Falta de saneamento básico e violência têm sido o Cartão Postal de uma comunidade esquecida pelos gestores municipais da cidade de Pirambu.
E o caso de Adailson Silva, morador há 11 anos do Conjunto Reinaldo Moura.Vivendo em condições desumanas, os moradores se viram como podem em meio ao descaso e abandono. Muitos até foram embora e desfizeram-se da casa que conseguiram invadir.
O Conjunto, que foi construído em 2004, não chegou a ser entregue, mas, hoje os moradores já são considerados os proprietários do local.
A promessa de construção de novos conjuntos habitacionais tem sido o carro-chefe das propostas utilizadas por vários aventureiros que se candidatam a prefeito no município. No ano passado o atual prefeito prometeu construir novos conjuntos habitacionais, em 2012, o ex-prefeito Zé Nilton também prometeu construir mais 1.000 casas, porém, não fez uma se quer.
A situação de calamidade pública só aumenta com a falta de Assistência Social e desemprego. A juventude é a mais atingida, e são visivelmente atraídas pelo tráfico que é constante na região. A recém moradora Taislaine Farias (25) conta que o conjunto já foi mais violento, mas, devido a ação de segurança pública realizada pela Força Nacional no início desse ano, tem diminuído o número de violência no local.
A área onde Adailson Silva e seus vizinhos moram não tem pavimentação, nem água encanada. Ele conta que durante o primeiro mandato do prefeito Élio Martins (PSC), foi prometido que iria colocar água e energia elétrica nas residências, mas, até o momento somente a proposta da eletricidade foi cumprida.
Ainda segundo Adailson, a ação só foi atendida graças as várias mobilizações, e queimas de pneus na rodovia SE-100 reivindicando a chegada de luz elétrica. Até hoje os moradores aguardam uma resposta do poder público municipal para sanar outros problemas na comunidade.
______
Jessica Feitoza
Nenhum comentário:
Postar um comentário