sexta-feira, 30 de junho de 2017

POLÍTICA: VEREADORES DE PIRAMBU APROVAM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO PODER EXECUTIVO

 Em uma disputa acirrada de 4x3, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO de propositura do poder executivo, foi aprovada na ultima cessão do dia 27 na câmara municipal de Pirambu.



 A Lei tem como objetivo estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da administração, orientando a elaboração da proposta orçamentária de cada exercício financeiro. Em todas as cidades, a aprovação da Lei gera um debate sobre a ligação e a adequação entre receitas e despesas públicas e as prioridades orçamentárias.

A câmara municipal de Pirambu aprovou os 80% solicitado pelo Prefeito Élio Martins. Apenas houve 03 rejeições dos vereadores abaixo relacionados:

Clébio Gomes (PMDB)

Xavier (REDE)

Badinho (PROS)

O vereador Clébio Gomes defendeu que fosse aprovado o percentual de 40%,explicando que se caso o prefeito necessitasse de mais, fosse feita outra propositura de projeto com o orçamento em que, caberia a câmara aprovar ou não. A proposta de Clébio Gomes teve 03 votos a favor, mas, por fim, a Vereadora Gilvânia Rocha (PSC) desempatou a votação sendo vencedora a proposta do Prefeito.

A câmara segue em recesso,e só funcionará novamente a partir de Agosto.

Por: JF Comunicação
_________


Contato: jessica.ufs11@hotmail.com

POLÍTICA: ANDRÉ MOURA: UMA JOGADA DE MESTRE

Faz tempo que o Deputado Federal André Moura vive namorando o apoio do então Governador Jackson Barreto, prevendo um possível apoio para as eleições de Governador/ 2018, por outro lado, Jackson também almeja o apoio do então Deputado para o Senado.


Hoje, 30 de junho, Sergipe foi noticiado que André Moura, atual braço direito do presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB)  vive recebendo o convite  para governar o PMDB em Sergipe, que no momento está sob a liderança de Jackson Barreto.

Muito esperto, André Moura agradeceu o convite do PMDB nacional com a única razão: não ofender sua nova presa: “Jackson Barreto dos seus sonhos”


Fato: André sabe que de uma hora para outra Jackson acabará saindo do PMDB por sí só, e este dia não demora, Barreto já anunciou que se filiará ao Partido PODEMOS, antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) ainda este sábado dia (01).

Por: JF comunicação 
_____


Contato: jessica.ufs11@hotmail.com

NEGÓCIOS: EMPRESA DKS: Ponto Banese em Pirambu abrirá na próxima segunda-feira dia 03

Vem aí uma novidade no ramo dos negócios: DKS-Ponto Banese oferece vários serviços para os cliente e amigos, confira:

v  Credito Pessoal;
v  Consórcio;
v  Seguro;
v  Capitalização;
v  Consignado;
v  Pagamento de Contas;
v  Recarga de Celular.

Confira outros serviços:

v  Seguros para carros, motos e caminhões
v  Consignados para: Funcionários Estaduais e Municipais, Pensionistas e Aposentados
v  Pagamento de Contas: Recebemos Contas de TODOS os Bancos 
v  Recarga telefônicas para TODAS as Operadoras



DECKSON MOURA


A DKS-Ponto Banese é uma empresa gerenciada pelo mais novo empresário Deckson Moura, o segundo filho mais velho do casal Carmélia Moura e Cosme Nascimento.

 Frequentando o curso de Matemática, Deckson Moura  chegou a lecionar a disciplina na Escola Municipal Mário Trindade Cruz no início dos anos 2.000. Posteriormente casou-se com Luciana Balbino e tiveram sua única filha, Kailanny Sophia, o “ KS” da sigla DKS.

Uma empresa genuinamente pirambuense, a DKS é uma nova opção no ramo dos negócios e atendimento hábil aos clientes e amigos. Se você está apertado financeiramente, não perca tempo, corra para a DKS, e faça seu empréstimo consignado.

IMPORTANTE:

DKS Está localizada na av. Agostinho Trindade, centro, no antigo prédio do Banco do Brasil, abrirá a partir da próxima segunda-feira (03) de Julho e funcionará nos turnos manhã e tarde.



