domingo, 1 de maio de 2016

FIQUE DE OLHO: O governo e o congresso estrangulam os direitos trabalhistas

A conjuntura do país aponta sérias ameaças a diretos históricos da classe trabalhadora, conquistados com muita luta. (1)


* por Claudomir Tavares | claudomir21@gmail.com

Com manobras de todo tipo no judiciário, na mídia e no parlamento as classes dominantes deram início a um processo de impeachment que, a pretexto de combater a corrupção, visa acelerar e consolidar o ataque aos direitos dos trabalhadores desenvolvido por FHC, Lula e agora Dilma.
 

Mesmo que rachado no que diz respeito à continuidade do mandato presidencial, este bloco político dominante está coeso quanto ao chamado ajuste fiscal: PT, PMDB, PSDB e demais partidos da ordem compartilham o discurso de que, diante da crise econômica, toda a sociedade deve fazer sacrifícios para salvar o país.
 

No dia 29/04/2016, porém, a Câmara dos Deputados presidida por um gângster, acelerou a tramitação do PL 2648, que aumenta em 41,47% os salários no judiciário federal. Será o preço da impunidade de Cunha?
 

No setor financeiro, o Santander obteve 10% de aumento no seu lucro, que alcançou 3,47 bilhões de reais em 2015. No mesmo ano, o Bradesco abocanhou R$ 4,121 bilhões e o Itau R$ 23,35 bilhões. Onde estão os sacrifícios da burguesia para ajudar o Brasil a sair da crise?
 

Enquanto isso, o governo e o congresso estrangulavam os direitos trabalhistas restringindo o acesso a pensão por morte, auxílio doença, seguro desemprego e abono salarial com as MPs 664 e 665. Ou seja, falam de austeridade para todos, mas na prática os capitalistas e seus representantes atuam para manter seus privilégios intocados e colocar a conta nos ombros da classe trabalhadora.
 

Agora nossos inimigos se preparam para atacar o direito à aposentadoria, com a chamada reforma da previdência, e o serviço público, através da PL 257, que visa congelar salários, suspender concursos, elevar descontos previdenciários, fomentar demissões, privatizações, além de impedir a valorização do salário mínimo.

ELEIÇÕES SINDICAIS: Professores vão as urnas na próxima semana


Professores da rede estadual e municipais filiados ao SINTESE vão as urnas na próxima semana, de 2 a 6 de maio, para eleger a nova diretoria executiva e das sub-sedes regionais, escolhendo entre as chapas “Nossa vida é lutar” (situação) e “O novo sempre vem” (dissidência), quem os representarão pelos próximos três anos. A oposição sindical se reúne amanhã, 30, em Aracaju, para anunciar o que já sabemos: por coerência, o voto nulo.

DIMAS: Presidente da Colônia Z-5 disputa Federação dos Pescadores de Sergipe

Miguel Porto Pires, presidente da Colônia de Pescadores Z – 5, de Pirambu e região, é o candidato da situação a presidência da Federação dos Pescadores de Sergipe. Dimas, como é conhecido, consolida-se sua vitória com o apoio de 17 das 30 colônias que avalizaram a inscrição da chapa por ele liderada.

PARLAMENTO DAS ÁGUAS: Seja um membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Estão abertas desde 8 de março e se estendem até 31 de maio as inscrições para as eleições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Parlamento das Águas em cinco estados brasileiros (AL, BA, MG, PE e SE). Maiores informações pelo site: www.cbhsaofrancisco.org.br/processoeleitoral2016


DESO: Wilson Silva assumiu gerencia regional Norte

A gerencia regional Norte da DESO, sediada na cidade ribeirinha de Propriá, tem novo titular. Depois de operosos oito anos na função, Januário Costa retorna a Aracaju e em seu lugar assumiu em 17 de abril o propriaenses Wilson Silva, que já exercia funções laborais naquela unidade.
 

BANESE FACILITA: Financiando até 90% de seu imóvel

Através da linha de crédito intitulada “Banese Facilita”, você pode financiar até 90% de seu imóvel, com as menores taxas do mercado imobiliário e financeiro em até 420 meses para pagar. Procure uma da agencias do Banese na capital e no interior para obter maiores informações.


VEM AI: Sexta D’Arte do Mário Trindade

Aproxima-se o início da temporada 2016 do Projeto “Sexta D’Arte” da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, que mensalmente reunirá a produção cultural da instituição, de seu entorno e as referencias multiculturais dentro de uma relação interdisciplinar


ELEIÇÕES NO DCE: Por uma Universidade Popular

Aproximam-se as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe e a novidade é o surgimento da chapa 3, denominada “Resistência Estudantil”, em cujo manifesto lançado recentemente afirma que “dá luta não nos retiramos, por uma universidade popular”, disponível no Facebook e transcrito no portal Tribuna da Praia.


DESEMPREGO: O principal problema na vida dos sergipanos

 

Enquete realizada pela Tribuna da Praia junto aos seus leitores, indicou o Desemprego como o principal problema na vida de 33.3% dos participantes em 10 município sergipanos, com destaque para Japaratuba (50%), Pirambu (28,5%) e Propriá (40%).
 
REDE: Partido de Marina lançará candidatos em Pirambu
 

Tendo à frente Cláudio Biriba, a Rede Sustentabilidade está sendo implantada em Pirambu e deverá participar das eleições de 2 de outubro com uma chapa proporcional, liberando seus membros para apoiar, votar ou se neutralizar em relação a candidaturas majoritárias.
 

NÃO ABRE: Orlando do Tênis mantém inalterado projeto de candidatura
 

Para aqueles que acreditavam em uma desistência ou em alguém demovê-lo da ideia, Orlando do Tênis mantém firme sua pré-candidatura à prefeitura de Propriá pelo PSB, estando ele com uma consistente chapa de pré-candidatos a vereadores e com o apoio dos principais caciques do partido em Sergipe.

Mensagem da semana:

"A fome, a sede, a falta de professores nas escolas, o desemprego, a corrupção, a pobreza, as greves, o analfabetismo, a hipocrisia, a desigualdade social, o racismo, a descriminação, a falta de informação, todos esses problemas são oriundos e culpa da burguesia." (Allana Xavier)
________
* Claudomir Tavares (47) é professor de História da rede estadual em Propriá e de Sociedade e Cultura em Pirambu. É diretor-fundador da Tribuna da Praia

(1) O texto de abertura da coluna foi transcrito de uma nota divulgada pela Unidade Classista para o 1º de maio de 2016.