terça-feira, 31 de maio de 2016

ABERRAÇÕES: Prefeitura tenta confundir estudantes e país de alunos.

Nunca se mentiu tanto
Através de comunicado veiculado nesta terça-feira, 31/01, em carro de som e distribuído em redes sociais (Facebook e WathsApp), a Prefeitura de Pirambu se antecipou e "decretou" o retorno às aulas nesta quarta-feira, 01, mesmo os/as professores/as - a quem cabe definir o início e o encerramento da paralisação - tendo definido que a greve continuará por tempo indeterminado até que a administração municipal honre seus compromissos.

Esta sucessão de mentiras que a Prefeitura de Pirambu tenta incutir para confundir estudantes e pais de alunos, só tem estimulado aos/as professores/as ara manter empunhada a bandeira da resistência diante de tamanho cinismo.

Na prefeitura de Pirambu pode faltar de tudo (vontade política, vergonha na cara, respeito com os/as educadores/as), menos recursos para cumprir sua função social.
__________
por Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia

SEM PREVISÃO: Prefeitura de Pirambu não sabe quando pagará aos professores.

... sem previsão
Mesmo com os fartos recursos do FUNDEB sendo transferidos religiosamente em dia para os cofres públicos, a Prefeitura de Pirambu, numa prova de incompetência ou má fé na gestão dos recursos, fez saber nesta terça feira, 31/05, através do procurador Lúcio Flávio, através do qual fala o prefeito virtual Elio Martins (PSC), que não há previsão de pagamento dos salários do mês de maio.

Será que vai ser necessário o bloqueio das contas do município para pagar aos professores e demais trabalhadores da educação?
___________
por Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia

INTIMIDAÇÃO: Prefeito ameaçou descontar dias paralisados.

Ameaça de corte de salários
Semana passada, antes mesmo do início da greve dos/as professores/as, o prefeito Elio Martins (PSC), através de nota datada de 24/05, veiculada nas redes sociais (FaceBook e WarhsApp), ameaçou descontar os dias paralisados.

Descontar o que, se através do procurador Lúcio Flávio, foi informado ontem, 31/05, durante audiência no Ministério Público, que o município não tem previsão de quando fará o pagamento dos salários de maio?

Prefeito ameaçador
O prefeito parece desconhecer decisão do STJ que considerou ilegal cortar salários de servidores grevistas sem negociar a compensação dos serviços
(http://fenamp.org.br/site/2016/05/stj-decide-que-e-ilegal-cortar-salario-de-servidores-grevistas-sem-negociar-a-compensacao-dos-servicos/)

A greve foi deliberada democraticamente e de firma legítima em assembleia geral da categoria em 18 de maio e segue os trâmites legais, logo, ilegal é a forma como trata o magistério essa fatídica gestão.
__________
por Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A LUTA CONTINUA: Professores definiram agenda de luta em Pirambu

Reunidos na manhã desta segunda-feira, 30, os professores da rede municipal de Pirambu definiram a agenda de lutas para esta semana. Em greve desde quarta-feira da semana passada, 25, a categoria irá amanhã, 31, a partir das 8 horas, acompanhar a audiência que a Comissão Municipal terá com o promotor de justiça Etelio Prado, no Fórum Desembargador José Barreto Prado.

Pela tarde continuarão panfletagem de sensibilização junto aos pais de alunos, no porto e nos sem tetos. Na quarta-feira; 01 de junho, a caravana dos professores segue até os povoados Aguilhadas, Lagoa Redonda e Maribondo. As ações são avaliadas diariamente ao tempo em que cresce as manifestações de apoio da sociedade pirambuense: país, alunos e movimentos sociais.
__________
por Claudomir Tavares

ATALAINHA: A volta da 1ª TV do interior de Sergipe na Internet

Lançada em 26 de junho de 2010, a Atalainha é a 1ª TV do interior de Sergipe na Internet.  Para marcar o sexto aniversário, a RPCA - Rede Popular de Comunicação Alternativa, a qual junto com a Tribuna da Praia e a Rádio Serigy, está vinculada, voltará a fazer as atualizações com vídeos semanais, a partir do canal no YouTube.
__________
por Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia

EM BREVE: Rádio Serigy volta ao ar com conteúdo proprio

Está praticamente pronto o novo streaming da Rádio Serigy - sua melhor companhia na Internet, em servidor e domínio próprio, continuando seu conteúdo sendo acessado via site e blog Tribuna da Praia.