JF Comunicação
_______


Contato: jessica.ufs11@hotmail.com

quinta-feira, 29 de junho de 2017

POLÍTICA: 02 razões para a má administração de Pirambu

Alguém já se perguntou porque que o Deputado André Moura (PSC) NUNCA enviou verbas para a cidade de pirambu? Pois é, o fato é que Pirambu é uma cidade economicamente sustentável  graças aos recursos milionários oriundos dos Royalties do petróleo (motivo que desperta o interesse de abutres de todos os níveis a disputar as eleições na famigerada Pirambu).
No entanto, todo ano os prefeitos que assumem a gestão da referida cidade repetem a mesma falácia de que, a cidade passa por  diversos problemas financeiros provenientes da queda nas arrecadações ,  além das dificuldades para manter a folha de pagamentos dentro dos 40% do orçamento, como manda a Lei de Responsabilidade fiscal e blá blá bla´...


Pois bem, dentro desse contexto de grandes falhas na administração pública da cidade  de Pirambu, destacamos aqui algumas que acreditamos, é claro, serem propositais, ou seja, para muitos gestores  a ideia principal é recompensar pessoas principalmente por campanhas eleitorais. 





                1º) várias secretarias



Uma critica que temos a fazer sobre a atual gestão do Prefeito Élio Martins (PSC) trata especificamente da quantidade de secretárias existentes no município, ao todo são 16. E temos algumas parecidas, exemplo:

1ª Sec. de controle interno, Sec. de Finanças e Sec. de Administração.
2ª sec. de Assistência Social e Sec. de Articulação Social, 
3ª Sec. de Projetos e Urbanismo e Sec. de Obras. 
4ª  Sec. de Pesca e  Sec. de Agricultura

Quando até  03 secretarias poderiam ser incorporadas em 01, Pirambu desmembra e cria secretarias desnecessárias e exclui essenciais,como exemplo Sec. de Meio Ambiente. Isso justifica a falta de planejamento,ou planejamento estratégico a curto prazo. 

Porém, a ausência da secretária de Meio Ambiente, por exemplo, nos traz prejuízos catastróficos, principalmente para as novas gerações que crescem sem a ideia da prática ambiental. Ou seja, uma cidade que se beneficia e se mantem principalmente dos recursos naturais seja ele a pesca,ou aqueles gerados através da exploração dos royalties, não reflete sobre a importância sócio-ambiental.

Já que a questão é redução de gastos, o Vice prefeito deveria assumir uma pasta relevante, ao invés de nomear pessoas além da folha de pagamento, por exemplo, o vice poderia assumir a pasta  de obras, ou de saúde. 



 2º ) Número de Cargos Comissionado (CCs) famosos "jabutis"   
                                                                                                         
Além da divida de quase 200 milhões do FGTS dos funcionários  deixada como herança do "ilustre" ex-prefeito André Moura durante a gestão (1997-2004), hoje, segundo informações sobre denúncias enviadas ao Ministério Publico Estadual (MPE), calcula-se que a prefeitura aloca um número de Cargos Comissionados (CC) maior do que o quadro efetivo, ou seja, mais de 600. 

Que fique claro aos leitores dessa página, que não é proibido os CCs numa gestão publica, no entanto, esses devem ser direcionados a cargos de confiança (chefia) ou assessoramento. 

Mas o problema (ou maldição), é que a prefeitura de Pirambu aloca um número altíssimo de funcionários sobre a folha de pagamento, sabe lá de onde são esses indicados, ou se cumprem as determinações.
Para estes há o famoso apelido de "jabutis". Resultado; quem paga  é a cidade de Pirambu que sustenta  abutres de toda a região.

Por: JF Comunicação
_________


Contato: jessica.ufs11@hotmail.com


GREVE GERAL: Juiz impõe multa

A Greve Geral acontecerá nesta sexta-feira (30/06), em Aracaju (SE), contra as reformas da Previdência e Trabalhista.
A decisão é do juiz plantonista Edno Aldo Ribeiro Santana. A ação civil pública foi ajuizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) contra o Sindicato dos Empregados no Comércio de Aracaju (SECA), Federação dos Empregados do Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (FECOM/SE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Os grevistas não podem invadir estabelecimentos comerciais, forçar fechamento de lojas e nem ameaçar ou constranger os lojistas, clientes e trabalhadores do comércio, causar dano ao patrimônio da categoria econômica do comércio, fechar ruas e avenidas que não sejam as utilizadas para a realização do movimento e previamente informada as autoridades competentes, proibir, atrapalhar e/ou de qualquer outra forma inviabilize a circulação de ônibus na cidade. Em caso de descumprimento, as centrais sindicais e as entidades citadas na ação estão sujeitas a pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra) informou na manhã desta quinta-feira (29/06), que aderiu à greve e os ônibus não vão circular nesta sexta-feira (30).

