefeito de Pedro Alexandre (BA), um vereador em Poço Redondo e um comerciante de Carira.
Já no mundo do crime, Jakson passou a sentir ódio do Capitão Oliveira. Dois parentes de Jackson, também criminosos, morreram em confronto com policiais da Caatinga, comandados pelo Capitão Oliveira.

Foi Jackson quem liderou o grupo que executou o então comandante da Companhia da Caatinga.
O plano, a seguir, era matar o coronel Anselmo.
No início da manhã desta sexta-feira, 18, Jackson morreu em confronto com a polícia sergipana, que matou oito e prendeu três assassinos do Capitão Oliveira.
_____

Por NE Noticias

sexta-feira, 18 de maio de 2018

COMUNICADO: Jrnal da Srrigy - Especial, 6 anos do GEPEPP

A edição desta sexta-feira, 18, do Jornal da Serigy - transformando informação em conhecimento, será especial e ao invés das 7, terá início depois das 8 horas, para transmitir AO VIVO o Curso de Extensão: Do outro lado da História - A Sociedade e os Modos de Produção.

Promovido pelo Programa Ensino Médio Inovador  (PROEMI) do Colégio Estadual José Amaral Lemos e o Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Rscola Municipal Mário Trindade Cruz, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial  (GEPEPP), tem o apoio cultural da Rádio Serigy - sua melhor companhia na internet.

A escolha da data serve para comemorar os 6 anos do GEPEPP que nasceu por iniciativa de estudantes do Amaral Lemos em 18 de maio de 2012.

por ClaudOmir Tavares
___
 http://player.sejaguia.com.br/player-popup-responsivo/21242/8 - para ouvir nossa rádio.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Esclarecimentos sobre horários de duração dos trabalhos na Câmara Municipal de Pirambu


Os horários das Sessões Parlamentares tem horário fixo para iniciar ás 18:30, mas não tem horário determinado para encerrar, visto que, desde o ano passado,  durante a Presidência do vereador Ivan Biriba (PR) , muitas Sessões tiveram horários Records em duração para além de 2, 3 horas.  Aliás, muitas delas  tiveram caráter exclusivos para tratar ou esclarecer problemas reais da comunidade.

A atual Presidência tem investido em esgotar esclarecimentos sobre interesses público coletivos.  Tem sido exemplo disso, a Audiência Pública realizada com o Secretário de Segurança Pública  do Município, cujo horário de  Sessão durou cerca de 04 horas; esclarecimentos com a comunidade do Lot. Praia do Sol e Conj. José Lauro Ferreira para explicar questões sobre o embargo instaurado pelo IBAMA;  Sessões especiais com os comerciantes referente ao Plano Diretor,  Sessões exclusivas com jovens e Adolescentes da  Escola Mário Trindade Cruz, Grupos artísticos, questões esportivas de jovens dos povoados, dentre outras.
______
Jéssica Feitoza

Literatura de Cordel - Violência Sexual

Imagens Google

DERRUBE A BARREIRA DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM PROL DA VIDA


ATENÇÃO PARA ESSA PROSA
AMIGOS QUE POR AQUI PASSA
SAÍMOS DE CASA BEM CEDINHO
E ESTAMOS NO MEIO DA PRAÇA
PRA DAR UM GRITO DE ALERTA
E APRESENTAR UMA AMEAÇA
*
O FATO É QUE NOSSOS JOVENS
SÃO VÍTIMAS DA INDECÊNCIA
DESDE CEDO SÃO AGREDIDOS
ABUSAM DA SUA INOCÊNCIA
DEIXAM MARCAS EM SUAS VIDAS
TESTAM A NOSSA INTELIGÊNCIA
*
NESSE MOMENTO MEU POVO
CLAMAMOS PELO QUE É DECENTE
ABUSO SEXUAL É CRIME
E O MOMENTO É PERTINENTE
VAMOS LUTAR A FAVOR
DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
*
NÃO DESVIE A ATENÇÃO
É HORA DE DENUNCIAR
PROTEJA OS NOSSOS JOVENS
VÁ AO CONSELHO TUTELAR
SE PERCEBER ALGO ESTRANHO
DISQUE 100 , É PRA LIGAR!
*
A NOSSA CONSTITUIÇÃO
DIZ QUE A RESPONSABILIDADE
É DA FAMÍLIA, DO ESTADO
E TAMBÉM DA SOCIEDADE
ENTÃO FAÇA A SUA PARTE
EVITE UMA BARBARIDADE
*
QUE A POPULAÇÃO ADULTA
NÃO COMETA UMA ASNEIRA
A VIOLÊNCIA SEXUAL
NÃO PODE SER BRINCADEIRA
É CRIME E TEM PUNIÇÃO
PRA AQUELES QUE FAZEM BESTEIRA
*
O RECADO JÁ FOI DADO
QUEM AVISA AMIGO É
A LEI É PRA SER CUMPRIDA
VÊ SE LARGA DO MEU PÉ
POIS QUEM FOI CEDO AVISADO
CAI NO ABISMO SE QUISER!

AUTOR: Agnaldo Cordelista
Professor da Rede Municipal de Ensino de Pirambu.