A responsabilidade será do radialista Agnaldo Silva, fundador da mais bem sucedida experiência em rádio web de Sergipe.
__________
por Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia

PEDRO DA CULTURA: Líder em pesquisa para vereador, pode ser o vice na chapa de Lara Moura

Atualmente sem mandato, apesar de já tê-lo exercido por duas oportunidades (2005/2008 e 2009/2012) e ter sido o mais votado na eleição passada (2012), mesmo não tendo sido empossado, o professor Pedro da Cultura (PPS) foi o nome mais lembrado para vereador de Japaratuba em pesquisa do Instituto Dataform revelada pelo Semanário Cinform semana passada.

Aliado da ex-prefeita Lara Moura (PSC), homem da mais absoluta confiança do ex-deputado Reinaldo Moura e do deputado federal André Moura (PSC) - o que lhe tem valido a retribuição do eleitorado mais apaixonado, nos bastidores da política cresce a "bolsa de apostas" para que "Pedinho de Cleonice" seja o candidato a vice-prefeito, cujas credenciais e predicados no grupo não lhe faltam.
__________
por Redação

AQUICULTURA: Disciplinas e professores - Parte I

Está previsto para o mês de julho de 2016 o início do Curso Técnico em Aquicultura - Ensino Médio, com duração de três anos, cujas aulas ocorrerão nas instalações do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, na cidade de Propriá, no Baixo São Francisco.

Serão matriculados estudantes das 14 cidades que compreendem a DRE 06  (sediada em Propriá) e do currículo constam disciplinas regulares e específicas, as quais, ao longo desta semana vamos informar em uma série de postagens o conjunto delas em ordem alfabética os respectivos professores que as assumirão dentro de suas formações acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação.

As disciplinas serão ofertadas em sistema modular e ao professor Claudomir Tavares, caberá Administração e Economia Aquícola e Associativismo e Cooperativismo Pesqueiro

Na próxima postagem daremos sequência as informações em torno deste curso que contemplará estudantes de 1. Aquidabã, 2. Malhada dos Bois, 3. São Francisco, 4. Cedro de São João, 5. Telha, 6. Amparo do São Francisco, 7. Canhoba, 8. Propriá, 9. Pacatuba, 10. Japoatã,  11. Santana do São Francisco, 12. Neópolis, 13. Ilha das Flores e 14. Brejo Grande.
__________
por Redação

domingo, 29 de maio de 2016

NOTA POLITICA: Isaías Silva reafirmou que PSOL terá candidato em Propriá

Através das redes sociais, o policial militar Isaías Silva anunciou na manhã deste sábado,  28, que permanece como pré-candidato do PSOL a prefeitura de Própria, no Baixo São Francisco.
Segundo ele, apenas apoiaria um candidato do seu partido, não existindo "quaisquer outros fatores que desviem para outras conjunturas políticas", avisou.

Outra liderança do PSOL, o sindicalista Aclecio Aragão acaba de afirmar que "o PSOL será alternativa pra o povo contra a burguesia que domina e suga Propriá por décadas" e que "ainda nesta semana faremos anúncio sobre o partido em Propriá", concluiu.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

GENALDO MELO: Castração química e trabalhos forçados para estupradores!

Não adianta o Presidente interino, Michel Temer, confirmar a criação de um departamento na Polícia Federal para resolver, os casos de violência contra a mulher, especialmente de estupros, se não houver um trabalho sério de punição exemplar, mesmo que duro com o tratamento para estuprador, considerando que ele não pode ser considerado humano normal, e sim cópia fiel de animal que não controla seus instintos. Não adianta trabalhar com o discurso e com trabalho apenas de mídia para conscientizar a sociedade.

Conscientizar a sociedade de que o fato do estupro existe é fácil, mas educar o estuprador apenas com discursos de prevenção e combate do problema, aí não é fácil. Porque o estuprador sempre vai existir, porque na grande maioria das vezes o estupro acontece e a sociedade não ver, e não sabe por diversos fatores já discutidos socialmente.

Discordo, e discordo absolutamente, da tese de que o estuprador deve ser considerado um criminoso comum que deve ficar preso, recebendo alimento e água de graça do Estado.  Toda proposta para resolver, aliás, para prevenir o estupro, especialmente o estupro “animal” de forma coletiva como aconteceu agora com uma jovem no Rio de Janeiro, é polêmica. Porque tem gente que acha que existe Direitos Humanos para humanos animais que não controlam seus instintos.