Com informações do Jornal de Sergipe

POLÍTICA: André Moura diz que condenação não impede candidatura em 2018

O deputado federal por Sergipe, André Moura (PSC-SE), divulgou nota à imprensa após ser condenado pelo Juiz Rinaldo Salvino do Nascimento, da comarca do município de Pirambu (SE), por improbidade administrativa.
A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual. De acordo com a decisão, o ex-prefeito André Moura contratou servidores sem concurso público. Além de Moura, o ex-prefeito Juarez Batista também foi condenado. A decisão proíbe ambos de contratar com o Poder Público, incluindo-se na proibição o exercício de cargo público de natureza comissionada, nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), bem como nas suas autarquias e empresas públicas, ficando ainda proibidos de receber da Administração Público em geral, benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, tudo, pelo prazo de 3 (três) anos.
Em nota, André disse que todos os contratados efetivamente executaram os serviços objetos dos respectivos contratos no tempo devido, não tendo havido qualquer pagamento por serviços não prestados ou mesmo direcionamento das contratações, demonstrando assim a impessoalidade e a lisura do processo.
Disse ainda que a decisão de contratar profissionais paras as áreas de saúde, educação e obras de forma temporária foi feita por urgente necessidade e com base em lei aprovada pela Câmara Municipal de Pirambu, visando o interesse público, para atender com presteza a população, pois à época, além de reformar unidades de saúde, foram construídos novos postos médicos em diversos povoados, sem contar escolas e creches. André reafirma em nota que a assessoria jurídica, tão logo seja notificada oficialmente da decisão – que chegou ao conhecimento dele através da imprensa –, tomará as devidas providências para garantir-lhe o amplo direito à defesa e, em tempo, esclarece que a decisão por si não lhe causa a inelegibilidade.
Condenação
“Ante o exposto, analisando o mérito nos termos do art. 487, I do CPC, JULGO PROCEDENTE o pedido para ANULAR os atos administrativos que culminaram na contratação das pessoas indicadas na petição inicial e CONDENAR OS REQUERIDOS, com fundamento no artigo 11, inciso I, cumulado com art. 12, inciso III, ambos da Lei 8.429/92, nas seguintes sanções: suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 03 (três) anos, multa civil de 02 (duas) vezes o valor da remuneração percebida quando do exercício do cargo público no qual se deu o ato ímprobo, e proibição de contratar com o Poder Público, incluindo-se na proibição o exercício de cargo público de natureza comissionada, nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), bem como nas suas autarquias e empresas públicas, ficando ainda proibidos de receber da Administração Público em geral, benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, tudo, pelo prazo de 3 (três) anos.
Por fim, condeno os Requeridos, solidariamente, ao pagamento das custas processuais.
Transitada em julgado esta decisão, oficie-se ao egrégio TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE SERGIPE, comunicando-lhe a suspensão dos direitos políticos dos condenados, para todos os efeitos legais”. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
 Por: Jornal de Sergipe

POLÍTICA: Janot diz que André Moura é ¨potencial participante da organização criminosa de Michel Temer¨

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez ontem, dia (26) à noite sua primeira denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) no Supremo Tribunal Federal.
Trata-se da primeira denúncia da História do Brasil contra um presidente no exercício do mandato.
Em sua denúncia, Janot lembra que tramita outro inquérito em que aparecem nomes que, para o procurador, são ¨potenciais integrantes da mesma organização criminosa¨.

Entre os nomes, o procurador cita o líder do governo no Congresso Nacional, André Moura:
          Tramita o supracitado Inquérito n. 4327, no qual já se apurou que os integrantes do chamado “PMDB da Câmara dos Deputados” atuavam diretamente na indicação política de pessoas para postos importantes em determinados setores, sobretudo da PETROBRAS e da Caixa Econô- mica Federal. Além disso, eram responsáveis pela “venda” de requerimentos e emendas parlamentares para beneficiar, ao menos, empreiteiras e banqueiros. 

O avançar das investigações no bojo do presente inquérito permitiu vislumbrar que, na verdade, a organiza- ção criminosa que opera para a prática dos crimes investigados no presente apuratório é a mesma analisada no Inquérito n. 4327. Quando da instauração do inquérito nº 4327, vislumbraram-se como potenciais componentes dessa organização criminosa ANÍBAL GOMES, EDUARDO CUNHA, HENRIQUE EDUARDO LYRA ALVES, ALEXANDRE SANTOS, ALTINEU CORTÊS, JOÃO MAGALHÃES; MANOEL JUNIOR, NELSON BOURNIER, SOLANGE ALMEIDA, ANDRE ESTEVES, FERNANDO ANTÔNIO FALCÃO SOARES, ANDRE MOURA (filiado ao PSC); ARNALDO FARIA DE SÁ (filiado ao PTB), CARLOS WILLIAN (filiado ao PTC) e LÚCIO BOLONHA FUNARO. 

