Termoelétrica divulga resultados do monitoramento da pesca em Pirambu, de julho a dezembro de 2019.
Cerca de 30 pescadores compareceram na manhã dessa quarta-feira, 15, à reunião devolutiva das Centrais Elétricas de Sergipe- CELSE, o objetivo do encontro foi revelar os dados da pesca monitorados de julho a dezembro de 2019, que quantificou uma produção de quase um milhão e meio de tonelada de pescado.
A indignação tomou conta da reunião, pois, mesmo após quase 02 anos de monitoramento realizado sobre o impacto sócio-ambiental causado à pesca de Pirambu pelo navio offshore da Celse, até o presente momento, nenhuma compensação foi dada aos pescadores, que sofrem com a queda na produção de camarão.
Com a chegada deste offshore, embarcações tiveram de ficar 500 metros de distância do navio, que está alojado em um dos mais importantes bancos camaroeiros do litoral pirambuense, sob pena de multas, que variam entre 10 e 15 mil reais.
As perdas de terreno de pesca incluem também às áreas de Emergência e de Fundeio (abastecimento), que funcionarão como uma espécie de apoio ao navio, além de uma área de 6 km de tubulação submarina de gasoduto. O total dessas áreas ainda não foi divulgado.
Segundo a Celse, os impactos serão mensurados somente a partir da fase de operação do navio, previsto pra funcionar em meados de março de 2020. A empresa também salienta sobre a importância dos pescadores e marisqueiras comparecerem à reunião para se iterarem do assuntos, e ajudar a construir alternativas.
____
Por Redação.