É tão séria essa aberração em relação conceitual de quem de fato merece, e absolutamente merece, está na categoria de detentor de Direitos Humanos, que provavelmente se a sociedade tomar determinadas medidas considerando que um estuprador não é um sujeito “humano” para conviver socialmente, inclusive com presos e criminosos de outra natureza, que daí a pouco aparece gente preocupada com esses “animais humanos” para criar ONG’s, e captar recursos para projetos sociais de defesa de estupradores.

Para começar a desenvolver qualquer trabalho de prevenção desse grave problema social deve-se ser polêmico de fato. Não pode ser de outra forma! Para contribuir com a solução do problema nada mais, e nada menos, do que a resolução jurídica de castração química e trabalhos forçados para os estupradores (comprovado o fato, de fato!)

Quem quiser defender tese contrária, que defenda, pois na democracia todo mundo tem o sagrado direito de defender a tese que quiser, inclusive de que estupradores merecem Direitos Humanos! E vida que segue!

ADJORI/SE: 2° Encontro de Jornais da Capital e Interior de Sergipe

A Tribuna da Praia participará em junho do 2° Encontro Estadual de Jornais da Capital e Interior de Sergipe.

Durante o encontro, o jornal que caminha para comemorar 33 anos em 23 de agosto, fará oficialmente a sua adesão à ADJORI/SE, filiando-se a associação e contribuindo para o fortalecimento do jornalismo alternativo em Sergipe.
__________
por Claudomir Tavares

SEM MISTÉRIO: A liderança de Sukita se deu pela ausencia de Lara Moura nas opções

Em pesquisa divulgada na segunda-feira, 23, pelo Instituto Dataform/Cinform, o ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita Santos  (PTN) apareceu na liderança da disputa pela prefeitura de Japaratuba, superando o prefeito Hélio Sobral  (PMDB) e o ex-deputado estadual Reinaldo Moura (PSC).

Por ignorância ou má fé, o seminário não incluiu o nome da ex-prefeita Lara Moura (PSC) e de Manuel Pedreiro  (PSOL). Como não acreditamos em ignorância de um jornal com a importância do Cinform, preferimos entender ter sido proposital.

Sem a opção Lara Moura - que está barrada pela Lei da Ficha Limpa (mas não deveria ser "impugnada" pelo semanário, aqueles que votariam na ex-prefeita, preferiram manifestar a intenção de voto em Sukita, contra o prefeito Hélio Sobral. Os eleitores devem ter percebido também a estranheza da inclusão de Reinaldo Moura (e não de IaNdra Barreto, substituta natural em um impedimento da mãe), pois desde 2000 o ex-deputado é eleitor em Pirambu.

Mas ninguém em sã consciência - a não ser que embebecido pela paixonite política e desprovido da racionalidade, deve substituir a capacidade de reação do prefeito Hélio Sobral, cujo capital político e estatura eleitoral não puderam ser medido da questionada pesquisa de um instituto que tem cometidos sucessivos erros de avaliação em seus levantamentos estatísticos. Na hora da polarização, as eleições em Japaratuba devem ter o PMDB e aliados com força em potencial de se manter no comando da prefeitura.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

GUARANI: Há 47 anos, patrimônio esportivo de Pirambu

Hoje é o dia do primeiro clube de futebol de nosso município.

Tendo como nome Associação Desportiva Pirambu, era fundado há 48 anos nessa data o Guarani Futebol Clube, nome que passaria a adotar definitivamente na virada da década de 70.

Com a conquista do tri-campeonato mundial de futebol pelo Brasil no México em 1970 e a popularização do futebol no jovem município - Pirambu tinha conquistado a Emancipação Política de Japaratuba em 26 de novembro de 1963 - o Guarani chegou a ser "confundido" fora do estado na primeira década de existência a uma equipe profissional, pelos sucessivos e expressivos resultados conquistados dentro e fora de nossa cidade.

Com o registro de seus estatutos no final da década de 70 e com reconhecimento de utilidade pública, o clube chegou a receber subvenções da Assembleia Legislativa na década de 80, destinadas pelo deputado estadual Reinaldo Moura, a quem era ligado o desportista e vereador por quatro mandatos Jairton Santos (1983 - 2000), que dirigiu o alvi-verde praiano por quase 30 anos, até se afastar das funções há cerca de 15 anos pro problemas de saúde.