As investigações conduzidas no bojo do Inquérito n. 4.483 indicam não apenas a continuidade da atividade da organização criminosa, como também a participação de MICHEL TEMER, RODRIGO LOURES, ora denunciados, bem como possivelmente do ex-deputado federal e ex-Ministro de Estado GEDDEL VIEIRA LIMA, apontado como homem de confiança de MICHEL TEMER para o trato de negócios escusos, de WELLINGTON MOREIRA FRANCO, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e de ELISEU LEMOS PADILHA, ministro-chefe da Casa Civil.

Leia a denuncia



Por: NE Noticias

segunda-feira, 26 de junho de 2017

CIDADANIA: FOI DADO LARGADA: 1ª fase de coleta de assinatura do Projeto de Lei de iniciativa popular sobre os royalties de Pirambu


Assinaturas para a criação do projeto de lei de iniciativa popular que cria o Conselho de Fiscalização dos Royalties do Petróleo (COMFRP e do Fundo Municipal dos Royalties do Petróleo (FMRP) do município de Pirambu/Sergipe.



 "Serão necessárias cerca de 500 assinaturas"

Em apenas 03 povoados já foram feitas mais de 200 assinaturas!

O lançamento da campanha para a criação do Conselho (COMFRP) aconteceu no dia 31 de março, em uma feira-livre na sede de Pirambu. A mobilização pelos povoados teve início no dia 03 de maio no povoado Marimbondo, dia 10 de maio em Aguilhadas e no povoado Bebedouro ocorreu no dia 24 de maio.

Muitos comunitários, revoltados com o descaso existente na cidade de Pirambu, decidiram apoiar o projeto e esperam que ele seja aprovado, para que a comunidade possa ter mais participação nas decisões do município. “Aqui em Bebedouro você não encontra atendimento médico no posto de saúde e faltam medicamentos, serviços que no município poderia oferecer a comunidade, já que Pirambu recebe muito dinheiro do Governo” afirmou uma pirambuense durante a coleta de assinaturas ao concordar com a necessidade da criação do conselho (COMFRP).



Os moradores de Pirambu continuarão a percorrer as ruas dos demais povoados coletando assinaturas para encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal, para que os Vereadores possam votar, e se aprovada, necessitará da sanção do Prefeito da cidade para que o projeto de lei entre em vigor.

A criação do projeto possibilitara à população acompanhar, fiscalizar e indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal, executadas através da verba oriunda dos royalties do petróleo.



Vereadores que manifestaram-se a favor até o momento:

Clébio Gomes -PMDB
Xavier -Rede solidariedade

DETALHE:

Élio Martins:  Em entrevista na rádio Mix FM de Carmópolis em Março deste ano, o Prefeito Élio Martins (PSC) afirmou que não havia nenhum problema  quanto a criação do conselho. Será verdade??



JF Comunicação

Com informações do Observatório social dos Royalties

EX-CANDIDATO A VEREADOR LANÇA NOTA DE REPÚDIO A 2ª CONFRATERNIZAÇÃO DA OPOSIÇÃO EM PIRAMBU



"Essa reunião é com figuras marcadas"


POR: Luiz Teles (PPS)



Fiquei sabendo que aconteceu duas delas depois que vi no tribuna da praia, quem está tomando a frente da mesma, está sendo no mínimo retaliador, excluindo pessoas importantes que poderiam somar muito.

Lamento a forma como estão agindo, e digo, dessa forma eu  como filiado ao PPS  (que foi citado na matéria do blog como presente na reunião) não caminharei junto, se eu estou sendo cortado agora imagine durante o pleito (caso eu seja candidato)

Fica aqui o meu repúdio e a minha solidariedade aos demais colegas que representam a oposição mas, que, assim como eu foram "esquecidos".

 JF Comunicação

domingo, 25 de junho de 2017

CULTURA: A banda acabou? Ajude a banda Mestre Constantino

Por: JF Comunicação

Quem nunca parou  para espiar os ensaios da Banda Musical Mestre Antonio Constantino? Pois é, aquela filarmônica formanda pela galerinha jovem da cidade de Pirambu deixou de existir desde Setembro do ano passado.

 Criada em 16 de Julho de 2016, a jovem banda musical foi idealizada pelo jovem Ryan Rodrigues, neto de Dona Luíza.

A existência pouco duradoura do grupo se deu por falta de incentivo do poder publico. Apesar da pouca idade, o jovem Ryan de 15 anos  não deixou de lutar até o ultimo suspiro da banda que homenageia o Mestre da cultura pirambuense Antonio Constantino, (pai do ex-secretário municipal  de cultura Luiz Teles).
 Riam Rodrigues conta que procurou ajuda do prefeito Élio Martins, o qual pediu para fazer um orçamento sobre os custos das vestes da banda, porém nunca recebeu um retorno.

Inconformado, o jovem decidiu buscar outras parcerias, e eventos beneficentes para tentar uniformizar a  banda, que chegou a ser convidada a tocar no desfile da cidade de Propriá.

Desta vez, Ryan conta mais uma vez com a sorte de tentar reviver a banda musical, e convida os amigos e parceiros a participar do 1º Encontro de Bandas e Fanfarras que acontecerá em 15 de Julho na cidade de Pirambu. Interessados em ajudar, entrarem contato  no Facebook https://www.facebook.com/ryan.rodriguesdesousa

POLÍTICA: ACONTECEU: 2ª CONFRATERNIZAÇÃO DA OPOSIÇÃO EM PIRAMBU

Aconteceu hoje ( 25) a 2ª confraternização da oposição de Pirambu, sendo que a primeira foi realizada em 30 de janeiro. O evento contou com cerca de 50 líderes comunitários incluindo sede e povoados.


De acordo com José Elenilson  Ferreira, vulgo Dédinha do PT,  um dos organizadores do encontro, e eleito para ocupar a presidência municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), o objetivo do evento  é unir toda a oposição em um só proposito, ou seja, lutar por melhorias para a cidade de Pirambu, que no momento se encontra má administrada por aqueles que não respeitam o povo pirambuense.
 José Elenilson identifica que hoje a oposição de Pirambu se encontra cada vez mais unificada, e é composta tanto por partidos políticos, quantos por organizações da sociedade civil. 

Fazem parte do grupo da oposição os partidos PROS, REDE SOLIDARIEDADE, PT, PMDB, PPS, PTN E PSB.
Também esteve presente  no encontro o sociólogo, Élder Muniz, atual presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Élder ressaltou que a oposição de Pirambu não terminou com o fim das eleições municipais ocorridas em outubro de 2016,mas, ela permanece viva e atuante nas organizações e causas sociais, como exemplo, a luta pela implantação do Plano Diretor, a luta pela pesca em defesa do Rio Japaratuba e apoio irrestrito ao Observatório social dos Royalties.
Uma nova linhagem..

Sem dúvidas, um dos personagens  histórico na politica de Pirambu, chama-se Manoel Bispo dos Santos, mais conhecido como Mané padeiro. 

Morador antigo da cidade de Pirambu, esta figura ilustre esteve presente em quase toda a história politica  de Pirambu  desde 1965, ou seja, dois anos após a fundação da cidade em 1963.
 Foi o braço direito  na gestão do ex prefeito Marcos Cruz no inicio dos anos 80, posteriormente  candidatou-se a vereador pelo PSB na chapa do ex-prefeito César Rocha perdendo a eleição por apenas 03 votos. 

Seu Manoel padeiro esteve presente na confraternização da oposição  de Pirambu e levou consigo as duas filhas, Juvânia e Liziane Bispo, ambas herdeiras da experiencia do pai.


LUIZINHO PEREIRA: "Élio Martins não completará o mandato"

O popular Luizinho Pereira, famoso por suas criticas alusivas a atual gestão do município de Pirambu, não deixou  de "por a boca no trombone" e mostrou mais uma vez indignação a farra das secretarias municipais, hoje nas mãos de familiares do Prefeito Élio Martins (PSC) incluindo a filha, a esposa do prefeito e o irmão.
Durante  a reunião da oposição, Luizinho Pereira relembrou que  Élio Martins é ficha suja, motivo pelo qual o mesmo assume o mandato de prefeito sob liminar da justiça. Diante de tudo isso, Luizinho acredita que o prefeito não concluíra o mandato dos 04 anos na prefeitura municipal de Pirambu.


Figuras marcantes no evento:  Vado de Gago,Professora Tereza Cariri,  o ex prefeito Marcos Cruz,  e a ex prefeita Silvia Cruz.