Ao lado do Santos Futebol Clube, seu arqui-rival fundado em 15 de dezembro de 1972, protagonizaram nos anos 70, 80 e 90 duelos memoráveis,  perdendo importância este clássico na primeira década desde milênio com o advento de novos clubes e principalmente depois da profissionalização do futebol local com o Pirambu em 2005.

Atualmente o Guarani encontra-se sob os cuidados e direção de Valter Guilherme e Gilvan de Andrade, e em nome dos quais e do emérito dirigente Jairton Santos, prestamos aqui essa singela homenagem a todos que fizeram, fazem e farão parte da história do primeiro clube de futebol de Pirambu, patrimônio esportivo de nosso município
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

GENALDO MELO: Educação Pública é obrigação, Presidente interino!

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta.

Educação Pública deveria ser a grande prioridade no Brasil, pois poderíamos passar aí em torno de quinze anos vivendo até em dificuldades em outros setores de responsabilidade do Estado para depois sermos o povo mais inteligente e empreendedor do mundo. Mas parece que parasitas do Estado lotados no Governo e naquele Congresso Nacional que mais parece um teatro romano de gladiadores não pensam assim. Eles querem ovelhas amestradas para serem funcionários de empresas brasileiras que dependem de capital estrangeiro e que vivem em função dos interesses exteriores, de multinacionais, e para somente compreenderem a política como se fosse coisa de apenas iluminados e dos outubros da vida.

Os homens e as mulheres de Estado precisam tomar vergonha na cara e pararem de tanta discussão sem sentido para apenas aparecer na Rede Globo de Televisão, e resolver logo de uma vez por todas esse problema. Pois colocando parte substantiva de nossos recursos abundantes para educar esses meninos e meninas que estão entrando agora na escola pública, daqui a alguns anos teremos melhores empreendedores que americanos, chineses e europeus. Se fizermos logo isso, em pouco tempo teremos mais gente com capacidade e inteligência para pensar melhor nosso Brasil.

A Educação Pública de qualidade é a única forma de deixarmos de uma vez por todas de ser esse povo eternamente colonizado culturalmente. Primeiro foram os europeus, e agora esses da bandeira listrada que querem que Michel Temer, o mordomo de filme de terror, diminua de fato os recursos públicos para educação para sermos os eternos colonizados. Me poupe com sua decisão de diminuir o dinheiro da Educação Pública no Brasil, presidente interino! isso é canalhice e escárnio com os brasileiros! O Brasil precisa reagir contra essa falta de respeito, e logo!

GENALDO MELO: O moderno golpe de Estado sem canhões, fuzis e baionetas

Deveras não se justifica o que está acontecendo no mundo político no Brasil, quando num país de mais de 200 milhões de habitantes está acontecendo um golpe de Estado sem a utilização de canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força como prerrogativa para tanto. Deveras é uma verdadeira vergonha diante do mundo para um país em que as regras elementares para se assumir o Governo é a democracia e o voto, e aqui são 54 milhões de cidadãos com direito a tanto que estão sendo literalmente desrespeitados por poucos indivíduos e grupos políticos que sem condições de ganhar o poder pelo voto, utiliza-se das artimanhas maquiavélicas das regras regimentais do Congresso Nacional para assumir o poder sem voto.

Isso somente prova que no Brasil não pode existir Governo, pois ninguém governa sem a complacência de apenas um meio de comunicação que manda, literalmente manda no Estado rasgando a Constituição Federal a seu bel-prazer, escolhendo para governar apenas fantoches de seus interesses  e de seus donos. Num país em que apenas a Rede Globo é quem tem razão política não se pode dizer que é um país sério. Ainda não derrubaram Dilma, pois ainda tem seis meses de investigação e de estudos para sua defesa, porém quando mesmo não conseguirem as provas e ela voltar para governar, vai governar o que mesmo?