Por: JF comunicação
___________


Contato: jessica.ufs11@hotmail.com

quinta-feira, 22 de junho de 2017

INTERESSE PUBLICO: FANESE promove capacitação de Conselheiros Tutelares

O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude – CIJ /TJSE e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, realizará, no período de 05 a 31 de Julho de 2017, um Curso de Capacitação para os Conselheiros Tutelares, eleitos para o quatriênio 2016/2019, dos seguintes municípios: Aracaju, Arauá, Areia Branca, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Malhador, Moita Bonita, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

O projeto ECA em Ação – 27 anos em prol da cidadania e proteção integral dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes, já em sua terceira etapa, nasceu a partir de reflexões ocorridas nas aulas de Direito da Criança e do Adolescente sob a titularidade da Profa Antonina Gallotti com seus discentes da FANESE e tem por objetivo capacitar os conselheiros tutelares dos vinte e uns últimos municípios citados acima, para o pleno exercício de suas atribuições, ampliando o conhecimento dos valores, princípios, diretrizes e concepções da política de proteção, garantia e defesa do atendimento à criança e ao adolescente.
Na condição de autoridade pública colegiada, faz-se necessário o conhecimento em áreas pertinentes e conexas, tais como: Direito da Criança e do Adolescente, Psicologia Jurídica, Ética e Postura Profissional, Prevenção e Enfrentamento às Drogas, Interface com a Rede de Proteção. Somam-se a esse elenco de conteúdos as práticas diárias, que representam significativo agregado para o efetivo exercício das atividades do conselheiro tutelar no seu trabalho rotineiro exercido junto à comunidade. Assim, o Curso, totalmente gratuito, vai auxiliar na preparação para a atuação profissional, mediante o acesso à democratização do saber acadêmico da FANESE, intermediado por um debate contínuo, fomento de ideias e vivências partilhadas.
Os módulos serão ministrados no Auditório do Forum Gumersindo Bessa, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, por uma equipe de Mestres e Doutores, além de convidados especiais com notório conhecimento do assunto, contando com toda a infraestrutura disponível para proporcionar segurança e conforto aos participantes. A programação está divulgada no hotsite da instituição de ensino (http://www.fanese.edu.br/eca/).
O projeto de prática extensionista contempla áreas temáticas, como a valorização dos Direitos Humanos e Cidadania, sob a perspectiva da Proteção Integral de que são titulares Crianças e Adolescentes da Região Metropolitana de Aracaju.
É diante das constatações aqui expostas, que o referido curso de capacitação justifica-se como de alta relevância social, no sentido de oferecer à comunidade acadêmica – alunos e professores envolvidos com o curso, em um primeiro plano, o acesso a um rico aprendizado, uma vez que o contato direto com os problemas sociais, econômicos e políticos da nossa realidade sergipana é imprescindível para a formação de profissionais cidadãos, dotados de valores e competências, para enfrentar o mercado de trabalho, com habilidade técnico-científica e postura crítica e ética. Já em um plano maior, ainda há os benefícios trazidos à população, na medida em que o alcance e as vantagens da proposta de capacitação retornarão através do proveito das pessoas atendidas pela rede de proteção com impactos indiretos a toda a nossa sociedade.
Fonte e Foto: ascom Fanese
O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude – CIJ /TJSE e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, realizará, no período de 05 a 31 de Julho de 2017, um Curso de Capacitação para os Conselheiros Tutelares, eleitos para o quatriênio 2016/2019, dos seguintes municípios: Aracaju, Arauá, Areia Branca, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Malhador, Moita Bonita, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.
O projeto ECA em Ação – 27 anos em prol da cidadania e proteção integral dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes, já em sua terceira etapa, nasceu a partir de reflexões ocorridas nas aulas de Direito da Criança e do Adolescente sob a titularidade da Profa Antonina Gallotti com seus discentes da FANESE e tem por objetivo capacitar os conselheiros tutelares dos vinte e uns últimos municípios citados acima, para o pleno exercício de suas atribuições, ampliando o conhecimento dos valores, princípios, diretrizes e concepções da política de proteção, garantia e defesa do atendimento à criança e ao adolescente.
Na condição de autoridade pública colegiada, faz-se necessário o conhecimento em áreas pertinentes e conexas, tais como: Direito da Criança e do Adolescente, Psicologia Jurídica, Ética e Postura Profissional, Prevenção e Enfrentamento às Drogas, Interface com a Rede de Proteção. Somam-se a esse elenco de conteúdos as práticas diárias, que representam significativo agregado para o efetivo exercício das atividades do conselheiro tutelar no seu trabalho rotineiro exercido junto à comunidade. Assim, o Curso, totalmente gratuito, vai auxiliar na preparação para a atuação profissional, mediante o acesso à democratização do saber acadêmico da FANESE, intermediado por um debate contínuo, fomento de ideias e vivências partilhadas.
Os módulos serão ministrados no Auditório do Forum Gumersindo Bessa, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, por uma equipe de Mestres e Doutores, além de convidados especiais com notório conhecimento do assunto, contando com toda a infraestrutura disponível para proporcionar segurança e conforto aos participantes. A programação está divulgada no hotsite da instituição de ensino (http://www.fanese.edu.br/eca/).
O projeto de prática extensionista contempla áreas temáticas, como a valorização dos Direitos Humanos e Cidadania, sob a perspectiva da Proteção Integral de que são titulares Crianças e Adolescentes da Região Metropolitana de Aracaju.
É diante das constatações aqui expostas, que o referido curso de capacitação justifica-se como de alta relevância social, no sentido de oferecer à comunidade acadêmica – alunos e professores envolvidos com o curso, em um primeiro plano, o acesso a um rico aprendizado, uma vez que o contato direto com os problemas sociais, econômicos e políticos da nossa realidade sergipana é imprescindível para a formação de profissionais cidadãos, dotados de valores e competências, para enfrentar o mercado de trabalho, com habilidade técnico-científica e postura crítica e ética. Já em um plano maior, ainda há os benefícios trazidos à população, na medida em que o alcance e as vantagens da proposta de capacitação retornarão através do proveito das pessoas atendidas pela rede de proteção com impactos indiretos a toda a nossa sociedade.