Os últimos fatos jornalísticos apresentados pela Rede Globo e seu Jornal Nacional já demonstram que eles não estavam interessados em colocar Michel Temer no lugar de Dilma Rousseff. Na realidade o que eles queriam mesmo era tirar Dilma do Palácio do Planalto para colocar qualquer um que coloque em pauta a agenda conservadora que eles não têm condições de colocar através do voto democrático e de direito, porque o povo mesmo sem compreender no todo o que está acontecendo não quer. Matérias do Jornal Nacional já deram o recado para Michel Temer, ou governa segundo os critérios da “Eminência Parda” que sustenta política e financeiramente a Globo, ou muitos vão parar na República de Curitiba mesmo! E para Michel governar deve colocar a agenda do fim dos direitos elementares dos trabalhadores brasileiros, a agenda dos interesses particulares e corporativos dos grandes empresários nacionais e estrangeiros, e a agenda do Estado Mínimo. É assim ou também não governa!

O Golpe de Estado perpetrado por forças secretas que estão além da compreensão da maioria dos brasileiros, sem canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força, pode ser apresentado a partir de agora para os brasileiros de modo diferente do que foi apresentado antes da votação de 12 de maio último. Ninguém se engane se agora a Rede Globo não passar da postura antiDilma para a defesa da “coitadinha” que foi enganada e traída pelo PMDB, e enquanto isso Michel coloca em prática em seis meses a construção de um Estado que a própria Dilma pode não mais querer governar.

O verdadeiro golpe não está sendo a tentativa de tomar o cargo de Chefe do Governo, o verdadeiro golpe está acontecendo agora nesse exato momento com a tomada de tantas decisões políticas e administrativas que farão ali na frente sofrer a maioria do povo brasileiro. Se a sociedade brasileira não reagir, porque a maioria dos deputados e senadores não vai reagir contra interesses “ocultos” da sociedade brasileira e estrangeira, porque eles não estão ali apenas para ganhar míseros trinta e três mil reais por mês, quem vai sair perdendo mesmo vai ser a própria sociedade brasileira. Se todos reagirem, da mesma forma que fizeram os artistas contra a extinção do Ministério da Cultura, teremos o contraponto dos interesses brasileiros contra os interesses de poucos contra a sociedade brasileira.

Se a sociedade brasileira não reagir, pois a sociedade brasileira não é apenas formada pela parcela dos chamados mais inteligentes desse país que ridiculamente assimilou o discurso da Rede Globo de que o PT e parceiros políticos não prestam e que foram eles que inventaram a corrupção histórica e endêmica nesse país, mesmo assim Dilma Rousseff pode ainda voltar ao Palácio do Planalto, mas não para mais governar, porque não se governa sem um projeto de poder próprio, não se governa nenhuma nação administrando projetos formulados pelos outros, principalmente de adversários políticos que defendem a noção de Estado diferente.

A noção de Estado Mínimo não é boa nem para o Brasil, nem para a América Latina e nem para nenhuma parte do Mundo. Porque será então que os Estados Unidos da América que impõe, literalmente impõe isso ao resto do mundo, não diminui o tamanho de seu próprio Estado? Quer dizer então que o que é bom serve para eles, e o que ruim deve obrigatoriamente servir para nosso país na base de um Golpe de Estado sem canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força que está nos envergonhado diante do resto do mundo!

A hora é de reagir politicamente senão seremos todos engolidos pelo turbilhão de coisas que não interessa ao Brasil!

sábado, 28 de maio de 2016

A VERDADE: PSOL nega filiação e pré-candidatura de Dileno em Pirambu

Através do secretário da Executiva Estadual, Luiz Alberto, o PSOL/Sergipe nega que Valdileno Rodrigues, o Dileno, esteja filiado ao partido e que em algum momento tenha lhe dado garantias de legenda que lhe assegurasse disputar às eleições para a prefeitura de Pirambu em 2 de outubro de 2016.

Esta informação corrige a pastagem DILENO: PSOL poderá ter candidato a prefeito de Pirambu divulgada na manhã deste sábado, 28, via WathsApp; Telegram, FaceBook e em seguida no blog da Tribuna da Praia (http://tribunadapraia.blogspot.com.br) - o site está fazendo o redirecionamento até a concepção de uma nova plataforma.