Fonte e Foto: ascom Fanese

Justiça cancela a festa de São João de Itaporanga






A Justiça suspendeu a festa que seria realizada a partir desta quinta-feira (22) até o próximo sábado (24) no município de Itaporanga D’Ajuda, distante 29 Km da capital, Aracaju.

A decisão atende a uma ação do Ministério Público, que considera os gastos com a festa incompatíveis com as prioridades do município. Em caso de descumprimento, a juíza Elaine Celina Afra da S. Santos estipulou uma multa de cem mil reais por dia.
A festa estava prevista para ser realizada entre esta quinta-feira (22) e o sábado (24) com grandes atrações, entre elas Zezé di Camargo e Luciano, Avine Vinny, Samyra Show, Farra de Barão, Igor Ativado, Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha e e banda Rojão Diferente.

Veja a decisão:

I – Relatório

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE ingressou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PRECEITO COMINATÓRIO DE OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER COM PEDIDO DE LIMINAR em face do MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D’AJUDA.

Em síntese, alega que, com as informações iniciais, foi instaurado procedimento administrativo (PROEJ n. 2017010011), através do qual foi apurado que para realização da festa de São João local, haveria um gasto, em média, de R$ 560.500,00 (quinhentos e sessenta mil e quinhentos reais) com bandas, sem contar outras despesas (som, iluminação, palco, barracas, etc), ultrapassando o valor de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), angariando para tanto o valor dos patrocínios de empresas privadas em cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Narra, ainda, que a Prefeitura Municipal apresentou parcos documentos pertinentes ao custeio do evento, a fim de comprovar a regularidade das contratações e da verba auferida e que, além disto, o Parquet foi comunicado acerca da ausência de abertura de licitação visando a contratação dos serviços.

Desta maneira, o Órgão Ministerial argumentou que o festejo junino não deveria ser realizado sob os seguintes argumentos: prioridade na aplicação dos recursos públicos; ausência de segurança na festa e seu entorno, haja vista a Praça de Eventos ser ao lado da Rodovia BR-101 e haver contradição tendo em vista a campanha do Agasalho Feliz capitaneada pela Secretaria de Ação Social do mesmo, o que demonstra a carência do Município.
Em sede de liminar, requereu a suspensão dos festejos juninos que está prevista para acontecer entre os dias 22 e 24 de junho de 2017, sob pena de multa não inferior ao quantum de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por dia.
À inicial (fls. 04/25), acostou documentos de fls. 27/83.