A Tribuna da Praia recebeu a informação das intenções de lançamento de Dilemo para concorrer a prefeitura de Pirambu do senhor José Ronaldo  (PSOL/Japaratuba) quando os partidos faziam suas filiações dentro do prazo fixado no calendário eleitoral 2016, mas a direção estadual informou que este sequer participou de reuniões ou etapas que lhe credenciasse a condição de militante e que daí para uma candidatura haveria um hiato com etapas políticas a serem cumpridas.
Assim, acreditamos que o PSOL continuará existindo em Pirambu, mas de forma cartorialmente até que tenha direção e funcionamento designados pelas instâncias legitimamente constituídas.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

DILENO: PSOL poderá ter candidato a prefeito de Pirambu

Lançado em Pirambu em 2007, um ano antes de lançar a bióloga Dayse Rocba candidata a prefeita, o Partido Socialismo e Liberdade  (PSOL) poderá voltar a disputa eleitoral em 2016, oito anos depois.
Filiado ao partido, Valdileno Rodrigues, o Dileno, seria anunciado como o nome do PSOL, segundo Ronaldo Rocha, presidente do Diretório Municipal de Japaratuba.

Manuel procurou o dirigente do PCB em Pirambu, Claudomir Tavares propondo aliança, que em resposta disse estarem os comunistas sem definição se participam em 2016 das eleições municipais, conforme decisão da II Conferência Municipal realizada em 22 de janeiro, cabendo ao Comitê Municipal esta decisão, o que ainda não se debruçou sobre a temática.

As eleições municipais em Pirambu podem ter um de quatro a seis forças políticas disputando a prefeitura, a saber: Elio Martins  (PSC), José Nilton  (PMDB) ou outro membro da base aliada do governador Jackson Barreto, Mirza Prado (PPL), Roseane Patrício  (PSD), Dileno (PSOL) e um nome do PCB.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

A LUTA CONTINUA: Magistério entrará na segunda semana de greve em Pirambu.

Os professores da rede municipal de ensino permanecem a partir de segunda-feira, 31, paralisados por tempo indeterminado contra a falta de compromisso da gestão Elio Martins (PSC) com relação a educação e a categoria - o município deve as férias de janeiro de 2016 e desde agosto de 2015 tem efetuado o pagamento com 10 a 20 dias de atraso, além de não corrigir o passivo trabalhista de 20 meses sem correção do Piso Salarial deixado pela gestão do ex-prefeito José Nilton (PMDB).

Ao longo dessa semana, os professores realizaram uma assembléia geral no primeiro dia de greve (25) e na manhã de ontem (27) se concentraram na Feira de Pirambu para dialogar com a comunidade.

Na agenda de luta a partir da próxima semana, visitas às escolas dos povoados, sequenciando o diálogo com a comunidade para mantê-la informada sobre os passos da luta.

Movimentos sociais, a exemplo da Central de Movimentos Populares manifestaram apoio a greve que tem recebido a solidariedade da população de Pirambu.

A comunidade, o apelo para que não envie seus filhos as escolas e aguarde os informes da Comissão Sindical de Base, através de comunicados pelos mais diferentes canais.
__________
por Claudomir Tavares, militante da Unidade Clsssista/SE

HOJE: Homenagem ao bispo Dom José Brandão de Castro

Anualmente na passagem do aniversário do 1° Bispo Diocesano de Propriá, Dom José Brandão de Castro, o programa Rádio Cidadão, levado ao ar todos os sábados, a partir das 10 horas pelo radialista Paulo Dantas na Propriá FM 104,9 Mhz, dedica a pauta a uma homenagem ao desbravador da Igreja que fez opção pelos pobres.

Na edição deste sábado,  28,  novidades como o resgate de 11 músicas compostas na Europa há mais de 50 anos pelo líder religioso, entre as quais o Hino da Diocese de Propriá, uma obra que junto às demais, em breve será remasterizada e gravada em CD, sendo disponibilizada para a sociedade.

No programa,  entrevistas e depoimentos de quem conviveu por algum momento ao lado de Dom José Brandão; presente na luta pela terra no Baixo São Francisco, nas santas missões populares em 27 municipios e em defesa da liberdade em tempos de temeridade da vida nacional.

Na primeira hora do programa, as presenças de artistas que participarão das atividades dentro da programação que envolve a passagem da tocha olímpica por Propriá. Em seguida, padres, religiosos, intelectuais, populares se revezarão nas homenagens ao bispo 

Para acompanhar o Programa "Rádio Cidadão", sintonize em seu dia o 104,9 Mhz no ráio geográfico de alcance da Propriá FM, em seu PC ou notebook pelo site www.propriafm.com.br ou bakxando o aplicativo Rádios Net pelo PlayStore do seu celular ou tablet
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

ACONTECEU: Pesquisa em São Francisco indica vitória de uma leoa.

Uma pesquisa para "consumo interno" foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na cidade de São Francisco, distante 81 km da capital, Aracaju, para aferir quais dos pré-candidatos (Ailton, Altair ou Celso) tem a preferência daquela cidade (e povoados) que respira política os 365 dias e 6 horas do ano.

Na mesma consulta o "Instituto" pesquisa a popularidade do prefeito Celso do Peixe  (PSC), que disputa com o seu ex-adversário e agora aliado Ailton Nascimento (PDT) quem disputará a prefeitura em 02 de outubro pela situação. Em outro cenário, simula uma disputa entre Ailton ou Celso X Altair, para medir a estatura eleitoral de um ou de outro contra a "Leoa".

Na cidade, ninguém em sã consciência acredita que um prefeito investido em um mandato aceitaria concorrer a vice-prefeito, nem que o ex-prefeito aceitaria disputar outro cargo que não fosse o que já ocupou por três vezes.

Nome palatável, Altair Nascimento  (PSB), filha da ex-prefeita Maria Lúcia e do ex-prefeito Altamiro Nascimento, tem se credenciado neste quadro que vai se desenhando como a mais forte concorrente, o que motivou a aliança entre ex-adversários, esquecendo de combinar com o eleitorado - que tem reagido negativamente a este "abraço de afogados".

Pelos prognósticos (empíricos) e manifestações espontâneas nas redes sociais por cidadãos que descreviam a pesquisa em tempo real,  tudo indica vitória da Leoa sobre o Peixe e o Gato. No mundo animal, como humano, na natureza e na sociedade, tudo leva a crer que peixe e gato, assim como água e óleo, podem até se unir - mas não se misturam e como na selva, o leão - ou a leoa, é quem se sobressaem.
__________
por Claudomir Tavares
claudomir21@gmail.com

PEDRO CARDOSO: Começo TEMERário

Michel Temer está presidente da República com os mesmos decantados 54 milhões de votos dados à presidente Dilma Rousseff. Por mais que seja negado pelos petistas, ainda é seu vice e é governo do Partido dos Trabalhadores - PT. Isso seria o bastante para não gerar expectativas positivas. Mas, as trapalhadas no início do seu governo conseguiram superar todas as expectativas negativas. Caso não ache um rumo logo, seu mandato será mais breve do que o da antecessora.

Começou pelos ministros falando de modo dissonante do entendimento do presidente e o governo desdizendo em questão de minutos. O titular do Ministério da Justiça disse que o governo não era obrigado a indicar o primeiro da lista tríplice para procurador-geral da República. Uma obviedade cristalina, pois se fosse o contrário não precisaria de lista. Mas não ficaria simpático a um presidente interino, que conta com a aceitação e simpatia da sociedade, contrariar uma prática de governos anteriores, mesmo que a contradita ofenda uma lógica primária.

Depois, veio a declaração do ministro da Saúde de que o SUS estava grande demais e que o país, daqui a alguns anos, não teria condições de bancar o sistema como está. Outra obviedade logo rechaçada.

Alguns veículos de comunicação enumeraram como desabonados fatos absolutamente irrelevantes para um governo federal, como para qualquer governo, não fosse a peculiaridade do atual presidente.

O primeiro desses fatos foi o logotipo criado pela gestão Temer, escolhido por seu filho, que estaria defasado por trazer 22 e não 27 estrelas na bandeira brasileira. A mídia também deu ênfase à falência do posto de gasolina de onde o presidente retirou a frase “não fale em crise, trabalhe”, que melhor simboliza o momento de sua administração. Além de não configurar nenhuma contradição por ser adotada em tese, na prática, a incoerência pode servir apenas como ironia. Mesmo sendo uma infeliz coincidência, a falência do posto em nada influenciará uma eventual má administração federal.

Outra falácia totalmente sem relevância foi o equívoco cometido por Temer de chamar sua esposa de advogada, quando ela só é graduada em direito. Nem vem ao caso o fato de 99% da população achar que bacharel em direito e advogado são sinônimos. É que seja bacharel ou advogada, imagina-se que o presidente não vá designá-la para nenhum cargo que exija a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ademais, seu início não poderia ser sido mais infeliz, ao não escolher mulheres para os ministérios. A defesa de que a importância é escolher pessoas competentes agrava a situação. Não é minimamente aceitável que neste país não existam mulheres com suficiente competência para assumir ministérios. E a questão deve ser analisada em sentido inverso. O governo estaria sendo linchado, acusado de discriminação inversa se tivesse escolhido só mulheres. Isso seria inimaginável. Nem falo de outras minorias, sem nenhum representante de comando, como negros, homossexuais e portadores de deficiências físicas. Como se não bastasse, Temer coroou seu mal começo com a extinção e, principalmente, a recriação do  Ministério da Cultura.