II – Fundamentação
Ab initio, vislumbro que o objeto da presente demanda é o cumprimento de obrigação de não fazer pelo Requerido, acomodando-se na hipótese prevista no art. 3º da Lei n. 7.347/85.
A par disso, traz como questão de fundo mais 03 (três) fundamentos, são eles: a) a prioridade na aplicação dos recursos públicos e b) a pretensão na defesa da vida e integridade física das pessoas que devem comparecer à festividade e que se enquadram na moldura de consumidores dos serviços prestados pelo requerido, havendo, destarte, adequação à hipótese prevista no art. 1º, II da Lei n. 7.347/85 c/c art. 2º da Lei n. 8.078/90 e c) incompatibilidade do gasto com a saúde financeira do município.
Em razão da urgência, o Requerente formulou pedido de tutela de urgência, motivo pelo qual passo à sua análise, já que o requerimento formulado encontra respaldo, ao menos em análise abstrata, no comando inserto no art. 12º da Lei n. 7.347/95.
Cumpre ressaltar que a concessão da medida liminar requerida pelo autor  poderá ter caráter satisfativo, uma vez que o pedido principal da lide é que o demandado seja compelido na obrigação de não fazer o evento denominado de “Festa de São João”, agendada para os dias 22, 23 e 24 de junho de 2017; uma vez realizado, perderá a presente demanda seu objeto.
Outro ponto que merece destaque é a espécie de cognição utilizada pelo julgador, no plano vertical, em que se busca identificar a profundidade da análise dos elementos a serem apreciados, a qual pode ser do tipo exauriente, sumária ou superficial, neste último caso também conhecida por rarefeita. Esta é a que mais de perto interessa ser estudada, por ser típica das liminares.

A cognição rarefeita se caracteriza por levar o Magistrado a proferir julgamento respaldado em juízo de possibilidade, o qual é exercido não sobre os fatos, mas sobre as afirmações. Neste sentido, Alexandre Freitas Câmara in Lições de Direito Processual Civil afirma que “trata-se de um juízo que se produz sobre uma máxima de experiência, decorrente da verificação da frequência com que se produz o fato alegado pela parte” (p. 257).
Com efeito, é possível extrair do conteúdo da cognição superficial os pressupostos para a concessão da tutela de urgência pretendida, quais sejam: elementos que evidenciem a probabilidade do direito, o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. Tudo isto no intuito de que o decisum antecipatório não implique irreversibilidade da medida, consoante o artigo 300, §3º, do CPC/15.
Dito isto, faço a análise dos requisitos.
A causa de pedir tem fundamento voltado à possibilidade da aplicabilidade da verba em destinações preferenciais voltadas ao bem estar da , bem como na  fragilidade da segurança pública daqueles envolvidos no evento.

Com relação à prioridade na aplicação de recursos públicos, observo que o Município de Itaporanga d’Ajuda possui inúmeros problemas que necessitam de atenção e que devem ser priorizados em detrimento de festejos juninos ou outros que venham a ser premeditados. À título de exemplo, o atendimento às normas sanitárias do Matadouro Municipal (fls. 76/83) mencionada pelo Mp e objeto de inquérito civil em andamento; atendimento de condições ambientais e de higiene às pocilgas do Povoado Mata do Ipanema (fl. 74), idem; poluição ambiental causados pela lixeira, aliás objeto de Ação Civil Pública em vários municípios e que precisa de definição urgente quanto ao seu tratamento e descarte, além do descarte de animais e cadáveres humanos, no Povoado Morena (fl. 67), isto só a título de exemplo de ações de competência do Município e que não foram levadas a termo ou sequer comprovadas como prometido pelos envolvidos nos depoimentos prestados nos procedimentos junto a promotoria de justiça suscitante.

É de causar arrepio, inclusive, que o Secretário de Finanças Públicas, Sérgio Henrique Pinto Melo, em termos de declarações prestadas ao Ministério Público (fls. 36/38), admitiu saber das necessidades desta Comarca, mas mesmo assim, ter informado que o Município irá gastar em torno de R$ 600.000 (seiscentos mil reais) a R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) com as bandas e a estrutura do local, tendo em vista a possibilidade de geração de empregos com o evento. No mínimo incoerente, tendo em vista a afirmação de que o serviço de decoração estaria sendo feito por própios servidores da Prefeitura, ou seja, qual emprego estraria sendo gerado?  Talvez os subempregos dos vendedores de comidas e bebidas em condições insalubres e sem comprovação de acompanhamento da Vigilância Sanitária.

Apesar de o referido Secretário ter narrado, ainda, que parte do montante (R$ 400.000,00) está sendo custeado pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo, deixou de apresentar a sua comprovação no prazo concedido pelo Parquet, tendo apresentado tão somente a requisição da verba ao órgão federal, o que, por si só, não comprova o repasse. O mesmo se diga em relação às supostas verbas doadas por empresas locais, as quais não possuem sequer um documento ou nota fiscal que comprove a legalidade do repasse, sem contribuição ao fisco. Por fim, alegou que os festejos trarão emprego aos munícipes, todavia também deixou de comprovar, no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do dia 02 de junho de 2017, quantos empregos seriam promovidos e quais seriam eles.

 Por: SE Noticias