Outro erro de morte foi escolher alguns ministros investigados pela Polícia Federal e pela Justiça. É que vindo do meio político, e desta política praticada hoje no Brasil, o princípio constitucional da presunção de inocência fica fragilizado diante da iminente possibilidade de as acusações se transformarem em condenações. Nesse caso, valeria a recomendação da ministra Carmen Lúcia, quando do julgamento do promotor designado ministro da Justiça de Dilma: o motorista deve redobrar os cuidados em autoestrada, quando houver um aviso de neblima, curva perigosa ou pista escorregadia.

Michel Temer não se ateve aos cuidados mínimos, manteve a direção perigosa e, com doze dias de gestão, já perdeu seu principal articulador político, seu principal piloto.

No próximo texto, continuarei tratando do que não é feito nessa gestão, mas deveria ser, principalmente, da necessidade de extinção de mais de 300 mil cargos comissionados.
__________
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP, Bacharel em direito

sexta-feira, 27 de maio de 2016

2° CINEST: Professor será homenageado em Festival de Cinema do Baixo São Francisco.

Vida & Obra de Jussier Ferreira será tema de documentário. 

Jussier Ferreira, presente!
O Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente), na cidade ribeirinha de Própria, distante 98 km da capital, Aracaju, promoverá no período de 21 a 23 de dezembro de 2016 o 2° CINEST - Festival de Vídeos & Mostra de Cinema Estudantil do Baixo São Francisco. Realizada se 2 a 4 de dezembro de 2015 a primeira edição,  o 2° CINEST 2016 acontecerá de 21 a 23 de dezembro, ainda restrito a participação de estudantes desta instituição, prestando uma homenagem ao saudoso professor José Jussier Ferreira, que dedicou toda sua vida a esta escola

A proposta está sendo apresentada em "doses homeopáticas" aos estudantes dos 2° e 3° Seriados do Ensino Médio pelo professor de História, Claudomir Tavares, que pretende incluir na execução do Projeto Pedagógico os professores das demais disciplinas do Núcleo, de Ciências Humanas, a saber: Geografia, Sociologia e Filosofia, abrindo-a para outras áreas do conhecimento.

1º CINEST 2015
Pelo que está sendo adiantado nas turmas cujas aulas foram iniciaradas esta semana (23/05), o 2° CINEST constará de Conferência de Abertura (21/12) com o professor Romero Venâncio  (Departamento de Filosofia da UFS), e os professores Adriano Ribeiro (Porto Real do Colégio/SE), Alberto Amorim (Penedo/AL), Marcelo Alexandre (Palmeiras dos Índios/AL), Enecila Feitosa (Propriá/SE), José Luiz Góis  (Japoatã/SE), Elaine Christian  (Salgado/SE) entre outros que estão sendo convidados, mediando os conteufos dos filmes (22/12*).

O resultado da produção de vídeos de celulares - sugestão inicial - a serem confeccionados por 32 a 48 grupos de estudantes será exibido no encerramento do festival (23/12) quando será lançado o Filme Documentário em Vídeo (ainda sem titulo) sobre a Vida & Obra do Professor Jussier Ferreira.

Os vídeos produzidos pelos estudantes serão postados no Canal da web TV Atalainha no YouTube, parceira do 2° CINEST 2016.
__________
por Claudomir Tavares | claudomir21@gmail.com

Nota:
(*) Essa proposta poderá evoluir/convergir para uma série de sessões preparatórias realizadas sempre nas primeiras sexta-feiras do mês a partir de julho.

RESULTADOS: Prefeitura efetuou reposição de lâmpadas em Japaratuba

Depois de manifestação de um leitor que enviou reclamação para o WathsApp da Tribuna da Praia – 079 99973.6883, a prefeitura de Japaratuba atendeu o clamor e diante da repercussão no município do conteúdo, efetuou a reparação da iluminação em ruas e logradouros da cidade.
__________
fonte: Rádio Serigy, a trilha sonora da Tribuna da Praia